quinta-feira, 28 de abril de 2011

A partir da meia-noite de hoje, táxi fica mais caro em Porto Alegre

Segundo aumento desde agosto, de 7,73%, ocorre devido à elevação dos preços dos combustíveis


Menos de três meses depois do aumento de cerca de 10% nas passagens de ônibus e lotação, os moradores de Porto Alegre vão arcar com um novo reajuste no transporte. A partir da meia-noite de hoje, os táxis circularão com tarifas reajustadas em 7,73% devido à alta dos combustíveis nas últimas semanas.

A explicação para o aumento, quatro meses antes do normal, é o acréscimo de 6% no preço do gás natural veicular (GNV), que, aliado à alta do etanol e da gasolina, representa um aumento de 10,14% nos combustíveis desde agosto de 2010, data do último reajuste.

Conforme lei de 2008, as tarifas do serviço devem ser reajustadas sempre que os combustíveis subirem mais de 8%. Para chegar ao impacto do aumento do gás natural, do etanol e da gasolina sobre a frota de táxis, é feita uma média ponderada. É levado em conta o percentual de veículos movidos com cada tipo de combustível (veja quadro).

Considerando-se que quase dois terços dos veículos são movidos a gás natural, os aumentos de 67% e 15% do etanol e da gasolina, respectivamente, não seriam suficientes para extrapolar o estabelecido legalmente. Com o percentual de aumento do GNV considerado no cálculo, o índice médio ultrapassou 10%, permitindo o reajuste geral.


A partir da meia-noite, taxistas começarão a retirar na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) as novas tabelas, na Erico Verissimo.

ZERO HORA



Não há previsão de liberação do tráfego na BR-116 em Nova Petrópolis

Rodovia está interditada nos dois sentidos, por tempo indeterminado
Foto:Univias / Divulgação
*
Segundo concessionária, pedras terão que ser implodidas para serem retiradas da estrada

Interditada desde as 23h20min de quarta-feira, a BR-116 entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, na Serra, continuará interrompida por tempo indeterminado, nos dois sentidos.


Técnicos da concessionária Univias, responsável pela manutenção do trecho, trabalham desde a madrugada para limpar a estrada após quedas de barreiras na altura do km 178. Como são muito grandes, as pedras terão que ser implodidas para serem retiradas.

De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, enquanto os técnicos trabalham na limpeza da rodovia, engenheiros estudam a região para identificar riscos de novos deslizamentos. O trânsito só será liberado se as possibilidades de novas quedas de barreira forem descartadas. Além disso, não há previsão de quando serão concluídos os trabalhos de remoção das pedras.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o trecho já oferecia riscos desde as chuvas do último fim de semana, mas a responsabilidade de prevenção seria da concessionária. A Univias alega que não havia como prever o deslizamento, que teria sido provocado pela infiltração da água da chuva na encosta no decorrer dos dias. Ninguém se feriu no deslizamento da noite passada.

O desvio


Saindo de Nova Petrópolis, o motorista deve tomar a BR-116 em direção a Porto Alegre, tráfegar um quilômetro depois do posto da PRF e entrar à direita, na Rua Felippe Michaelsen, em direção a Linha Nova, por 18 quilômetros. Após o trecho, mais uma curva para a direita leva à cidade de Feliz, por cerca de 12 a 15 quilômetros. A partir daí, tomar a RST-452 no caminho para a Vila Cristina, onde é possível retornar à BR-116 em direção a Caxias do Sul.
Segundo a Brigada Militar de Nova Petrópolis, o trecho é todo em estrada de chão, mas está em boas condições e comporta ônibus e caminhões, além de estar sinalizado. No total, são 33 quilômetros de desvio.
Para quem sai de Porto Alegre em direção a Caxias do Sul, a melhor opção, segundo a PRF, é seguir até Portão e tomar a RS-122, passando por São Sebastião do Caí e Bom Princípio até a confluência com a RST-452, em Feliz. Em seguida, pegar o caminho da Vila Cristina rumo à confluência com a BR-116.

Zero hora

Espancada pelo marido em noite de aniversário

Anjie caiu inconsciente na rua após ser agredída em frente à filha de quatro anos. Foi a terceira vez no espaço de um ano.
*
Acabou de trabalhar e voltou a casa à meia-noite, levando uma garrafa de Vinho do Porto para comemorar anteontem os 41 anos do marido.

"Só que nem chegámos a beber nada", recorda ao CM Anjie, britânica de 47 anos que após "uma discussão fútil" viu Rui C. "atirar a garrafa ao chão" e espancá-la à frente da filha de ambos, de quatro anos, em Vila Real de Santo António. O agressor foi detido. Presente ontem ao juiz, foi afastado de casa e da mulher.


"Deu-me uma valente chapada e pegou no telemóvel, com o qual me bateu na cabeça vezes sem conta. Deu-me uma sova para me matar", diz a britânica, que conseguiu abrir a porta de casa mas caiu inconsciente no meio da rua, envolta em sangue. "Antes de desmaiar, ainda o ouvi dizer para me levantar e não dar nas vistas", recorda a vítima.

Distribuidor, Rui C. vive com a mulher na rua do Exército, em Vila Real de Santo António. Os vizinhos chamaram o INEM e a vítima foi levada ao centro de saúde com um traumatismo craniano. Foi suturada com seis pontos na cabeça.

Teve alta na manhã de ontem, e o agressor viu o tribunal proibi--lo de contactar com a mulher. Anjie afirma ter sido agredida pelo companheiro "três vezes no espaço de um ano. "A família dele pediu--me para retirar a queixa e acedi, pois não tive coragem de mandar o pai da minha filha para a cadeia."


