quinta-feira, 14 de abril de 2011

Paris nega problemas em prédio onde incêndio matou cinco

O prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, afirmou nesta quinta-feira que não havia problemas de segurança no prédio residencial que pegou fogo, matando ao menos cinco, no bairro popular de Menilmontant.


Segundo a polícia, três mulheres e um homem morreram ao pular das janelas de seu apartamento para fugir das chamas. O corpo da quinta vítima foi encontrado carbonizado.

Delanoe disse, em comunicado, que o prédio atendia a todos os padrões de segurança. "Cabe a uma investigação judicial explicar a origem do fogo", disse.

Bombeiros lutam para apagar chamas em prédio de bairro popular de Paris; quatro se jogaram da janela e morreram
*
O fogo começou no andar térreo do edifício, aproximadamente às 3h, e subiu pelas escadas de madeira. As chamas feriram ainda 57 pessoas, seis delas em estado grave. Entre os feridos estão seis crianças e três bombeiros, que foram eletrocutados.


"Eu ouvi um barulho. Me levantei e vi uma fumaça espessa que entrava por debaixo da porta", disse Assad Abou Hussein, 50, que conseguiu escapar por uma janela que dá acesso ao pátio interno.

Cerca de 300 bombeiros foram convocados para conter as chamas, processo que durou mais de duas horas no complexo Labyrinth Estate.

Incêndios como este são comuns no norte de Paris, onde muitos prédios têm mais de cem anos, não recebem manutenção e cujos apartamentos são superlotados.

Este, contudo, foi o pior incêndio na capital francesa desde 2005. Nesse ano, um incêndio em um hotel no bairro de Opera deixou 25 mortos, entre eles dez crianças.

No mês passado, oito ficaram feridos em um incêndio em outro prédio de apartamentos no mesmo bairro.


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Hillary alerta sobre retirada precipitada do Afeganistão

A secretária de Estado americana Hillary Clinton advertiu nesta quinta-feira (14/4) sobre as consequências de uma retirada precipitada das forças da Otan do Afeganistão, e afirmou que uma decisão nesse sentido acabaria fazendo jogo dos talibãs.


"Devemos garantir que os sacríficios não sejam questionados por uma política oportunista e uma reflexão em curto prazo", declarou Hillary Clinton em um discurso ante os ministros das Relações Exteriores dos países membros da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf).

As forças americanas devem iniciar sua retirada de Afeganistão a partir de julho.

A Otan fixou como objetivo entregar o comando às forças afegãs de segurança de todo o país no final de 2014.

Estudante de medicina é suspeito de sedar e estuprar universitárias

Uma denúncia que está sendo apurada pela polícia aponta uma série de estupros contra universitárias em Curitiba. O autor seria um estudante de medicina de 29 anos, que estaria no fim do curso numa das Universidades da capital. As informações de fontes ligadas a Polícia Civil dão conta de que o estudante usaria seus conhecimentos acadêmicos para dopar as garotas e posteriormente estuprá-las. Pelo menos seis vítimas teriam procurado uma delegacia de Curitiba denunciando o estudante que continua sendo investigado pela polícia.


Casos semelhantes

Os casos de profissionais da saúde envolvidos com crimes sexuais já foi registrado em várias ouras situações. Um dos casos mais famosos foi o do médico especialista em reprodução humana, Roger Abdelmassih, 67. Desde 2009 ele tem sido acusado de abusar sexualmente de suas pacientes enquanto estavam sob efeitos de sedativos. O número de denúncias passa de 60 ex-pacientes, vindas de três estados diferentes. O médico teve seu registro profissional cassado e foi condenado em 23 de novembro de 2010, a 278 anos de prisão.

Em julho de 2010, o ortopedista Célio Eiji Tobisawa, 44, foi condenado a 17 anos e dez meses de prisão por estupro de pacientes do hospital regional de Colíder, a 700 km de Cuiabá (MT). Os episódios ocorriam no momento em que o médico sedava os pacientes para procedimentos cirúrgicos. Segundo a sentença, ele fez pelo menos sete vítimas, todos homens e com idades entre 20 e 30 anos. A defesa diz que pretende recorrer e que o médico nega todas as acusações.

