terça-feira, 5 de abril de 2011

Corregedoria da Câmara não consegue notificar Bolsonaro

A Corregedoria da Câmara tentou nesta terça-feira (5/4), sem sucesso, notificar o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) sobre as quatro representações enviadas ao órgão. As representações contra ele foram apresentadas à Mesa da Câmara por causa de comentários considerados racistas feitos em um programa de televisão, exibido no dia 28 de março. Nova tentativa de notificar o parlamentar será feita amanhã (6).


Se a Corregedoria não conseguir encontrar Bolsonaro em até três tentativas, a notificação será feita por intermédio de publicação no Diário Oficial da União, ainda no decorrer desta semana. Após ser notificado, o deputado terá até cinco sessões para apresentar defesa.

Como as representações tratam da mesma denúncia, elas foram encaminhadas à Corregedoria pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), anexadas uma na outra. Ainda faltam ser encaminhadas à Corregedoria mais duas representações contra Bolsonaro. Uma da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB-RJ) e outra da procuradora da mulher na Câmara, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA).

Já se encontram na Corregedoria as representações apresentadas pelo deputado Edson Santos (PT-RJ), pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, pelo deputado Luiz Eduardo (PT-BA) e pelo ouvidor da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Carlos Alberto Junior.



Fonte: Correio brasiliense

Vôlei: jogador acusa rivais de homofobia e gera polêmica na Superliga

Michael, do Vôlei Futuro, afirma que foi hostilizado por torcedores do Sada/Cruzeiro durante jogo

SÃO PAULO - Um caso polêmico está agitando as semifinais da Superliga masculina de vôlei. Michael, jogador do Vôlei Futuro, afirma que foi alvo de homofobia durante a partida de sexta-feira diante do Sada/Cruzeiro em Contagem (MG). No confronto, a equipe da casa levou a melhor e saiu na frente na série melhor de três.


                                       Michael (dir.) ao lado de Ricardinho em jogo da Superliga
 
Michael, que é homossexual, disse que foi chamado de "bicha" pela maior parte dos torcedores presentes no ginásio, em coro. O árbitro não relatou o ocorrido na súmula, mas o Vôlei Futuro encaminhou um relatório ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei e cobra providências.

"No jogo em Contagem eram cerca de duas mil pessoas, o ginásio estava super lotado e todos me chamando de 'bicha', 'gay' e outras ofensas. Me senti ofendido e constrangido pelo ocorrido. Não eram só alguns torcedores de torcida de futebol, eram crianças, mulheres, o ginásio inteiro gritando e me ofendendo. O jogo foi transmitido pela TV e não só quem estava no ginásio pode ouvir, mas todos que assistiram ao jogo pela TV no Brasil inteiro, depois da partida as pessoas em Araçatuba e de diversos lugares vieram me perguntar o que tinha acontecido e se mostraram muito solidárias. Eu poderia ter jogado melhor se não tivesse passado por esse constrangimento e me senti julgado pelo lado pessoal e não pelo profissional que sou. Acho que este tipo de acontecimento não deve passar em branco, realmente me fez muito mal, acho que deve ser divulgado e discutido para que isso não ocorra com mais ninguém", declarou o atleta.

"Sou gay, mas isso não precisa ser comentado. Todo mundo aqui sabe", disse posteriormente, em entrevista ao Globoesporte.com.

Vôlei Futuro reclama. A equipe de Araçatuba divulgou uma nota repudiando a atitude da torcida e dos dirigentes adversários. "Tratando-se da torcida do Cruzeiro, esta atuou de maneira feroz e preconceituosa, mostrando ódio, aversão e discriminação a um dos atletas do Vôlei Futuro, deixando claro o manifesto de homofobia dentro do Ginásio. O coro era de forma organizada, crianças, homens e mulheres se juntaram para cometer o tremendo desrespeito e discriminação com o atleta Michael", destaca o Vôlei Futuro.

O time do interior paulista também reclama da superlotação do local. Diz que se deparou com um segurança "aparentemente alcoolizado", afirma que não havia ingressos para a sua torcida e denuncia que o policiamento local era inferior à necessidade de pessoas presentes.

"Na saída mais um caso de desrespeito, do Ginásio até o ônibus da equipe não havia segurança ou membro da organização da equipe adversária. Nossos atletas passaram pelos torcedores que se agrupavam para xingá-los e desrespeitá-los", ressalta o comunicado.

Reposta. O Cruzeiro refuta as acusações e ainda ataca o rival. "Suspeitamos que tais 'denúncias' sejam uma nítida manobra no sentido de intimidar a nossa equipe e nossa torcida no jogo da volta em Araçatuba, no próximo sábado", diz, em nota. A equipe mineira teme hostilidade contra seus jogadores no próximo confronto.

