quarta-feira, 2 de março de 2011

Dois navios de guerra dos EUA chegam ao Mediterrâneo rumo à Líbia


Americanos aumentam pressão sobre contestado ditador Muammar Kadhafi.
Coronel prometeu 'dedos nos olhos' de adversários, e clima é de guerra civil.

Dois navios anfíbios de guerra dos EUA chegaram nesta quarta-feira (2) ao Mar Mediterrâneo, rumo ao litoral da Líbia, disse uma autoridade americana, para uma possível intervenção no país, praticamente imerso em uma guerra civil após 16 dias de protestos populares contra o ditador Muammar Kadhafi.


O USS Ponce e o USS Kearsarge, com centenas de fuzileiros a bordo, deixara o Canal de Suez, vindos do Mar Vermelho, e entraram no Mediterrâneo, disse a autoridade, sob anonimato, à agência Reuters.

Os EUA também mantêm o porta-aviões USS Enterprise no Mar Vermelho, mas ainda não foi confirmado se ele será mandado ao Mediterrâneo.

A administração Obama disse que "todas as opções" estão sobre a mesa para lidar com a crise da Líbia, em que rebeldes pedem a saída do coronel Kadhafi, desde 1969 no poder. Mas, por enquanto, o discurso é de que os militares irão apenas prestar serviços humanitários, ajudando a resgatar pessoas em situação de risco ou entregando ajuda ao país, em que, segundo relatos da ONU, já começa a faltar comida.


Também nesta quarta-feira, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse temer que, após o confronto, a Líbia se transforme em uma "Somália gigante", tornando-se um campo aberto para a ação de terroristas ligados à rede terrorista da al-Qaeda.

Ela também disse que os EUA relutam em transformar o território líbio em zona de exclusão aérea, para impedir bombardeios das forças leais a Kadhafi contra os rebeldes, como já vem acontecendo.


O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, disse que a criação da zona precisaria ser precedida de um ataque às defesas líbias.

Os EUA, já envolvidos em longos conflitos no Iraque e no Afeganistão, relutam em apelar para uma solução militar também na Líbia, segundo analistas.

Enquanto aumenta a pressão americana, o país está praticamente em guerra civil, com relatos de combates em várias cidades entre tropas e mercenários leais ao governo contra os rebeldes.


Com Kadhafi em Trípoli afirmando que não vai deixar o governo e prometendo "enfiar os dedos nos olhos dos adversários", forças leais a ele partem para o contraataque em cidades do leste, controlado pelos rebeldes e onde fica a base destes, Benghazi.

Uma entidade líbia de direitos humanos anunciou que mais de 6.000 pessoas já morreram nos confrontos, embora Kadhafi tenha dito nesta quarta que apenas 150 pessoas morreram.

Fonte: G1

PSP baleado por colega acaba por morrer

Incidente ocorreu no interior da esquadra
*
Um agente da PSP baleou esta quarta-feira um colega em Lisboa, na esquadra da Horta Nova. O ferido, de 24 anos, acabou por morrer.

De acordo com declarações de fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública à agência Lusa, o agente da PSP, ferido "na zona do abdómen", esteve a ser "intervencionado" num hospital de Lisboa.



Fonte do Hospital de Santa Maria confirmou a entrada na unidade de saúde de "um baleado". No entanto, acabou por não resistir aos ferimentos, até porque a bala se alojou perto da coluna vertebral. O CM sabe que a vítima tinha acabado de entrar ao serviço, quando os disparos foram feitos.


O Comando Metropolitano referiu que o incidente ocorreu cerca das 17h00 naela esquadra, a 32.ª, e que o agente autor do disparo está a ter acompanhamento psicológico.


Contactado pela Lusa, o comandante da esquadra da Horta Nova não quis prestar declarações, mas adiantou que não se tratou de um acto "premeditado", remetendo mais explicações para a Direcção Nacional da PSP.