O médico americano Arie Oren, 64, foi detido nesta semana na Filadélfia, no estado norte americano da Pensilvânia, acusado de abusar de pacientes. As seis pacientes - todas entre 24 e 59 anos - dizem que Oren as pedia para tirar a roupa. O médico também é acusado de beijá-las e de agarrar seus seios. Ele também utilizava um aparelho eletrônico semelhante a um vibrador durante as sessões, realizadas em sua clínica de controle do peso. Uma mulher diz ter deixado a clínica depois de Oren ter afirmado que a massagem seria de graça porque ela era "muito gostosa". Os casos teriam ocorrido entre 2008 e dezembro de 2010. Ele pagou uma fiança de US$ 100 mil e sofreu oito acusações formais de violação sexual e quatro acusações de violação sexual qualificada.

 
DO PARANÁ ONLINE

Em Criciúma

"Ele me puxou pelos cabelos e disse pra eu tirar a roupa", conta a camareira estuprada em Criciúma

Cinco homens invadiram o estabelecimento durante a madruga para roubar


Polícia esteve na cena do crime
Foto:Maurício Vieira / Agencia RBS
*
"Ele me jogou na cama, me puxou pelos cabelos e dizia pra eu tirar a roupa". Com a voz embargada a camareira de 31 anos, estuprada na madrugada desta quinta-feira no motel onde trabalha em Criciúma, contou à reportagem da RBS TV como agiu o agressor.


Muito abalada, a trabalhadora disse que o homem a ameaçada com uma faca a todo o momento e dizia que iria buscar uma arma para atirar em sua cabeça caso ela não obedecesse. Puxando-a pelos cabelos o bandido a levou até o banheiro, onde cometeu o crime.

A violência sexual foi cometida durante um assalto ao motel, localizado na periferia de Criciúma. Cinco homens armados de facas pularam o muro do local por volta da meia-noite e renderam os funcionários.

A camareira trabalhava sozinha na arrumação de um dos quartos. Lá ela foi abordada por um dos homens, que a arrastou até o banheiro e a estuprou.

Enquanto isso, os demais recolhiam dinheiro, cerca de R$ 500, bebidas e objetos pessoais de quem estava trabalhando como uma motocicleta, do dono do motel, e uma bicicleta. A ação foi rápida, durou pouco mais de 10 minutos.


O delegado André Milanese, que investiga o caso, informou que a quadrilha foi flagrada pelas câmeras de monitoramento do motel. Apesar de quatro deles tentarem manter o rosto coberto por bonés e camisetas o tempo todo, o delegado acredita na identificação deles em breve.

O estuprador, por outro lado, não se preocupou em esconder o rosto. Por isso a Polícia Civil deve solicitar que a vítima auxilie na confecção do retrato falado do bandido. Milanese acredita que os suspeitos eram moradores do bairro.

DIÁRIO CATARINENSE

Cerca de 14 mil clientes ficam sem luz em Porto Alegre

Ainda não há previsão para o retorno do serviço


Problema em um alimentador deixou cerca de 14 mil clientes sem luz em Porto Alegre. Bairros Humaitá, Floresta, Anchieta e Farrapos. Segundo a Ceee, acredita-se um poste teria caído na avenida Farrapos, ocasionando problema.

As equipes trabalham para reestabelecer o abastecimento. Ainda não há previsão para normalização do serviço.


Zero hora

Agricultor julgado em Mesão Frio

Crime à porta de café dá prisão de 20 anos

António Pinto, de 51 anos, não mostrou arrependimento durante todo o julgamento
*
O Tribunal de Mesão Frio condenou este sábado a 20 anos de prisão por homicídio qualificado o agricultor que matou um homem à porta de um café em Vila Marim, num caso que remonta a Fevereiro de 2010.

O juiz do Tribunal de Mesão Frio quis aplicar uma "pena exemplar" porque o homicida, António Pinto de 51 anos, não mostrou arrependimento durante todo o julgamento.



O arguido foi ainda condenado pela posse de arma proibida e vai ter que pagar uma indemnização de cerca de 190 mil euros à família da vítima, que tinha dois filhos menores.


O advogado de António Pinto já anunciou que vai recorrer da sentença.


O crime ocorreu depois de um jogo entre o Sporting e o FC do Porto.


António Pinto estava no interior de um café na aldeia de Vila Marim, onde o motorista Vítor Lapa foi beber café e saiu pouco depois não reagindo às provocações do homicida, que o seguiu até à rua e disparou quatro tiros à queima roupa, dois dos quais atingiram a vítima.


