Ministra do STS assumirá vaga de Ellen Gracie na Corte
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
*
Indicação deve ser publicada nesta terça no Diário Oficial da União
A gaúcha Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, atualmente no Tribunal Superior do Trabalho (TST), será a nova ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). Rosa foi escolhida pela presidente Dilma Rousseff durante reunião na tarde desta segunda-feira, no Palácio do Planalto. A informação é do site do jornal O Estado de São Paulo.
Rosa substituirá Ellen Gracie, a primeira mulher a ser indicada para a Corte. Ela anunciou a aposentadoria em agosto. A nomeação da gaúcha deve ser publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.
Rosa é a segunda indicação de Dilma para o STF. No início do ano, logo depois de assumir o Planalto, a presidente indicou ministro Luiz Fux para a vaga de Eros Grau. Ele se aposentou no ano passado.
Quem é Rosa Maria
Rosa Maria Weber Candiota da Rosa nasceu em Porto Alegre. Aprovada em primeiro lugar em exame vestibular, ingressou em 1967 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, também em primeiro lugar, em 1971, como aluna laureada.
Inspetora do Trabalho do Ministério do Trabalho (DRT/RS) de 1975 a 1976, ingressou na magistratura trabalhista em 1976, como juíza substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Foi professora da Faculdade de Direito da Pucrs no curso de graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1989/90, nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
Convocada em maio de 2004 para atuar no Tribunal Superior do Trabalho, em 21 de fevereiro de 2006 tomou posse no cargo de Ministra deste Tribunal.
ZERO HORA