Por seu turno, o oficial de dia da Direcção Nacional disse à Lusa não dispor de informações para divulgar à comunicação social. O atirador ficou em estado de choque na sequência dos disparo.


Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do Ministério da Administração Interna disse que, "neste momento", o gabinete do ministro Rui Pereira não tem comentários a fazer sobre este incidente, remetendo qualquer informação para a Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Alfinetadas de Hebe em Silvio soam como ingratidão no SBT

Hebe em seu primeiro programa na Rede TV! (Francisco Cepeda/AgNews)


As notícias que se espalharam sobre o que Hebe disse de Silvio Santos em sua primeira gravação na Rede TV! estão dando o que falar no SBT.

Comenta-se nos corredores da emissora que a apresentadora está sendo ingrata e sem ética, pois ficou mais de 25 anos no SBT e agora cospe no prato que comeu.

Os sbtistas acham que foi muito deselegante da parte de Hebe.

Ela fez questão de ressaltar que Silvio vivia trocando seu programa de horário e isso era falta de respeito com os telespectadores e anunciantes.

Até cutucou Roberto Justus, que estava presente, perguntando se ele não queria deixar o SBT.

Apesar da deselegância em detonar seu antigo trabalho, Hebe não está errada.

As constantes mudanças de horário realmente prejudicam a programação.


Marido decepciona parentes e amigos de Wanessa Camargo

Wanessa (ex-Camargo) e Marcus Buaiz (AgNews)


Caiu como uma bomba a notícia que Marcus Buaiz vai deixar de administrar a carreira de Wanessa Camargo, sua mulher.

Como o empresário sempre foi muito bem recebido por parentes e amigos dela, mesmo que alguns não morressem de amores por ele..., esperavam um tratamento mais profissional com um comunicado oficial, no mínimo.

Vale lembrar que a família Camargo abriu as portas e deu notoriedade para Buaiz, que era desconhecido antes de Wanessa.

E foi ele que fez a cabeça da menina para tirar o sobrenome e ficar somente Wanessa. E mudou todo o foco da carreira da filha de Zezé.

Agora, Buaiz vai tocar seus negócios com o ex-jogador Ronaldo.

Por outro lado, há rumores de que Wanessa Camargo e Marcus Buaiz enfrentam uma crise no casamento, o que ele nega.

O empresário passou o fim de semana sozinho no Rio. Foi a um jantar na casa do ator Márcio Garcia.




Ucranianas protestam contra 'sorteio de esposa' por rádio neozelandesa

Ativistas do movimento Femen protestam contra 'sorteio de esposa' promovido por rádio da Nova Zelândia
*
Ativistas que defendem os direitos das mulheres na Ucrânia organizaram um protesto contra uma promoção de uma rádio da Nova Zelândia que prometia "sortear uma esposa ucraniana" entre os ouvintes.


Nove mulheres com os seios à mostra protestaram em frente ao cartório de registro de casamentos de Kiev, segurando cartazes com frases como "A Ucrânia não é um bordel".

A rádio neozelandesa Rock FM anunciou na última segunda-feira (28) que um homem identificado apenas como Greg, fabricante de vinhos, foi o ganhador do prêmio.

O vencedor do sorteio irá até Donetsk, uma cidade produtora de minério de carvão na Ucrânia, no dia 23 de março. Em seguida, será levado para a cidade de Zaporizhia. No total, a viagem até a Ucrânia sorteada pela rádio terá 12 dias.

Como parte do prêmio, o vencedor poderá escolher uma mulher local antes de a viagem começar, por meio da agência de encontros Endless Love. A agência então marca a viagem para a Ucrânia e organiza o encontro entre os dois.

O prêmio ainda inclui um tradutor e viagens de barco.

Polêmica

A competição da Rock FM também causou polêmica na Nova Zelândia, mas a rádio disse que foi em frente com o sorteio apenas "de brincadeira".