Quatro facadas após discussão

Nelson (nome fictício) deslocou-se anteontem, por duas vezes, a casa da ex-mulher, na Lousã, com o objectivo de levar alguns pertences dos filhos que têm em comum. À porta do apartamento, na rua Dr. Henrique Figueiredo, iniciou uma discussão com o actual companheiro desta, que terminou à facada.

"Na primeira vez ouvi uma grande discussão no corredor, à entrada do apartamento. Passado pouco tempo, o ex-marido dela voltou e agrediu o actual companheiro à facada. Ouvi um grande estrondo no corrimão, já a chegar ao meu andar, e eram eles a lutar. Depois, só vi o rapaz com a camisola cheia de sangue. As escadas ficaram todas ensanguentadas desde o terceiro andar, porque isto foi uma coisa indescritível que nunca tinha presenciado", explicou ontem ao CM um dos vizinhos.


"Só pensava que as crianças estariam a assistir a tudo aquilo, mas felizmente não estavam em casa. Eles estão no prédio há pouco tempo mas, depois disto, ficámos com medo", salientou a testemunha.

A vítima, um homem de 29 anos que não quis ser identificado, sofreu três golpes na zona abdominal e um na perna. Já na rua foi assistido pelos Bombeiros da Lousã e transportado aos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), onde levou 15 pontos, tendo alta médica posteriormente. O agressor foi identificado pela GNR – que lhe ligou para o telemóvel –, acabando por apresentar-se voluntariamente no posto da Lousã. Quando estava a ser ouvido, Nelson queixou-se de dores na cara. Chamados ao posto para prestar assistência, os bombeiros suspeitaram de fracturas nos ossos da face e transportaram--no também aos HUC.

"Após as agressões ele foi deixar a faca num caixote


Correio da manhã de Portugal

Ameaçada por posar nua

A primeira muçulmana a despir-se para a ‘Playboy’, Sila Sahin, modelo turca residente na Alemanha, está a ser alvo de ameaças de morte através da internet.

Filha de imigrantes turcos, Sila Sahin, de 25 anos, é uma actriz muito conhecida na Alemanha, que decidiu posar nua para a edição de Maio da ‘Playboy’ local, justificando o feito como um acto de libertação contra a "escravatura" da sua rígida adolescência. "O que quis dizer com estas fotografias foi que não temos de viver de acordo com as regras que nos impõem", afirmou numa entrevista.

No entanto, o seu acto de libertação não foi bem visto pelos pais, que deixaram de lhe falar, nem pelos extremistas islâmicos, que a insultaram e ameaçaram de morte na internet. "Se pudesse matava-a. Isto não tem nada a ver com a nossa cultura", disse um comerciante islâmico à TV alemã. A polícia investiga as ameaças.

Fonte: Correio da manhã de portugal

O Blogueiro Jailson Oliveira se prepara para o 1° encontro dos blogueiros do Rio Grande do Sul.

Jailson Oliveira
*
A democratização da comunicação passa pelos meios digitais, segundo os organizadores do I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul. Já estão abertas as inscrições para o evento, nos dias 27, 28 e 29 de maio, que tem como objetivo discutir de que forma os agentes da internet podem atuar para pluralizar a voz da sociedade.

Cerca de 200 autores de blogs e ativistas das redes sociais digitais são esperados na Câmara Municipal de Porto Alegre, para participar da programação, que aborda políticas públicas para os meios digitais, internet como instrumento para a democratização da comunicação, viabilização profissional do trabalho na rede, oficinas de tecnologia, debates de experiências e atividades de rua. Ao final do encontro, será elaborada uma carta dos participantes para apresentar as propostas na área e levar a discussão para o II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em junho, em Brasília.
O evento, que vem sendo chamado nas redes sociais apenas de #BlogProgRS (o sustenido é o símbolo usado para formar as chamadas tags, ou seja, agrupar conteúdo em torno de um termo), surgiu como consequência do I Encontro Nacional, em 2010. Mais de 300 blogueiros se reuniram em São Paulo para fortalecer a blogosfera como uma alternativa ao discurso único e hegemônico dos meios de comunicação tradicionais e definiram a realização de encontros do mesmo tipo nos estados.
Encontros regionais vêm acontecendo em diversas regiões do país. O encontro gaúcho deve contar com transmissão ao vivo pela internet, para que possa ser acompanhado em todo o país e no interior do estado. Os organizadores ressaltam, no entanto, que a troca de experiências é mais rica quando presencial e contribui para o fortalecimento da rede virtual de blogs. Para participar presencialmente, as inscrições custam R$ 30, com 50% de desconto para estudantes, e podem ser feitas pelo site http://blogprogrs.com.br/inscricao.

Data: 27, 28 e 29 de maio

Local: Câmara Municipal de Porto Alegre
Endereço: Av. Loureiro da Silva, 255

Para o Ministério Público filha da ex-governadora Wilma de Faria era funcionária fantasma

De acordo com o Ministério Público, a filha da ex-governadora Wilma de Faria, Ana Cristina, era uma funcionária fantasma da SEPLAN. A denúncia inclui a ex-governadora Wilma, o ex-chefe da Casa Civil, Wober Júnior, o ex-titular da Seplan, Vágner Araújo, a assessora jurídica da Seplan, Ustana de Góes Bezerra, e o excontrolador geral do Estado, Cláudio Galvão.


Todos integravam um esquema para burlar a lei e beneficiar a filha da ex-governadora.

Segundo a petição o escândalo envolve nepotispo, fisiologismo, farsa, mentira e enriquecimento ilícito, além de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal da época, em mais um escândalo da Era Wilma de Faria.
 
Fonte: Blog do Walace