De acordo com a diretoria cruzeirense, o jogo foi normal e a torcida fez uma festa bonita, como sempre acontece na Superliga. "O Cruzeiro não incentiva e nem apoia atos considerados como preconceituosos. Ao contrário, sempre pede que todos sejam tratados com respeito. Após a partida, funcionários da equipe Sada/Cruzeiro viram vários atletas do Vôlei Futuro, como Leandro Vissotto, Mário Jr e Michael tirando fotos e dando autógrafos para os torcedores, em sua maioria crianças e mulheres, num clima comum a um jogo de vôlei. Nenhuma confusão."

Além disso, o time de Minas Gerais declara que todos os integrantes da delegação do Vôlei Futuro foram bem recebidos no ginásio.


Fonte: O Estadão

Radialista morre em sala de aula

Nuno Miguel Silva é elogiado pelo trabalho que desenvolveu nas vários rádios pelas quais passou. Corpo foi retirado da faculdade pela polícia
*
À colega de carteira disse apenas que se estava a sentir mal antes de cair sem sentidos no chão da sala de aula, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. O radialista na Antena 3 e DJ Nuno Miguel Silva, de 46 anos, acabou por morrer, cerca das 11h30 de ontem, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

"Alguns colegas ainda chegaram a fazer respiração boca-a-boca e massagens cardíacas. O médico do INEM também tentou a reanimação, mas sem sucesso", explicou ao CM Pedro Rebelo, aluno do 2º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação e que na altura estava na sala de aula. Uma outra aluna referiu que Nuno tinha chegado um pouco "atrasado" e "ofegante".



Na RTP – que inclui as estações de rádio Antena 1, 2 e 3 – a notícia apanhou todos desprevenidos. "Não lhe conhecia qualquer problema de saúde", disse ao CM o director-adjunto da Antena 1 e 3, Jorge Alexandre Lopes. "Os actuais jingles das várias rádios da RTP são da autoria da sua equipa. Deixa uma marca, perde-se um grande profissional", lamentou Jorge Lopes. "Esta notícia é absolutamente chocante. Não sei quanto tempo vou levar a refazer-me", confessou à Antena 1 Nuno Santos, director de Informação da RTP, e que foi o primeiro director de Nuno Miguel na Rádio Energia (surgida em 1991). "Há cerca de um mês, o núcleo fundador da Energia encontrou--se para preparar a celebração destes 20 anos. Reencontrei o Nuno Miguel com o mesmo entusiasmo, talento, ar rezingão e sentido crítico de sempre", acrescentou.


Para além de responsável pela sonorização das rádios do grupo RTP, Nuno Miguel era responsável pelo programa Ambientassons, autor do Party Zone, ambos da Antena 3, e DJ. Esteve na fundação da TSF e transitou para a RTP para ajudar a fundar a Antena 3. Era casado e não tinha filhos. O corpo foi retirado da sala de aula pela PSP e vai agora ser autopsiado.

Praça Coronel Pedro Osório terá ponto de informações

Prédio e jardins serão revitalizados
*
A Casa do Lago, na praça Coronel Pedro Osório, será transformada em posto de informações turísticas. As ações de recuperação do local, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Macluf, terminam em um mês.


Por ser um local privilegiado e histórico, o objetivo com o espaço é buscar outra forma de impulsionar e divulgar as atrações turísticas, de hotelaria, de gastronomia e o calendário das festividades pelotenses. A Casa do Lago ficará aberta diariamente, das 9h às 19h, inclusive aos finais de semana e feriados.

A localização do posto de informações e os eventos realizados na praça deverão facilitar a distribuição de materiais de divulgação dos pontos turísticos - rurais e urbanos - do município. Dois estudantes de Turismo serão contratados para atender a população e distribuir os materiais impressos em três idiomas: português, espanhol e inglês.

A Casa do Lago será um espaço público à disposição da comunidade. Os jardins no entorno serão revitalizados. O lago ganhará estudo específico para evitar que um problema recorrente continue ocorrendo: a convivência dos peixes com o lixo e a poluição.


Diario Popular

Manifestantes se reúnem na Cinelândia para protestar contra Jair Bolsonaro

Manifestantes se reuniram na Cinelândia, tradicional ponto de protestos políticos no Rio de Janeiro
*
Líderes negros e representantes de movimentos GLBT pediam igualdade

Cerca de 50 manifestantes se reuniram no fim da tarde desta terça-feira (5) na Cinelândia, no Centro do Rio, para protestar contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) por causa das declarações que o parlamentar deu ao programa CQC da Rede Bandeirantes no dia 28 de março.