O motorista foi assistido no local, mas acabou por morrer a caminho do hospital de Vila Real.


A GNR apareceu pouco tempo depois e deteve António Pinto, que não ofereceu resistência, entregando depois o caso à Polícia Judiciária.

Policial morre após ser baleado durante perseguição

O policial ainda foi socorrido, mas não resistiu ao ferimento e morreu no hospital
*
Um policial militar morreu após ser provalvelmente baleado por acidente por um colega durante uma perseguição próxima a ponte da avenida João Goulart, em Pelotas, na madrugada desta quarta-feira (13). De acordo com a ocorrência, três suspeitos foram perseguidos depois de roubar um táxi na frente do Teatro Sete de Abril. Eles foram encontrados na avenida Pinheiro Machado, no bairro Fragata. A Brigada Militar tentou uma abordagem, porém os acusados reagiram disparando contra a viatura na avenida Francisco Caruccio onde, em seguida, capotaram o carro. Ao encontrar A.S.L., E.S.S. e G.A.V. dois policiais imobilizaram um dos acusados quando o brigadiano Carlos Douglas Hartwig Fonseca, de 30 anos, foi atingido pelo disparo acidental do colega.


O policial ainda foi socorrido, mas não resistiu ao ferimento e morreu no hospital. Os três acusados foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Este é o 10º homicídio em Pelotas. Confira no mapa abaixo os locais das ocorrências.




Fonte: Diario popular

O Tempo e o Vento terá gravações em Pelotas

Fernanda Montenegro fará o papel de Bibiana
*
O que antes era apenas especulação acaba de ser confirmado. Pelotas servirá de locação para o filme O Tempo e o Vento. A garantia de que, pelo menos, algumas cenas serão gravadas na cidade foi feita pelo diretor Jayme Monjardim, que se reuniu com o secretário de Turismo, Eduardo Macluf, no início da tarde desta quinta-feira (14).


As gravações da obra baseada na trilogia de Erico Veríssimo estão programas para iniciar em março do ano que vem. Conforme Macluf, Pelotas foi escolhida pelo cenário das fazendas, charqueadas e conjunto de prédios históricos. Agora falta apenas a definição de onde será construída a cidade cenográfica - no caso, a Santa Fé idealizada pelo escritor gaúcho. Monjardim mantém contato direto com o governo do Estado para que a escolha do município sede seja feita em conjunto.

O Tempo e o Vento chegará aos cinemas na metade de 2012 e à televisão, em forma de minissérie, no final do ano que vem. Na pele do Capitão Rodrigo, Thiago Lacerda e as duas fases da personagem Ana Terra serão divididas entre Glória Pires e a filha Cleo Pires. Fernanda Montenegro viverá Bibiana. Completam o elenco nomes como José Mayer, Tarcísio Meira, Mateus Solano e José Vitor Castiel.


Fonte: Correio da manhã

Iraque descobre vala comum com mais de 800 corpos

Homens realizam o trabalho de escavação na vala encontrada com cerca de 800 corpos no Iraque
*
Ministério dos Direitos Humanos acredita que restos mortais sejam de opositores de Saddam

Uma vala comum contendo os restos de mais de 800 corpos foi descoberta no oeste do Iraque nesta quinta-feira (14), de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos daquele país. Acredita-se que muitos dos corpos sejam de adversários do ex-líder iraquiano Saddam Hussein, deposto em 2003 pelas forças dos Estados Unidos.


A cova comum, encontrada no deserto da Província de Anbar, no coração da região sunita do Iraque, contém restos mortais de curdos, xiitas, mulheres e crianças. Para o porta-voz do Ministério dos Direitos Humanos, Kamil Ameen, a cova é uma das maiores valas comuns encontradas nos últimos anos.

- A cova contém restos de pessoas de seitas diferentes. Os relatos iniciais indicam que elas teriam sido adversárias políticas. O número de corpos contabilizados até agora é 822, mas pode aumentar. Nossos técnicos prevêem que chegue a 900.

Valas comuns contendo grande número de corpos têm sido encontradas regularmente no Iraque desde a invasão liderada pelos EUA.

Acredita-se que, em muitos casos, as vítimas sejam curdos, contra os quais Saddam travou campanhas militares nas décadas de 1980 e 1990, e xiitas, que promoveram um levante em 1991.

Investigação pode levar responsáveis por mortes a julgamento

Segundo Ameen, a vala comum encontrada pode ser dos anos 1980, já que foram encontrados ao lado das vítimas um jornal governamental publicado em 1988 e remédios com data de vencimento em 1984.

Outros objetos encontrados na cova incluem páginas com orações e imagens do imã Ali, venerado pelos xiitas, além de roupas, pratos, xícaras e colheres.

Ameen disse que alguns dos corpos estavam em uniformes militares, alguns em roupas tradicionais curdas e outros em vestimentas civis.

- Esta questão é semelhante à escavação de sítios arqueológicos. Precisamos tomar cuidado com os restos mortais e os objetos, porque isso pode ajudar a identificar os corpos. Ao mesmo tempo, podemos encontrar provas que ajudem a levar os responsáveis a julgamento.


Muitos dos corpos mostravam sinais de terem recebido tiros na cabeça, e alguns dos crânios tinham sido esmagados.


Investigadores de direitos humanos iraquianos e americanos disseram, em 2003, desconfiar da existência no Iraque de até 260 valas comuns que conteriam os corpos de até 300 mil pessoas mortas durante o governo de Saddam.

Em 2003, por exemplo, foi encontrada uma cova comum contendo mais de 3.000 corpos perto da comunidade agrícola de Mahaweel, a 60 km ao sul da capital Bagdá.

Homem é morto com quatro tiros na presença da esposa e do filho em Mossoró

*
Pelo menos três homens armados e a pé assassinaram na tarde de ontem Tiago Garcia Oliveira, o “Mela”, de 25 anos de idade.


Testemunhas informaram à polícia que a cerca de um mês, ele já havia escapado de um atentado, quando dois homens armados efetuaram vários disparos de arma de fogo no portão da residência da vítima.

O crime de ontem ocorreu por volta das 14h30, quando a vítima estava acompanhada da esposa e de um dos filhos, na residência de número 57, na Rua Raimundo Gurgel Praxedes, no conjunto Santa Helena.

Tiago foi alvejado na cabeça e região do tórax. Até o momento, a polícia não tem informações sobre os autores do crime.

Durante os trabalhos dos peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP), populares que estiveram no local do crime informaram à polícia que a vítima tinha envolvimento com drogas.

O crime que vitimou Tiago elevou para 53 o número de assassinatos registrados em Mossoró, no ano de 2011. O crime será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) em Mossoró.


Governo de Rosalba está mais perdido do que cego em tiroteio

Um aliado de Coturno Alto e de primeira hora da governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM) liga para o blog e comenta:


- O governo da Rosa (na foto) está mais desnorteado do que cego em tiroteio. Aqui no Seridó está nomeando mais eleitores do ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) – que foi seu adversário na campanha passada – do que os seus próprios aliados para os cargos de confiança ou comissionados do governo. E até agora, passados cem dias de governo, não disse ainda a que veio. Ela continua olhando para o passado sem mirar o futuro. Digo e assino embaixo porque dependo do seu sucesso para o meu projeto político futuro.

Que cacetada meu!!! Com um aliado desses não precisa ter inimigo.

Wilma acusa Rosalba de fazer politicagem

A ex-governadora Wilma de Faria voltou à cena mais uma vez utilizando seu perfil no twitter nesta quinta-feira (14). Desta vez, ela fez um “apelo à assembléia legislativa, ministério público, imprensa e o povo em geral”: “Não deixemos que o SAMU seja descaracterizado”, pediu.


A presidente estadual do PSB lamentou que “infelizmente, o atual Gov.(governo) cancelou o Convênio c/(com) os Municípios só p/(para) ñ(não) dar continuid.(continuidade) ao que já estava planejado e feito”. “Pura politicagem”, acusou Wilma de Faria.

Wima de Faria lembrou de ações de sua gestão no tocante ao trabalho da Samu. “Montamos o sistema com experiência de termos implantado o SAMU em Natal e região metropolitana, e o de Mossoró; todos de comprovado sucesso”, comentou.

Ainda segundo a ex-chefe do Executivo estadual, ela citou sua intenção de interiorizar o serviço da Samu. “Antes de sair do Governo, deixei pronto e pactuado com o Ministério da Saúde e Municípios um plano para levar o SAMU ao interior do Estado”, disse.

