Céu da cidade de São Paulo por volta das 17h deste sábado; chuva provocu queda de granizo na zona sul
*
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, choveu forte nas regiões de Santo Amaro e Cidade Ademar (zona sul).
Nos locais, a pancada de chuva foi rápida --durou cerca de 15 minutos--, mas suficiente para moradores relatarem queda de granizo, por volta das 17h.
Por volta das 17h20, a chuva era forte na região do Jabaquara, também na zona sul. O CGE afirma que, como as pancadas de chuva são rápidas, não é necessário colocar as regiões em estado de atenção para alagamentos.
A chuva fechou o aeroporto de Congonhas, na zona sul, por 17 minutos --das 16h56 às 17h13.
Uma árvore caiu na rua Zike Tuma, no Jardim Ubirajara, por volta das 18h30. A árvore atingiu a rede elétrica, mas não provocou vítimas nem acidentes com veículos.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), outras árvores caíram na rua Santa Flora, na Vila Monumento, às 17h13, e na rua Mariana Calache, no Jardim Santo Antoninho, às 18h32.
De acordo com o CGE, os núcleos de chuva se formaram nas regiões de Juquitiba e Mairiporã, na Grande São Paulo. Pancadas de chuva ainda podem atingir outros bairros, com risco de formação de alagamentos, trovoadas e rajadas de vento.
A temperatura na cidade se manteve alta nesta tarde. A presença do sol durante todo o dia contribuiu para que os termômetros da capital paulista atingissem a marca dos 32º C, segundo o CGE. O dia mais quente deste ano na cidade foi em janeiro, com 33,1º C.
BRASIL
Também chove forte em Campos do Jordão (167 km de SP), segundo o CGE, mas a precipitação é local e não deve chegar à região metropolitana. O órgão afirma que não há motivos para preocupação, pois a chuva é do tipo convicta, conhecida como "chuva de verão".
Em Brasília, pancadas de chuva provocaram queda de granizo em diversos locais, como no Lago Norte. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), também registra chuva neste sábado.
De acordo com o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Assuntos Climáticos do Inpe), na maior parte do Brasil o tempo continua aberto, mas com possibilidades de chuva.
DOMINGO
As condições atmosféricas não mudam no domingo (13), segundo o CGE. O sol aparece desde cedo em São Paulo, com temperaturas altas, que podem alcançar os 33º C. Novamente ocorrem pancadas de chuva entre o fim da tarde e início da noite.
Na segunda-feira (14), uma frente fria finalmente consegue intensificar as chuvas e torná-las um pouco mais generalizadas, elevando o risco para alagamentos intransitáveis na cidade. As temperaturas previstas são de 21º C e 30º C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário