Ao pagar mensalmente pelo fornecimento de água da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o cliente espera usufruir pelo serviço pago. Entretanto, não é o que vem ocorrendo com os moradores do sítio São Francisco, na zona rural da cidade. Os residentes contam que há mais de três anos a água não chega às casas, no entanto, a fatura da Caern todos os meses é recebida.
A dona de casa Antônia Francisca conta que, apesar de ter a tubulação da Caern, a falta d'água tornou-se um problema crônico que já dura mais de três anos. "Temos toda instalação certa, mas nunca veio um pingo de água nas torneiras. Já conta d'água vem todo mês. Pago mensalmente R$ 6,45 de taxa. Procuramos a Caern, e até hoje nenhuma justificativa foi dada para essa falta de água", revela Antônia Francisca.
Na comunidade cerca de 50 residências não contam com o fornecimento de água da Companhia, mesmo dispondo da ligação necessária para o serviço. Enquanto isso, as famílias são obrigadas a comprar água para consumo e utilidades domésticas.
A dona de casa Maria Auxiliadora de Lucena relata que está sobrevivendo com a compra da água de carros-pipa. Por mês, ela arca em média com o gasto de 200 reais pelo serviço privado.
"O povo está revoltado com essa situação de pagar por uma coisa que não tem. No bairro aqui ao lado, o Bom Pastor tem água e os moradores jogam até no terreiro para evitar a poeira. Enquanto nós não temos nem para beber e fazer a comida, além da limpeza nossa e da casa", reclama Maria Auxiliadora.
A equipe de reportagem do jornal O Mossoroense tentou indagar do gerente regional da Caern, Neilton Barreto, se há uma previsão para que o problema seja solucionado. No entanto, no Escritório Regional da Companhia em Mossoró as ligações não foram atendidas.
Fonte: Jornal o Mossoroense