O diretor de programação da rádio, Brad King, teria explicado a promoção quando foi feito o primeiro anúncio do sorteio.



- No final das contas, depende das duas pessoas, se eles decidirem se casar e voltar para a Nova Zelândia. Não estamos casando ninguém ou trazendo mulheres para a Nova Zelândia.

O site da rádio destaca que "o prêmio não inclui o pedido de visto ou viagem para a mulher ucraniana para vir à Nova Zelândia, isto é responsabilidade do vencedor e pode ser organizado através da agência Endless Love com um custo adicional e deverá acontecer com o consentimento total de ambas as partes".

As mulheres que fizeram o protesto em Kiev são integrantes do grupo Femen, que faz campanhas contra as agências internacionais que organizam turismo sexual na Ucrânia.

A líder do grupo, Anna Hutsol, protestou.

- Mulheres ucranianas não são mercadorias.

“A Femen avisa o 'sortudo' ganhador da competição na Nova Zelândia que ele pode esperar um final infeliz na Ucrânia", disse a ativista Olexandra Shevchenko em uma declaração postada no blog do grupo.



Incêndio destrói depósito de sucata em Pelotas nesta quarta-feira

Fogo se alastrou rapidamente e bombeiros tiveram dificuldade de encontrar hidrantes próximo do local Foto:Nauro Júnior / Agencia RBS
*
Bombeiros tiveram dificuldade de conter o fogo por falta de hidrantes próximos

Um incêndio destruiu um depósito de sucata na rua Onze, no bairro Bom Jesus em Pelotas no início da tarde de hoje. A demora no abastecimento de água para conter o fogo pelos bombeiros foi apontado por moradores como agravador no incêndio.


Segundo testemunhas, o fogo começou às 12h25 e os bombeiros foram acionados em seguida. Eles teriam levado 20 minutos para chegar ao local, mas por falta de água, 15 minutos depois foram à procura de hidrantes para abastecer o caminhão. Retornaram 45 minutos depois.

— É uma vergonha, estou indignado. Pago os meus impostos e agora não teve nem água para apagar o incêndio. Perdi tudo — lamentou o dono do estabelecimento Valdenir Larroque, 55 anos.

Ele calcula cerca de R$50 mil em prejuízo na perda de materiais, máquinas hidráulicas, prensas e balanças. O local fica a menos de 200 metros da caixa d'água que abastece a zona oeste da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incidente teria iniciado após um curto circuito na rede elétrica do local.

Ainda conforme os Bombeiros, a demora para controlar as chamas aconteceu devido à falta de hidrantes em funcionamento próximos ao local. Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Ubiratan Anselmo, a concessionária de energia teria desligado o sistema da região o que impediu que a água fosse bombeada para os hidrantes.

Sobre o fato do Corpo de Bombeiros possuir cinco viaturas e três delas estarem em conserto, o capitão Sandro da Cunha Eusébio, explicou que uma das viaturas deve ser liberada ainda esta semana, que outra foi para reforma, mas está quase pronta e a terceira, que é de 1969, não sai do conserto porque encontra dificuldades na busca por peças antigas. Ainda segundo ele, o outro caminhão em funcionamenro atendia uma ocorrência no interior.



Fonte: Zero Hora

Carnaval começa a ganhar forma em Rio Grande

Ingressos estarão à venda na antiga Viação Férrea
*
Os preparativos ficam mais intensos conforme a aproximação da grande festa no final de semana. O material para a montagem das arquibancadas foi descarregado na terça-feira (1º) no sambódromo, localizado no Centro de Eventos. A estrutura começou a ser erguida à tarde e a previsão é de que até sexta-feira esteja finalizada. O dia também compreendeu uma reunião da comissão organizadora do Carnaval com os órgãos responsáveis pela segurança do evento na Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (SMTel).


