domingo, 12 de junho de 2011

Deputada baleada nos EUA divulga foto no Facebook

A deputada americana Gabrielle Giffords, que foi baleada no início do ano em Tucson, no Arizona, divulgou neste domingo as primeiras fotos suas desde o incidente.


Giffords colocou as imagens, registradas pelo fotógrafo P.K. Weis da agência SouthwestPhotoBank.com, na sua página no Facebook.

Ela aparece sorrindo e com o cabelo curto. Giffords está sendo tratada em uma clínica em Houston, no Texas. De acordo com os médicos, ela está se recuperando bem.

A deputada de 41 anos foi alvejada por um atirador no dia 8 de janeiro e ficou gravemente ferida. Um homem abriu fogo durante um evento da deputada nas proximidades de um supermercado, matando seis pessoas e ferindo outras 13.

Jared Loughner, de 22 anos, foi preso e acusado de realizar os disparos, mas ele se declarou inocente.

Desde o incidente, a única vez em que Giffords havia sido vista em público foi em abril, quando o seu marido, o astronauta Mark Kelly, partiu para uma missão espacial na Flórida.
Fotos mostram a deputada americana Gabrielle Giffords antes de ser baleada (à esq.) e depois (à dir.)
Divulgação/P.K. Weis/Associated Press/France Presse

Voo da TAP é o primeiro na história direto da Europa para Porto Alegre

"Dá um arrepio", diz Tarso Genro sobre ver Porto Alegre no painel do Aeroporto de Lisboa
O voo TP 163 da TAP saiu de Portugal no final da madrugada deste domingo
Foto:André Machado
*
O voo TP 163 da TAP, o primeiro a ligar Lisboa e Porto Alegre sem escalas, saiu de Portugal no final da madrugada deste domingo. Entre os passageiros estão diversas autoridades políticas do Rio Grande do Sul. Em entrevista na Rádio Gaúcha, o governador Tarso Genro disse que a iniciativa da TAP coloca o Estado no centro do Mercosul.

— É um momento histórico. Todo mundo vibrando. É uma emoção ver o nome de Porto Alegre no painel. Dá um arrepio. Essa iniciativa da TAP, que foi muito bem negociada, valoriza o Rio Grande do Sul e nos coloca no centro de uma malha econômica e política para o desenvolvimento do Estado. Isso afirma o Rio Grande do Sul como centro do Mercosul — destacou Tarso.


Com a nova rota, os gaúchos poderão contar com 2300 assentos semanais em direção a Lisboa e de lá com conexões para todo o continente europeu.

— É uma alegria para todos. Vai possibilitar chegar direto em Portugal para ir a outros lugares da Europa — destacou o presidente da Assembleia Legislativa Adão Villaverde, que também é passageiro no voo inaugural.

Entre os passageiros também está o gaúcho Fernando Pinto, presidente da TAP. Momentos antes do embarque, uma cerimônia marcou a inauguração do voo.

— É a primeira vez que tomo champanhe a essa hora da manhã — brincou Tarso Genro.

O voo deve chegar na Capital gaúcha por volta das 18h, no horário de Brasília.


ZERO HORA

Dia de movimento intenso em Gramado

Gramado foi o roteiro escolhido por muitos casais para passar o final de semana do Dia dos Namorados. Quem veio está aproveitando o domingo de temperatura amena e céu azul.


Perto do meio dia, a Avenida Borges de Medeiros registrava tráfego intenso de veículos e de turistas que chegavam à cidade.

No centro, muitas cenas de casais registrando o momento em fotos e vídeos, em um cenário perfeito para os românticos.

A rede hoteleira da Região das Hortênsias já tinha praticamente todos as vagas preenchidas na sexta-feira.



Fonte: Zero Hora

Presos se rebelam e incendeiam Cadeia em Rito Tinto; sete feridos graves

*
Os detentos do presídio do município de Rio Tinto se rebelaram na noite desta sábado (11) e atearam fogo numa cela onde estavam os presidiários que estão em regime semi-aberto. Sete ficaram gravemente feridos e foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.


Segundo Polícia, os detentos incendiaram colchões e o fogo atingiu grandes proporções. Informações ainda não oficiais dão conta, que o incêndio ocorreu quando um preso tentou matar outro que estava dormindo ateando fogo no detento.

Os detentos ficaram com ferimentos graves em várias partes do corpo. O tumulto foi parcialmente controlado.

Os presidiários de outras celas realizam um protesto pedindo melhores na estrutura da penitenciária.

Confira nomes dos detentos feridos:

Antonio paulino Lopes, vulgo ‘cabeludo’


Jose Ronaldo Lima da Silva, ‘Nildo’


Lenilson Carvalho dos Santos, conhecido como ‘Gansinho’


Irair de Barros da Silva, vulgo ‘Uru’


Wallasse Rodrigues da Silva...