Integrantes da Unegro (União dos Negros pela Igualdade) e representantes de movimentos GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais) pediam respeito à igualdade.

Policiais do Batalhão da Praça Tiradentes (13º BPM) foram acionados para acompanhar a manifestação que durou cerca de uma hora.

Polêmica


A entrevista de Bolsonaro causou polêmica porque o deputado disse que seu filho jamais se casaria com uma mulher negra. No mesmo programa, o deputado ainda afirmou que torturaria seu filho se o encontrasse fumando maconha e que não pensa que seu filho possa ser homossexual porque ele teve "boa educação".

Do r7.com

Dengue vira epidemia em Natal

"Natal vive uma epidemia de dengue", afirma a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiana Souto. Segundo dados do último boletim, a cidade ultrapassou o limite máximo permitido para determinar esse quadro. De acordo com metodologia do Ministério da Saúde, a epidemia é constatada quando há 80 casos de dengue para cada 100 mil habitantes da cidade.


Antes, a medida utilizada era de 300 casos para cada 100 mil habitantes, modificada no início deste ano. Em Natal, foram registrados 1.437 casos de dengue clássica e 105 casos de dengue hemorrágica (FHD), 25 já confimados. As zonas Leste e Oeste da capital são as mais afetadas.

Para combater o problema, a Prefeitura de Natal convocará um mutirão de prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiana Souto, o mutirão reunirá todas as secretarias municipais, Exército, Marinha, grupo de Desbravadores e agentes mirins e outros municípios da Região Metropolitana de Natal.

"A participação dos agentes mirins será um trabalho mais educativo, envolvendo cerca de 500 alunos de escolas do ensino fundamental, em parceria com a rede de supermercados Nordestão, capacitando alunos como agentes multiplicadores na sensibilização da comunidade onde a escola está inserida", afirma Cristiana.

Secretarias como Educação, Saúde, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Obras Públicas e Infraestrutura e Urbana poderão destinar um olhar diferenciado para as especificidades de cada bairro, com ações voltadas para praças, cemitérios, e imóveis fechados, além de promover uma ação de remoção de sedimentos das lagoas de captação de águas pluviais.

No Sertão da Paraíba, pai é preso por abusar de filha de três anos

A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) registrou nese domingo (3) dois casos de abusos sexuais contra crianças. Em Nova Olinda, às 13h30, José Izidro Sobrinho, agricultor de 49 anos, foi preso por abusar da filha de apenas 3 anos de idade, fato que foi denunciado pela mãe da criança, que o viu tentando beijar e tocar a menor. O crime ocorreu no conjunto Mariz. O criminioso só foi capturado cinco horas depois na casa da mãe dele, no conjunto Santo Amaro. Ele foi preso em flagrante.


Na tarde de domingo (3), outro crime chocou moradores do Jardim Sorrilândia, em Sousa: o aposentado Manuel Rocha de Sousa, de 64 anos, foi preso em flagrante por tentar estuprar a vizinha de 3 anos de idade. A mãe da menina denunciou o homem após ver a criança sair chorando do quarto. Ela examinou a filha e percebeu o abuso. A vítima foi levada para o Hospital Regional de Sousa, onde foi comprovada a tentativa de estupro e Manuel foi autuado na delegacia da cidade.


Do jc online

Exclusivo: facção criminosa do RN se instala na Paraíba para produzir e contrabandear xarope falso

Uma investigação está em curso, conduzida pelas Polícias Militar e Civil da Paraíba, identificou que integrantes de uma facção criminosa do Rio Grande do Norte estão agindo no Estado.




A quadrilha migrou para João Pessoa e se instalou no bairro de Mangabeira, onde produz, comercializa e distribui remédios contrabandeados por supermercados e farmácias da Paraíba.



Os falsificadores conseguiram escapar da ‘Operação Xarope’ que foi deflagrada em Natal, Parnamirim e Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte em 2010.

Na ocasião, onze pessoas foram presas sob acusações de falsificação de medicamentos, apreensão de remédios contrabandeados sem registro na Anvisa e tráfico de drogas.

A Operação Xarope também flagrou irregularidades administrativas como empresas sem autorização de funcionamento e sem licença sanitária, ausência de responsável técnico, fracionamento de medicamentos, condições higiênico sanitárias precárias e armazenamento inadequados.

A Operação Xarope – como foi batizada – teve início quando o Ministério Público Estadual divulgou 26 Inquéritos Civis para investigar diversas irregularidades em farmácias e drogarias de Natal.