De acordo com o presidente da comissão, Ramão Freitas, o sistema vai funcionar de forma semelhante ao ano passado. Ao todo serão cerca de 150 homens realizando o policiamento. Entre eles, agentes da Brigada Militar, Guarda Municipal, Secretaria da Segurança, Transportes e Trânsito e empresa de escolta armada Com.seg. O público passará por revista nas duas entradas.

Plateia

A volta da área com cadeiras promete satisfazer um pedido feito pela população há dois anos. Na opinião de Freitas, o público prefere as cadeiras e, devido a essa reivindicação, optou-se pela extinção dos camarotes e o retorno das 300 cadeiras na pista.

As arquibancadas irão completar o restante do espaço, disponíveis nos dois lados do sambódromo, com entrada pela avenida Major Carlos Pinto e também pela Buarque de Macedo. O complexo apresentará quatro mil lugares. A expectativa dos organizadores é que mais de seis mil pessoas compareçam em cada dia de festa.

Bilheteria

Os ingressos estarão à venda na antiga Viação Férrea apenas nos dias de folia, a partir das 18h. A medida, segundo Freitas, visa impedir que os ingressos se esgotem antes e propicie a atividade de cambistas, descaracterizando o preço popular do evento. O valor da arquibancada para domingo e segunda custa R$ 4,00. Para o desfile de terça, o valor é de R$ 3,00. As cadeiras saem por R$ 10,00 independentemente do dia.


Fonte: Diario Popular

Hospital-Escola da UFPel recebe quase R$ 3 milhões

O Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 200 milhões destinados à reestruturação e à revitalização de 45 hospitais federais universitários em todo o Brasil. Com esta parcela, liberada por meio da portaria número 295, publicada no Diário Oficial da União, o governo federal totaliza um investimento de R$ 300 milhões. Entre as instituições contempladas está o Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/FAU).


Os R$ 200 milhões serão repassados aos estados e municípios em três parcelas de março até maio por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS). A verba é destinada pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), instituído em 27 de janeiro de 2010, por Decreto Presidencial.

De acordo com o diretor executivo do Hospital-Escola UFPel/FAU, Luiz Vicente Aquino, o recurso já chega direcionado para utilização somente em um fim: custeio. Ou seja, será aplicado na compra de materiais e medicamentos para o hospital. Além disso, a verba não pode ser utilizada para pagamento de dívidas antigas. O recurso de R$ 2.804.714,85 vai ser repassado em três parcelas, sendo a primeira delas em março e as outras duas nos meses de abril e maio.

Segundo Aquino, os hospitais escolas acumulam uma dívida de R$ 400 milhões, em função do déficit dos últimos anos. Tendo conhecimento destes problemas, o Ministério da Educação (MEC), divide para os 45 hospitais escolas do país uma verba de R$ 300 milhões, de acordo com o número de leitos e atendimentos de cada um.

Polícia incrimina ex-amante do pai de menina achada morta

De acordo com informações colhidas pelos peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli
*
A Polícia Civil, através do delegado Robson Costa, afirmou no final da tarde desta quarta que a ex-amante do pai de Lavínia Azeredo, de 6 anos, conhecida como Luciene, é a responsável pela morte da menina. Lavínia foi encontrada morta hoje sob a cama de um apartamento no Hotel Municipal, na Avenida Presidente Kennedy, no centro de Duque de Caxias.

De acordo com informações colhidas pelos peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), Lavínia teria sido morta por asfixia mecânica, já que foram encontradas marcas no pescoço da menina em decorrência de enforcamento causado com a utilização de um cordão de tênis.


"Ela (Luciene) foi reconhecida por funcionários do hotel. Ela nega, mas vai sair daqui devidamente presa", afirmou o delegado Robson Costa, titular da 60ª DP (Campos Elíseos).

