As condenações contra o jornalista mossoroense Carlos Santos por críticas à prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (na foto), mereceu a atenção do Site Congresso em Foco justamente hoje: Dia do Repórter.
Em matéria assinado pelo jornalista Sylvio Costa, a notícia diz: “Blogueiro no Rio Grande do Norte sofre três condenações a prisão, por críticas a prefeita, numa história que é uma aula de Brasil. E continua na moda, pelo país afora, o uso do Judiciário como instrumento para constranger a liberdade de expressão”.
Sylvio Costa enfatiza as condenações contra Carlos Santos:
Sentença 1 – “Empazinada de ansiolíticos e com vida em boa parte reclusa”
Sentença 2 – “A ‘prefeita de direito’ paga o preço por seu despreparo”
Sentença3 – “Sumo pontífice e sacerdotisa da Seita Songamonguista do Reino Azul-turqueza, ajustem seus rituais”
Veja reportagem completa em post do Congresso em Foco.
O Congresso em Foco já infernizou a vida de muitos políticos. Entre outras coisas, a publicação desbaratou o esquema do uso irregular de passagens aéreas no Congresso Nacional. Também cobriu os escândalos Renan Calheiros e dos atos secretos do Sarney.
O blog comenta: Aqui no Seridó quem é craque em processar jornalistas e blogueiros é o ex-prefeito de Currais Novos, Zé Lins (na foto ao lado). Ele desmerece a sigla do PR, da qual é integrante, que se diz um partido democrático e que respeita a liberdade de expressão. Lins está me processando por matéria que foi publicada, inclusive, por vários blogueiros do Estado como consta nos autos do processo. O juiz de direito de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Junior, até já me condenou ao pagamento de multa no valor de R$ 10 mil reais sem ao menos haver uma audiência de conciliação ou oitiva de testemunhas. Ainda bem que tive o direito assegurado de recorrer da decisão. Eis a matéria pela qual fui condenado por Marcus Vinícius:
Quebra de sigilo bancário do prefeito de Currais Novos, Zé Lins, é solicitada pelo Ministério Público
Além de queda, coice!
O prefeito de Currais Novos, José Lins, do PSB, aliado político da governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, PSB, e que perdeu a eleição para Geraldo Gomes, DEM, no pleito de 5 de outubro passado, está em maus lençóis.
É que o Ministério Público Estadual solicitou a quebra do seu sigilo bancário nesta segunda feira, dia 10 de novembro.
O processo de número 2008.0119913-8 faz parte da coleta de dados para o inquérito policial de número 037/05-DEDEPP.
A investigação é de indícios de infração contidas no art.89 da lei 8.666/93, de licitações. O processo da quebra do sigilo bancário do prefeito Zé Lins foi distribuído para a Juíza Patrícia Gondin.
O blog comenta: o mais interessante é que o ex-prefeito Zé Lins responde a inúmeros processos e ações na justiça por improbidade administrativa, crime contra o patrimônio público, acusação de obras fantasmas na cidade e outras mais. Cadê a justiça? Por que o julgamento dos processos contra Zé Lins se arrastam como caranguejo?
Ah! E tem mais: não foi este blogueiro o primeiro a publicar a notícia. Fato que consta nos autos do processo. O ex-prefeito Zé Lins deve ter alguma “paixão” por mim. Sai fora…
Saiu no blog do xerife