Hyldo Pereira com informações do Tribuna do Norte
Hyldo Pereira com informações de Emerson Machado e Tribuna do Norte

Wilma é incansável! Ela quer a Sudene

A ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, PSB, correu para um encontro nesta segunda feira, 4, com o governador de Pernambuco e presidente nacional o PSB, Eduardo Campos, em Recife.


Wilma (na foto) quer porque quer um emprego federal. E deseja a superintendência do desenvolvimento do Nordeste – Sudene.

Tá difícil. A presidente Dilma Rousseff sabe que na hora em que nomear Wilma para o cargo receberá uma rebordosa das grandes da mídia nacional. O governo de Wilma teve vários escândalos de grandes proporções: Operação Higia, Foliaduto e Operação Ouro Negro. Será um risco para a imagem da presidente.

 
 
saiu no blog do xerife

Em Mossoró, só dá político na árvore dos Rosado

Do Congresso em Foco:


Atualmente, oito integrantes da família exercem mandato eletivo, incluindo a governadora Rosalba. Núcleo familiar só perdeu uma eleição desde 1948 e disputa entre si o poder local:

Um dos municípios mais prósperos do interior do Nordeste, Mossoró (RN) é o maior produtor de petróleo em terra e de sal marinho do país. Mas o solo da cidade, localizada a 285 km a oeste de Natal, produz mais que “ouro negro” e riqueza mineral. Brotou-se ali, no semiárido potiguar, uma das árvores genealógicas mais férteis de que se tem notícia na história recente da política brasileira: a família Rosado.

Atualmente, oito integrantes do clã exercem mandato eletivo, a começar pela governadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM), que renunciou ao Senado para assumir o governo no início do ano, passando pelos primos deputados federais Betinho Rosado (DEM-RN) e Sandra Rosado (PSB-RN), por dois deputados estaduais e dois vereadores e terminando na prefeita da cidade, Fátima Rosado (DEM), a Fafá. Do início do século passado pra cá, essa árvore já frutificou dois governadores, dois senadores, cinco deputados federais e sete prefeitos, além de diversos vereadores.

Desde 1948, os Rosado perderam as eleições municipais uma única vez, em 1968. Ainda assim, por uma diferença mínima de 98 votos, e para um candidato que havia exercido o cargo anteriormente com o apoio deles. Até o final dos anos 70, só havia duas formas de ser prefeito de Mossoró: ser da família Rosado ou ter o apoio dela. Mas, nas últimas três décadas, só há uma maneira. Tem de ser necessariamente da família.

De 1982 pra cá, a cidade de 250 mil habitantes teve apenas quatro prefeitos, todos Rosado. Dix-huit Rosado exerceu dois mandatos, Rosalba Ciarlini, três, e Fátima Rosado está em seu segundo governo. Sandra Rosado chegou a exercer o mandato por 70 dias com a morte do tio, Dix-huit, de quem era vice, em outubro de 1996. Mas quem disse que não há oposição aos Rosado em Mossoró? Existe, sim, e é exercida por… adivinhe quem? Pelos próprios Rosado.

Rivalidade familiar

Dois grupos disputam o poder dentro da própria família: a ala liderada hoje pela governadora Rosalba e seu marido, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, e pelo irmão dele, o deputado Betinho Rosado; e o grupo encabeçado pela deputada Sandra Rosado e seu marido, o ex-deputado Laíre Rosado. Ele é primo de Sandra e de Carlos Augusto e Betinho. Pelo lado materno, Sandra é também prima de Rosalba.

Uma rivalidade que começou a se ensaiar nas eleições de 1982, ganhou força no pleito de 1986 e se escancarou de vez na disputa de 1988, quando, pela primeira vez, os Rosado se enfrentaram diretamente nas urnas. Naquele ano, a então pedetista Rosalba venceu o confronto com Laíre Rosado e conquistou o primeiro de seus três mandatos como prefeita de Mossoró.

Desde então, o grupo da atual governadora só perdeu uma das seis últimas eleições municipais para a outra facção da família. Foi em 1992, quando Dix-huit Rosado, que tinha a sobrinha Sandra como vice, se elegeu pela terceira vez. Com a morte do tio ainda no cargo, coube à vice-prefeita concluir os últimos dias de seu mandato.

