quinta-feira, 9 de junho de 2011

“Invadiu ambulância e matou a mulher”

A mulher foi abatida na ambulância à entrada do posto da GNR
*
Um ano e meio após ter morto a mulher a tiros de caçadeira - dentro de uma ambulância - e um soldado da GNR, com um disparo de pistola, já no interior do posto da guarda, Mário Pessoa voltou ontem ao local do crime. Na reconstituição, pedida pela defesa, o colectivo de juízes quis perceber todas as movimentações realizadas na manhã de 29 de Novembro de 2009, à entrada e dentro do posto da GNR de Montemor-o-Velho.

Mário Pessoa, 43 anos, não participou na encenação feita no exterior – só os bombeiros foram ouvidos – mas explicou os seus actos no interior do posto.
Correio da manhã/pt



"Os juízes quiseram ver e saber como ele matou a mulher. Todos os gestos que fez e o que nos disse naquele dia. Ele abriu a porta da ambulância, entrou lá para dentro com a arma e disparou contra a mulher. A nós, bombeiros, nesse dia só nos disse para estarmos calados", referiu Luís Guerra, um dos ‘soldados da paz’ chamados a prestar declarações, por ter assistido à morte de Maria Manuela Costa, de 35 anos.


Com a observação atenta dos três juízes que julgam o caso, do procurador e dos advogados, os dois bombeiros e alguns dos polícias envolvidos explicaram o que presenciaram em 2009.


Todas as movimentações foram repetidas, inclusivamente com o auxílio de uma arma - que serviu como réplica da caçadeira usada por Mário Pessoa para desferir os disparos fatais sobre a mulher.


O arguido, que na altura foi levado pelos polícias sem as algemas colocadas e sem revista prévia - só lhe tiraram a caçadeira -, diz não ser o autor dos tiros, feitos com uma pistola que trazia, que vitimaram o guarda David Dias, de 42 anos, e feriram o guarda Adérito Teixeira, na altura com 36 anos. Mário Pessoa afirmou em tribunal que os disparos que atingiram os militares foram acidentais. "A dúvida do processo está em ele dizer que não matou o GNR", explicaram os bombeiros envolvidos.


Os advogados não quiseram avançar com as razões que levaram à reconstituição do duplo homicídio. "Foi por causa do posicionamento das pessoas na cena do crime", afirmou um dos causídicos. Mário Pessoa, já sujeito a vários exames psiquiátricos, foi transportado numa carrinha celular para o posto da GNR e não foi visto pelos populares que estavam no exterior.


MATOU À FRENTE DA FILHA


Na madrugada de 29 de Novembro de 2009, Mário Pessoa fechou o seu bar, na Carapinheira, Montemor-o-Velho, e não foi para casa. Não vivia com a mulher, mas deslocou-se à habitação que pertencera aos sogros, em Porto Luzio, onde Maria Manuela Costa e os dois filhos dormiam. Afirmou em tribunal que pretendia descansar e que a vítima "sentou-se em cima" dele e tentou manter relações sexuais, magoando-o. Mário garantiu não a ter agredido. Maria foi apresentar queixa por violência doméstica e deslocava-se ao hospital de ambulância para ser assistida. O arguido afirma que naquele dia carregou a arma, para se matar "à frente dela", mas, ao chegar à porta do posto da GNR, depois de perseguir a ambulância, não hesitou e apontou-a à mulher, que tinha a filha de seis anos ao colo. Manuela Costa afastou a criança, mas esta ainda foi atingida.

Prende mulher seis dias em casa

Mulher de 64 anos foi agredida e sequestrada na própria casa pelo antigo companheiro
*
A PSP de Aveiro deteve, anteontem à tarde, um homem de 59 anos, suspeito de ter agredido e mantido a ex-companheira sob sequestro desde 2 de Junho último, dia em que o detido terá entrado, sem consentimento, no apartamento da mulher. O suspeito, que se encontra também indiciado em processos de burla, entre outros, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Foram os gritos de socorro da vítima, de 64 anos, na única vez que conseguiu chegar à varanda, que alertaram um popular. Apercebendo-se da situação, o ex-companheiro arrastou-a pelos cabelos para dentro de casa e espancou-a, mas a polícia já estava a caminho do lugar da Forca.