Wellison Gomes de Andrade – conhecido como ‘Thiaguinho’


Antonio Roque da Costa


Hyldo Pereira com informações dos radialistas Felipe França e Lenilson Bala

Fora Micarla ganha ares na midía nacional

Por ruy alkmin rocha filho


Há alguns dias, um grupo de jovens ocupa a câmara de vereadores de Natal. Os manifestantes protestam contra a prefeita Micarla de Sousa (PV). Esta seria uma manifestação corriqueira, não fossem alguns acontecimentos. Em primeiro lugar, nunca houve semelhante ato na Câmara de Vereadores, mesmo diante dos mais diferentes descalabros. Por outro lado, trata-se de um movimento suprapartidário, no qual os manifestantes se orgulham de repetir que se trata de uma ação horizontal, isto é, distante de hierarquias rígidas e dos dirigentes partidários.

Eis a principal inovação: os jovens se reuniram pela Internet e propõem o impeachment da prefeita. Foram organizados atos públicos num ponto central da cidade, reunindo milhares de ativistas que pararam o trânsito de uma das principais avenidas da cidade. O twitter e outras novas redes têm sido utilizadas à exaustão, conforme a perspectiva do ciberativismo. Artigos publicados em blogs e revistas eletrônicas pipocaram por todos os lados, enquanto os jovens continuam transmitindo pronunciamentos e mostrando o dia-a-dia da ocupação pela Internet, usando a ferramenta twitcam.

CIBERATIVISMO NAS RUAS E NA CÂMARA

Inicialmente, os ocupantes foram recebidos sem grandes sobressaltos na câmara de vereadores. Entretanto, com o passar do tempo e com a crescente repercussão, as pressões começaram a despontar. O presidente da Câmara, Edvan Martins, tentou negociar a saída dos jovens. Posteriormente, houve uma tentativa desastrada de plantar maconha e preservativos no acampamento, com o claro intuito rotular os acampados como baderneiros. Por fim, houve ameaças de expulsão à força, empregando a polícia militar. No momento, um habeas corpus protege os ocupantes, embora Edvan Martins ainda insista na retirada. Os ativistas declaram que só sairão quando for instalada uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os contratos de aluguéis firmados pela prefeitura. Há a suspeita de que tais contratos sejam utilizados para beneficiar pessoas ligadas à prefeita, lesando os cofres públicos. A CEI já tinha sido criada, mas com total controle dos apoiadores da prefeita. A oposição exige participar, ocupando a relatoria ou a presidência da comissão.

MÍDIA REGIONAL E A NOVA ESFERA PÚBLICA

Apresentados os fatos em destaque, é importante ressaltar um importante debate de fundo: o papel da Mídia regional na esfera pública. Habermas ressaltou em seus textos que o espaço público sofreu consideráveis transformações ao longo do século XX, com a crescente influência midiática. No caso da Mídia regional no Brasil, não podemos ignorar certos fatores que concorreram para vulnerabilidades históricas: concentração de renda; concentração de poder político; extrema deficiência educacional.

Em outras palavras: temos jornais de baixa qualidade, que vendem pouco; temos emissoras de Rádio voltadas ao proselitismo político-religioso; temos emissoras de TV devotadas aos príncipes eletrônicos, conforme conceito de Otávio Iani. Uma Mídia que padece de males históricos: jornalistas mal remunerados, oprimidos em redações pouco afeitas à diversidade de ideias; imprensa panfletária e retrógrada, tutelada por donos pouco interessados em conhecer e debater a realidade; emissoras sob o controle de políticos, ávidos por transformarem telespectadores em votos.

COBERTURA JORNALÍSTICA?

No caso dos jovens contra a prefeita, percebe-se uma cobertura em que a informação nem sempre é apurada da melhor maneira, de acordo com os princípios do verdadeiro jornalismo. A prefeita é jornalista e desfruta de uma concessão de TV. Evidentemente, fez uso dos telejornais da emissora para tentar deslegitimar os jovens, tentando atribuir a eles uma imagem negativa. Jornais e alguns blogs de jornalistas publicam comentários e matérias sem ouvir os manifestantes, que frquentemente são retratados como arruaceiros e despolitizados.

Ao mesmo tempo, a prefeita investe generosamente em propaganda, o que leva a conquistar a simpatia de alguns donos de jornais. Vale informar que a prefeita ostenta níveis memoráveis de desaprovação conforme pesquisas divulgadas. Na verdade, há uma alarmante rejeição aos políticos e à política em si, o que pode ser perigoso, pois pode resultar numa descrença generalizada na democracia.

DÚVIDAS

Fica a dúvida: jornais e jornalistas podem se aventurar a distorcer e a mentir da forma como se fazia num passado não tão distante? Emissoras de TV podem negar os fatos, prejulgar e construir matérias atreladas à visão de seus “donos”, mesmo quando a população sabe quem são e como pensam estes “donos”? Tenho a impressão de que os meios de informação que não se renovarem, isto é, os meios que abdicarem da busca constante pelas diferentes visões dos fatos, insistindo em rejeitar um diálogo franco com a audiência podem descobrir um dia que se tornaram obsoletos. Este dia pode ser hoje.

Ruy Alkmim Rocha Filho

Jornalista e professor universitário

jornalrocha@yahoo.com.br

@ruycomunica