Sucessão

O grupo não conseguiu mais retomar a hegemonia política. A principal aposta do grupo de Sandra e Laíre Rosado para reconquistar a prefeitura de Mossoró é caseira. Aos 36 anos, Larissa Rosado, filha do casal, lidera as pesquisas de intenção de voto para 2012. Deputada estadual em terceiro mandato, ela perdeu duas vezes a eleição municipal para a atual prefeita Fafá, que deu seus primeiros passos na política pelas mãos de Sandra. A relação entre as primas azedou. Mais que adversárias, a deputada e a prefeita são hoje inimigas declaradas. Uma não dirige a palavra à outra, no melhor estilo grande família.

Os primeiros sinais de desavença política na família ocorreram em 1982, quando o então deputado estadual Carlos Augusto Rosado contrariou as orientações do tio Vingt Rosado e declarou voto no primo e hoje senador José Agripino Maia ao governo do estado. Pai de Sandra, o ex-deputado Vingt Rosado apoiou o grande adversário dos Maia, o ex-governador Aluizio Alves (PMDB). Agripino saiu vitorioso das urnas.

O troco viria quatro anos mais tarde, quando o confronto ficou mais explícito. O grupo de Carlos Augusto apoiou João Faustino e perdeu a eleição para o candidato de Vingt Rosado, o governador Geraldo Melo. Desde então, os galhos da árvore genealógica iniciada pelo patriarca Jerônimo Rosado nunca mais penderam para um lado só.

O patriarca

Nascido em Pombal, na Paraíba, em 1861, o farmacêutico Jerônimo Rosado desembarcou em Mossoró em 1890 e lá fincou as raízes da família na política. Entre 1917 e 1922, foi eleito duas vezes intendente – espécie de prefeito à época – de Mossoró.

O patriarca teve 21 filhos de dois casamentos – três do primeiro e 18 do segundo – com as irmãs Maria Amélia e Isaura Maia. Jerônimo e Isaura recorreram a uma maneira excêntrica para nomear os filhos: incluíram algarismos em francês em seus nomes, conforme a ordem de nascimento. Foi assim a partir da 11ª filha – Laurentina Onzième (décima-primeira, em francês) Rosado até o caçula Jerônimo Vingt-un (21, em francês) Rosado Maia, passando por Jerônimo Dix-sept Rosado, que passaria à condição de mito local ao morrer num desastre aéreo menos de cinco meses após assumir o governo do Rio Grande do Norte, em 1951.

O PODER DOS ROSADO

Núcleo familiar tem nove integrantes no exercício do mandato e outros três cargos de primeiro escalão na prefeitura de Mossoró

Rosalba Ciarlini Rosado (DEM-RN)

Governadora do Rio Grande do Norte. É casada com o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, que é primo de Sandra. Rosalba é prima de Sandra pelo lado materno, da família Escóssia.

Betinho Rosado (DEM-RN)

Deputado federal, primo da deputada Sandra Rosado (PSB-RN)

Sandra Rosado (PSB-RN)

Deputada federal, prima do deputado Betinho Rosado (DEM-RN)

Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”

Prefeita de Mossoró. É prima e adversária de Sandra, ligada ao grupo da governadora Rosalba Ciarlini. Também é prima do deputado Betinho Rosado.

Ruth Ciarlini (DEM)

Vice-prefeita de Mossoró. É irmã de Rosalba é prima de Sandra Rosado.

Larissa Rosado (PSB)

Filha de Sandra e Laíre Rosado, é deputada estadual

Lahyre Rosado Neto (PSB), o “Lairinho”

Filho de Sandra e Laíre Rosado, é vereador em Mossoró

Marcos Giovane Rosado (PR), o “Marquinhos Churrasco”

Vereador em Baraúna – cidade distante 32km de Mossoró. É filho do empresário Tarcísio Rosado, que é primo de Sandra, Betinho e Carlos.

Leonardo Nogueira (DEM)

Deputado estadual. É marido da prefeita de Mossoró, Fátima Rosado.

Também ocupam cargos de primeiro escalão em Mossoró:

Noguchi Rosado

Secretário da Controladoria do Município, é irmão de Fafá Rosado.

Gustavo Rosado

Chefe de Gabinete da Prefeitura, é irmão de Fafá Rosado.

Alex Moacir Pinheiro

Secretário de Serviços Urbanos, genro de Noguchi Rosado.



Prefeita de Natal destina verba para Zoológico fantasma

De acordo com publicação no Diário Oficial do Município, a prefeita Micarla Borboleta de Sousa (PV) destinou recursos da ordem de 210 mil reais para o Zoológico de Natal.


Mas… espere aí! Aonde fica mesmo o Zoológico de Natal?

Como não existe em lugar nenhum é possível que a verba seja destinada para alguns burrinhos que fazem parte do time da prefeita. Só pode ser.