Quando os agentes da equipa de violência doméstica da PSP bateram à porta, o agressor ameaçou a vítima com uma faca e um jarrão para que aquela se mantivesse calada. Só que os polícias já tinham ouvido os pedidos de socorro e arrombaram, de imediato, a porta, resgatando a vítima e detendo o agressor por crime de violência doméstica em flagrante delito. Segundo fonte da PSP, o homem de 59 anos poderá ser também indiciado pelo crime de sequestro. O suspeito já tinha sido detido no dia 26 de Maio por conduzir, sem carta, um automóvel com matrículas falsas. Estava então a ser investigado por crimes de violência doméstica e burla mas, depois de uma noite na cadeia, teve de ser hospitalizado por problemas cardíacos. Conseguiu, assim, evitar ser presente a tribunal, por não ser possível cumprir o limite das 48 horas de detenção até ser presente ao juiz de instrução criminal.

Dica de bem - estar

Saiba como evitar o ressecamento da pele e a caspa durante o inverno

Bem Estar desta terça-feira (7) recebeu a dermatologista Denise Steiner.


Cabeleireira Cris Dios deu dicas sobre como manter os fios saudáveis.
 
No inverno, não é só o clima que muda: o aspecto da pele também. Ela costuma ficar mais seca, menos hidratada e, muitas vezes, com jeito de envelhecida. Por isso, é importante manter a umidade e a oleosidade naturais dela.


Mas cuidado, pois óleo em excesso, principalmente no couro cabeludo, pode causar problemas. É o que ocorre com a caspa, que é provocada por fatores genéticos, sebo e um fungo chamado Malassezia globosa.

Para falar sobre como cuidar do corpo e do cabelo nesta época do ano, o Bem Estar desta terça-feira (7) recebeu a dermatologista Denise Steiner e a cabeleireira Cris Dios. As especialistas mostraram que o "kit proteção" mais indicado inclui creme hidratante, óleo, protetor solar e manteiga de cacau.

Quem usa muita roupa escura acaba percebendo mais rápido que tem caspa. Ou sendo percebido. Esses pontos esbranquiçados caem do couro cabeludo e vão parar nos ombros. Em um salão de cabeleireiro, de cada dez clientes, dois aparecem com o problema. E, muitas vezes, essa é uma saia-justa: como avisar a pessoa?


Outros mitos sobre a caspa

Escova progressiva não desencadeia caspa, e o problema, se não tratado, não se transforma em dermatite seborreica, uma doença que vem acompanhada de coloração avermelhada, sintomas mais intensos e proliferação em outras regiões do corpo.

A caspa também não é responsável pela calvície, que está associada à predisposição genética. No entanto, a inflamação constante do couro cabeludo, como a causada pela caspa, coopera para o agravamento da queda dos cabelos.

Tinturas costumam ressecar o couro, diminuindo a produção de sebo. Por um lado, isso melhora o quadro em indivíduos predispostos. Por outro, a química pode irritar o local, levando à descamação, vermelhidão e irritação. Mas essa situação não pode ser confundida com caspa.

Na hora de pentear, o ideal é começar a pentear pelas pontas e não levar o pente até raiz, para não espalhar o condicionador

Capacete e boné, isoladamente, não provocam caspa, mas aumentam a oleosidade, a pressão e o abafamento, piorando o caso.


Limão e vinagre não acabam com o problema e podem prejudicá-lo ainda mais. Outros mitos estão neste teste elaborado com a consultoria da doutora Denise. Veja como estão os seus conhecimentos sobre o assunto!

Bem-estar

Dica de Gastronomia:

Bolo mineiro
Foto: Tv gazeta

 INGREDIENTES


- 1000g de mandioca ralada e espremida

- 250g de açúcar

- 150g de coco ralado

- 200ml de leite de coco

- 2 colheres (sopa) cheias de manteiga

- ½ xícara (chá) de óleo

- 100g de queijo tipo minas curado ralado

- 5 ovos

- 1 pitada de sal

- 1 colher (chá) de canela em pó

- 1 colher (sopa) cheia de fermento químico em pó

MODO DE FAZER

Preço de custo: R$ 9,90

Preço de venda: R$ 18,00 o kg

Misture todos os ingredientes, sendo o fermento adicionado por último. Coloque a massa num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha de trigo. Leve para assar em forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 1 hora. Desenforme depois de frio.

Maurício Torres – Culinarista


Contato: (11) 7466-7407



AO VIVO: acompanhe a movimentação no aeroporto Salgado Filho

Companhia aérea Gol decidiu suspender atividades por causa de nuvem vulcânica

Gol irá suspender operações na Capital e em Caxias na noite de hoje
Foto: Isadora Neumann
*
*

*
O avanço da nuvem de cinzas lançadas pelo vulcão chileno Puyehue causa transtornos no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta quarta-feira. A previsão é de que a nuvem chegue à Capital no início da noite. A GOL informou que suspenderá as operações a partir das 18h30min em Porto Alegre e Caxias do Sul.