Ela lembrou que “boa parte das ambulâncias especiais já estão em Natal aguardando a estruturação das bases de suporte, com cronograma de ações em andamento”. Wilma ressaltou que “é bom lembrar que o então Governador Iberê assinou convênio c/ (sic) a FEMURN p/ (sic) implantação do SAMU nos Municípios, dando sequência ao processo”.

Em suas postagens no twitter, Wilma de Faria procurou ressaltar os seus trabalhos no governo estadual. “Nosso plano, feito c/ (sic) critérios técnicos, consid.(considerando) aspectos geográficos-logísticos p/(sic) atender urgências em até 20min. em qq (qualquer)lugar do Estado”, informou.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO LIBERA MODELO DE CONCESSÃO DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO

A última etapa legal para autorizar a concessão do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, foi vencida nesta quarta-feira - o Tribunal de Contas da União aprovou o edital que prevê o modelo de concessão para a obra. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai publicar ainda este mês o edital de licitação para a obra. O edital da parceria Público-Privada (PPP) aguardava a aprovação da análise feita pelo Tribunal de Contas da União para ser publicado.


A informação foi dada ao deputado Henrique Alves pelo diretor da ANAC, Rubens Vieira, com quem o líder do PMDB na Câmara dos Deputados esteve reunido. A previsão da ANAC é de que a licitação custe, inicialmente, R$ 51,7 milhões podendo chegar aos R$ 60 milhões dependendo da concorrência para quem desejar assumir a obra do primeiro aeroporto privado, mediante concessão, do Brasil.

A construção vai custar ao governo e ao parceiro privado um bilhão de reais, sendo R$ 250 milhões, a contrapartida do estado. Para o deputado Henrique Alves a decisão do TCU de liberar a obra, em sessão realizada na tarde desta quarta-feira, significa um marco para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Durante a sessão plenária do Tribunal de Contas da União, o relator da matéria e presidente do Tribunal, Valmir Campelo, apresentou o relatório que foi aprovado sem restrições pelos demais integrantes da corte que julga as contas da União.

Antes da votação o líder do PMDB, Henrique Alves, esteve pessoalmente com o presidente do TCU onde expôs a necessidade de aprovação do relatório com urgência em função das obras da Copa do Mundo de 2014 em Natal e futuro do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Duas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE´s) já estão em fase de implantção em função do novo aeroproto de São Gonçalo do Amarante.

O aeroporto ainda deverá sevir de modelo para as futuras concessões da nova Secrearia Nacional de Aviação Civil e funcionará como portão de entrada e saída entre o a Europa e América Latina.


Geraldo Gurgel
Assessoria de Imprensa



LÍDER DO PMDB REIVINDICA VIADUTO PARA NOVA PARNAMIRIM AO MINISTRO DOS TRANSPORTES‏



O deputado Henrique Alves conversou nesta quarta-feira com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, sobre a urgência de um viaduto para a BR-101 entre Nova Parnamirim e a Cidade Satélite, em Natal. A conversa, por telefone, foi durante uma audiência com o vereador Sérgio Andrade (PP).

O vereador Sérgio Andrade, de Parnamirim, esteve com o deputado, na liderança do PMDB, na Câmara dos Deputados, discutindo projetos para o desenvolvimento de Nova Parnamirim, entre eles o viaduto para o trecho urbano da rodovia federal que está sendo duplicada. “Os engarrafamentos na Av. Maria Lacerda são constantes e não podemos conviver com esse problema eternamente”, justificou o vereador.

O ministro pediu ao líder do PMDB um memorando justificando a necessidade da obra. O assunto será encaminhado para análise no DENIT. “É mais um passo importante para o desenvolvimento de Natal e região metropolitana”, disse Henrique Alves.

Sérgio Andrade, que é da Executiva Nacional do PP, aproveitou a viagem à Brasília, onde participou da eleição do senador Francisco Dornellas para presidente do PP e conversou com o líder do PMDB também sobre a construção de um hospital regional para Nova Parnamirim. “O bairro tem 150 mil habitantes e precisa de uma melhor atenção à saúde da população”, argumentou o vereador do PP.

Geraldo Gurgel
Assessoria de imprensa