Desempenho sexual e a fertilidade podem apresentar melhoras com a ingestão de alimentos que possuem nutrientes capazes de produzir hormônios sexuais de ação estimulante
A vitamina B1, presente nos cereais integrais, aumenta a energia do corpo, essencial para a libido
Foto: Ana Lucia Correa / Ana Lucia Correa
*
O desejo sexual faz parte de uma vida saudável e, assim como outros assuntos relacionados ao bem-estar, merece atenção. Segundo a nutricionista Bruna Murta, quando a libido está em baixa, o corpo pode ser afetado tanto física quanto emocionalmente.
Baixa autoestima, ansiedade e depressão podem estar intimamente ligados à falta de desejo sexual. Mas, o desempenho sexual e a fertilidade podem apresentar melhoras com a ingestão de alimentos que possuem nutrientes capazes de produzir hormônios sexuais de ação estimulante.
Um desequilíbrio na alimentação ou na produção de neurotransmissores pode ser a causa da perda de libido. O contrário também é verdadeiro, segundo Bruna.
Veja a lista de alimentos e nutrientes que melhoram o desempenho sexual e a fertilidade:
:: Ácidos graxos essenciais (ômegas 3, 6, 7 e 9): fundamentais para a produção de hormônios sexuais. Consuma nozes, castanhas, amêndoas, pistache, avelãs, óleos vegetais e semente de linhaça.
:: Arginina: encontrada no chocolate, cereais integrais e oleaginosas, evita o risco de impotência sexual.
:: Magnésio: ajuda na produção de hormônios sexuais e neurotransmissores que causam a sensação de prazer. Presente nos vegetais folhosos verde escuros, oleaginosas e quinua.
:: Selênio: melhora a qualidade do esperma e a fertilidade em homens. A castanha é uma das principais fontes.
:: Vitamina A: regula a síntese de progesterona. Encontrada em hortaliças e frutas de cor amarelo alaranjadas, folhas escuras ou em cápsulas de betacaroteno.
:: Vitamina B1: aumenta a energia do corpo, essencial para a libido. Encontrada no levedo de cerveja, cereais integrais, cacau e amendoim.
:: Vitamina E: encontrada principalmente no gérmen de trigo e nos óleos vegetais, também participa da produção de hormônios sexuais.
:: Zinco: as principais fontes alimentares de zinco são ostras, grão de bico e demais leguminosas, cereais integrais e oleaginosas.
:: Triptofano: precursor de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Encontrado no chocolate amargo, quinua, leguminosas, banana, arroz integral, castanhas, nozes, morango, laranja, tâmara e ovos.
:: Amendoim: fonte de vitamina B3, que colabora para a vasodilatação sanguínea, melhorando a circulação na região do órgão masculino. Contém vitamina E, que participa da produção de hormônios sexuais.
:: Cacau: fonte de feniletilamina, fornece a sensação de prazer.
:: Gengibre: estimula e auxilia na prolongação da função erétil. Pode ser consumido na forma de chá ou para temperar receitas doces e salgadas.
:: Café: por ser rico em cafeína, possui ação estimulante. Pessoas com hipertensão arterial, devem consumir com orientação de um nutricionista.
BEM-ESTAR