Alegando trabalhar sob "rigoroso padrão de segurança", a copanhia cancelou voos no Salgado Filho a partir das 18h30min e em Caxias do Sul a partir das 19h. A decisão foi tomada com base em um alerta divulgado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

A Azul também informou que avaliará se suspenderá as atividades no Estado em reunião nas próximas horas.

Acompanhe a movimentação no aeroporto Salgado Filho
 
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/zhdinheiro/19,0,3343503,Ao-vivo-acompanhe-a-movimentacao-no-aeroporto-Salgado-Filho.html

Ressaca provoca ondas gigantes no Arpoador

Ressaca que estava prevista para esta quinta-feira (8) pôde ser vista na praia do Arpoador, na zona sul do Rio de Janeiro



Ondas de até 2,5 m no Arpoador, zona sul do Rio, tomam o calçadão da praia




Homens armados atacam festa de casamento e matam 9

Homens armados abriram fogo durante uma festa de casamento no leste do Afeganistão, matando nove pessoas, entre elas o noivo. Os homens invadiram um local onde o noivo e sua família haviam se reunido na noite de ontem no distante distrito de Dur Baba e começaram a atirar, informou Ahmad Zia Abdulzai, porta-voz do governo provincial, à France Presse. Os militantes também atearam fogo a uma casa próxima e a um carro.


Ninguém assumiu a autoria do ataque, que aconteceu na véspera de uma reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas para discutir a missão da aliança no Afeganistão. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve anunciar em breve quantos soldados serão cortados em junho do total de 100 mil homens que estão no Afeganistão, levando a temores de que outros países da Otan envolvidos na luta contra os insurgentes do Taleban sigam o exemplo.

O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, disse hoje em Bruxelas que não haverá "pressa de sair" por parte dos EUA. A Alemanha alertou que a retirada de tantos soldados norte-americanos da guerra de dez anos poderia colocar em risco a estratégia da Otan. As informações são da Associated Press.

Wolf Maya é condenado a 2 anos de prisão por injúria racial

A condenação, em primeira instância, foi definida pelo juiz Abelardo de Azevedo Silveira, da 2ª Vara Criminal de Campinas

O diretor e ator Walfredo Campos Maya Júnior, conhecido como Wolf Maya, da TV Globo, foi condenado a 2 anos e 2 meses de prisão pelo crime de injúria com conotação racial contra um técnico de iluminação que trabalhou em uma de suas peças. A condenação, em primeira instância, foi definida pelo juiz Abelardo de Azevedo Silveira, da 2ª Vara Criminal de Campinas (SP), que a substituiu pelo pagamento de 20 salários mínimos e período de trabalho comunitário a ser definido. Maya negou a acusação e sua defesa recorreu. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.


De acordo com a sentença, Maya foi condenado por ter ofendido Denivaldo Pereira da Silva ao chamá-lo de "preto fedorento que saiu do esgoto com mal de Parkinson". O caso de injúria com conotação racial ocorreu em 12 de agosto de 2000, num teatro de Campinas que encenava a peça "Relax... It's Sex", escrita e dirigida por Maya. À época, Silva trabalhava numa prestadora de serviços de iluminação para a peça. Segundo o técnico, o diretor ficou furioso porque houve um erro ao iluminar um ator durante a peça. Após o técnico ter denunciado o caso, Maya moveu uma ação na área cível por danos morais e pediu indenização de R$ 100, alegando que a acusação prejudicou sua imagem. Ele perdeu e foi condenado a pagar as custas processuais, no valor de R$ 2 mil, mas também recorreu desta decisão.



Fonte: Terra

Leite distribuído em Mossoró tinha Soda Cáustica, Cloro e Ácido

Do Blog de Cezar Alves:


O IBAMA fechou a empresa Nutrivida Indústria de Laticínios Ltda, de Mossoró, por esta não ter licença ambiental. Também aplicou uma multa de R$ 5 mil.

A sede da Nutrivida em Mossoró é na Avenida Senador Duarte Filho, no Conjunto Vingt Rosado. É uma daqueles que ninguém chega perto. O IBAMA chegou.

Mas o imoral nesta noticia não é nem a falta de licença para funcionar. É um fato repugnante da parte da empresa para com as crianças que recebem o leite do Estado.

A Nutrivida, segundo apurou o IBAMA, estava usando substâncias altamente nocivas à saúde, como soda cáustica, cloro e ácido sulfúrico na linha de processamento.