Delegado descarta participação do pai no crime

Duas hipóteses vêm sendo levadas em consideração pela polícia para que o caso seja encerrado. A primeira aponta para um possível sequestro da menina em troca de um pagamento de R$ 2 mil, que seria utilizados para a compra de um carro. A outra versão seria de que Luciene não aceitava que o pai da menina não vivesse só com ela. O delegado, no entanto, não acredita na participação do pai no crime.

"Não quero acusar ninguém, mas afirmou que nestes casos quase que 90% dos responsáveis são pessoas íntimas da família. Agora só Deus sabe", disse um idoso, identificado apenas como Adão, que seria o avô de Lavínia.

A menina Lavínia havia sido levada da casa dos pais, no início da semana, e vinha sendo procurada por policiais da 60ª DP (Campos Elíseos) onde o caso do desaparecimento era investigado. Todas as informações recebidas pelas autoridades e foram enviadas pelo Disque-Denúncia (2253-1177).



Fonte: Terra




Travestis são vítimas de agressão no centro de Teresina

Na opinião da delegada Kátia Esteves, as denúncias por homofobia precisam ser analisadas caso a caso
*
Dor, preconceito, agressão e homofobia são apenas algumas das humilhações que fazem parte da rotina de alguns homossexuais. E esse fardo é ainda maior de acordo com a profissão desempenhada, como no caso das dezenas de travestis que oferecem o corpo em troca de uma esmola qualquer.


As denúncias de agressão física são as mais comuns, segundo a delegada Kátia Esteves, da Delegacia de Defesa e Proteção dos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias. “Em segundo lugar, recebemos muitos registros de injúria devido a opção sexual e a cor”, disse a delegada.


Na opinião de Kátia Esteves, as denúncias por homofobia precisam ser analisadas caso a caso, pois a verdade se revela nas entrelinhas. “A princípio, podemos imaginar que, se um homem sai com um travesti, ele não tem preconceito. Por outro lado, ele pode estar interessado apenas em agredir o travesti”, ressalta Kátia.

Segundo a militante do Matizes, Marinalva Santana, outro conflito recorrente entre travestis e clientes acontece na hora de pagar pelo programa, pois os homens se negam a arcar com o valor cobrado. “Como uma forma de receber o pagamento, os travestis acabam pegando bolsa ou celular do cliente”, afirma Marinalva.

Recentemente, quatro homossexuais foram presos após um episódio semelhante. Mas, segundo o movimento LGBTT, a ação foi arbitrária e cheia de irregularidades. “Um travesti ficou preso 16 dias sem que estivesse sequer no local quando houve o roubo. Essa mesma pessoa já foi vítima de agressão anteriormente”, conta Marinalva.

No centro de Teresina, os principais lugares de prostituição são a Rua Goiás, a 24 de janeiro e a avenida Maranhão - próximo à Chesf. A maioria desses travestis passou por uma longa história de sofrimento e desprezo por parte das instituições sociais, como a própria família.

Expulsos de casa, da escola e sem ter qualquer amparo, a prostituição e a criminalidade terminam sendo um caminho quase previsível. A rua se apresenta como o único espaço que acolhe esses travestis.

*

A quebra do silêncio


Foram dois anos suportando humilhações e exclusão até o momento em que I.C.R.C foi demitida. Ao mesmo tempo em que a iniciativa, tomada pela supervisora da profissional de vendas, representou o auge do preconceito, também foi um grito de libertação.

Na manhã desta terça, I.R, compareceu à delegacia especializada com um único objetivo: denunciar a pessoa que tanto lhe maltratou. “Ela debochava de mim, ria com brincadeiras que me atingiam, além de me prejudicar profissionalmente e financeiramente. Por último, conseguiu minha demissão”, conta a vendedora.

Tudo isso mexeu com seu psicológico. A tentativa de segurar o choro foi inútil quando I.R lembrou de um episódio específico. “Um dia ela disse que na empresa tinha vaga para negro, branco e até amarelo, mas para gay não tinha, não. E ela conseguiu mostrar que, realmente, não tem espaço para mim ali”, lamenta a vendedora.

A atitude tomada por I.R. demonstra o aumento no número de denúncias por homofobia, demonstrando maior conscientização. Contudo, é impossível negar que a sexualidade, e principalmente uma orientação sexual diferenciada, ainda é um tema difícil para a sociedade. Assim, boa parte desses crimes permanecem no anonimato.

Para a delegada Kátia Esteves, o ato de denunciar precisa ser pensando de uma forma coletiva, pois representa a realidade pela qual passa milhares de homossexuais por todo o Brasil. “Se a denúncia não partir daquelas que são prejudicados, o agressor vai se sentir fortalecido, achando que nada acontece”, defende Kátia.

E é pensando dessa forma que I.R decidiu agir. “Não quero que aconteça com outras pessoas. Antes de fazer qualquer agressão, nem que seja apenas verbal, ela vai pensar duas vezes”, conclui a vendedora.

Fonte: Jornal Meio Norte









Ônibus capota e deixa 10 pessoas feridas em Belém do São Francisco

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Progresso que fazia a linha Recife/Cabrobó, deixou 10 pessoas feridas na manhã desta quarta-feira (02), na BR-316 entre os municípios de Belém de São Francisco e Itacuruba.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ainda não há informações sobre a causa do acidente. Ainda segundo a PRF, três dos 10 feridos que foram levados para o Hospital Regional de Belém de São Francisco, estão em estado grave.

Algumas vítimas ficaram presas nas ferragens do veículo e foram retiradas com ajuda de máquinas.

Barragem de Brotas volta a “sangrar”

*
*
A Barragem de Brotas, no município de Afogados da Ingazeira, voltou a sangrar na tarde da ultima terça-feira (01). As fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias aceleraram o processo de sangria. Com informações do Blog do Sertão.

Tiroteio no bairro Planalto 13 de Maio em Mossoró termina com um Morto

Um tiroteio na manhã de hoje no bairro Planalto 13 de Maio em Mossoró, resultou com a morte de Celson Ricardo Bezerra Dantas 'O Celcinho" de 24 anos residente no conjunto Liberdade I. É o 28º crime violento registrado em nossa cidade, no período de primeiro de janeiro a dois de março de 2011. Segundo a polícia o crime pode ter sido motivado pelo envolvimento com o mundo das drogas.


Há 15 anos, o Brasil perdia o grupo Mamonas Assassinas

Há exatos 15 anos, o Brasil perdia uma de suas bandas mais carismáticas: os Mamonas Assassinas. O grupo, que chegou ao fim após um trágico acidente aéreo no dia 2 de março de 1996, conquistou o país com suas letras cômicas e apresentações irreverentes.


Durante a trajetória meteórica, com apenas um álbum lançado, em 1995, os músicos Dinho (vocal), Bento Hinoto (guitarra), Júlio Rasec (teclado), Samuel Reoli (baixo) e Sérgio Reoli (bateria) emplacaram quase todas as suas músicas nas paradas de sucessos, entre elas os hits "Pelados Em Santos", "Robocop Gay", "Sabão Crá-Crá" e "Vira-Vira".

Em homenagem aos 15 anos de morte de uma das bandas mais emblemáticas da década de 1990, a produtora Tatu Filmes lançará o documentário "Mamonas, Pra Sempre", que conta a trajetória do grupo desde os tempos em que tocava covers, ainda com o nome de "Utopia".

Concluído desde 2009, ano em que foi exibido na Mostra de Cinema de São Paulo e no Festival CineMúsica de Conservatória, o filme será lançado oficialmente no dia 27 de maio.

Além do documentário, os Mamonas Assassinas ganharão, também, um longa-metragem intitulado "Mamonas, De Muvi", ainda sem data de lançamento.


Assista ao trailer de "Mamonas, Pra Sempre":