Fazia o processamento usando estes produtos altamente nocivos a saúde e depois entregava para os agentes do Estado doar as famílias carentes de Mossoró.

Sobre a licença ambiental, o IBAMA aplicou a multa e suspendeu as atividades por que a empresa atuava sem licença desde 2006. Era clandestina.

A Nutrivida recorreu a Justiça alegando que possuía direito líquido e certo para exercer a atividade econômica e inicialmente conseguiu liminar para continuar.

Alegou também que pediu licença e o IDEMA não forneceu.

O procurador da república Fernando Rocha de Andrade foi chamado a se manifestar durante o processo. Deu parecer favorável ao IBAMA e contra a empresa.

Diante dos fatos, o juiz federal substituto Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro revogou a liminar e determinou a suspensão imediata das atividades.

E agora quem vai vender ao Estado o leite das crianças carentes?

Todos que consultei até agora informaram que qualquer uma empresa que não processe leite com soda caustica, cloro e ácido sulfúrico. Concordo!

Nasce bezerro de duas cabeças no interior da Bahia

O nascimento de uma bezerra movimentou o município do Prado, no Sul da Bahia, na manhã dessa terça-feira (7). Moradores da Fazenda Agrico, a cerca de oito quilômetros do centro da cidade, ficaram assustados ao constatar que uma das vacas da estância deu à luz um filhote com duas cabeças.


O animal tem quatro olhos, duas bocas, duas orelhas e um cérebro. O aparelho digestivo funciona normalmente, o que contribui para que ela possa se alimentar, mas devido ao peso da cabeça, ela não consegue ficar em pé e está tomando mamadeira.

De acordo com o gerente da fazenda, José Marcos Vieira dos Santos, o filhote e a mãe passam bem, apesar do parto arriscado. “Foi um milagre que ambos tenham sobrevivido”, diz, ressaltando que a bezerra foi batizada de “Pradinha”, em referência à cidade que ele acredita ficar mais conhecida após o ocorrido. O veterinário que cuida do caso, conhecido como “Zé Luisinho”, disse que são poucas as chances de o animal sobreviver. Sensibilizado com o ocorrido, o secretário de Turismo da cidade, Carlo Casarsa, se disponibilizou a ajudar. “É um ser vivo, como qualquer outro, e merece atenção”, disse.





Tribuna da Bahia

Mais um homicidio em Mossoró – 101º

Ocorreu agora no bairro Quixaberinha por volta das 18:15hs. A vítima Maxwell Magdiano da Silva, foi atingido por disparos de arma de fogo. Por trás do supermercado Saci. Daqui a pouco maiores informações

NÃO ADIANTA QUERER ESCONDER A REAL VIOLÊNCIA DE MOSSORÓ

Em menos de 15 horas um é baleado na boca e outro é assassinado.


Uma hora e 30 minutos da manhã desta quinta feira 09 de junho de 2011, na rua Nilo Peçanha no bairro Bom Jardim em Mossoró. Francisco Alisson da Silva, 23 anos de idade, foi alvejado com um disparo de arma de fogo, na boca, em frente a sua residência.

E a pouco tempo atrás.

Um homem conhecido como Maxsuel foi assasinado a tiros no Bairro Macarrão, por trás da supermercado Saci.

Mais informações em instantes.

 
Fonte: Jbelmont

"Nena da Cerâmica" se empolgou de vez com pré-candidatura a prefeito de Cruzeta

  Nena exibindo produtos de sua cerâmica -
Foto: Folha de Cruzeta                             

*

O empresário Erivanaldo Aquino Dantas, mais conhecido como "Nena da Cerâmica" se empolgou de vez com a pré-candidatura a prefeito de Cruzeta. Fontes informaram ao Blog, que dentro do grupo de oposição a atual administração, o nome dele já é dado como certo, na composição da chapa. Nena é proprietário da Cerâmica União, e tem participado das articulações de bastidores, no grupo liderado pelo ex-prefeito Geraldo Gomes (PMDB).


Há alguns amigos mais próximos, Nena tem sido mais enfático e andou afirmando que vai para a disputa, e não abre mão de ser o candidato a prefeito. Seu companheiro de chapa deve ser o empresário Carlos Augusto, dono de uma empresa de polpa de frutas na região. Alguns já estão chamando de a "chapa dos empresários".

A prioridade do grupo peemedebista, no entanto não é definir as candidaturas agora, e a intenção é trabalhar pela união do sistema, inclusive tendo no palanque, nomes como Geraldo Gomes, o médico Sérgio Henrique, dentre outras lideranças.

 
Fonte: Marcos Dantas