quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cristina, Dilma e a “Ley de Medios”. Ah, que inveja da Argentina !

O sociólogo Marcos Coimbra, que dirige o instituto de pesquisas Vox Populi, publica hoje, no Correio Brasiliense, um artigo onde traça paralelos – e as diferenças – entre as presidentas do Brasil, Dilma Rousseff, e a da Argentina, Cristina Kirchner.


Vale a pena ler o trecho final:

“Ambas têm muitas coisas em comum. Algumas são grandes e significativas, outras parecem pequenas e irrelevantes. Mas não são.

As duas gostam, por exemplo, de ser chamadas “presidentas”. Mas externaram a preferência de maneiras completamente distintas.

Ainda na campanha, Cristina deixou mudos seus simpatizantes quando interrompeu um comício em que a palavra de ordem “Cristina presidente” era entoada por milhares de pessoas. Enraivecida, deixou claro que considerava a expressão uma manifestação de machismo. Com o dedo em riste, disse a todos que teriam que se acostumar com a nova forma e repetiu “presidenta” esticando a pronúncia do “a” final, como um mantra: “presidentaaa”.

Consta que, nos primeiros tempos na Casa Rosada, seu cerimonial devolveu centenas de correspondências endereçadas com a grafia que repudiava. Nas entrevistas, não responde se for tratada como “presidente”.

Aqui, a mídia procura ridicularizar quem faz como Dilma pede. Que não é qualquer atentado ao vernáculo: todos os principais dicionários registram “presidenta”. É por pura antipatia que nossos jornais insistem em lhe negar o direito de escolher o tratamento.

Cristina, face à permanente intransigência da grande imprensa contra seu governo, tem respondido com retaliações diretas e indiretas. A Ley de Medios que seu governo propôs (e que o Parlamento aprovou por larga maioria) procura romper os oligopólios de comunicação e franquear o acesso de entes públicos e comunitários à radiodifusão.

Há quem diga que seria bom para a Argentina se Cristina aprendesse algumas coisas com Dilma (a educação e a paciência, por exemplo). Mas a recíproca talvez valha: e se Dilma tivesse mais de Cristina, o que diria muita gente por aqui?”


Fonte: Conversa afiada

Imagens do dia

O bebê de quase 4,6 kg que nasceu na estação de trem de Campo Grande, na zona oeste do Rio, na última segunda (18), já respira sozinho, segundo a Secretaria estadual de Saúde. Na foto, os pais da criança, Daniele Conceição e Rafael Nascimento Araujo.

Fonte: Bol

Una persecución en pleno San Telmo terminó con un peatón muerto

Según la Policía, se trató de una bala disparada accidentalmente al caerse el arma de un oficial. Pero testigos del hecho ofrecieron otra versión.
Do Clarin.com

Dica de Gastronomia:

Torta Cremosa de Repolho



Ingredientes


400g de repolho branco cortado em tiras bem finas (coloquei 200g)

300g de queijo mussarela cortado em cubinhos (coloquei 200g de mussarela light)

300g de presunto cortado em cubinhos (coloquei 200g de peito de peru defumado)

2 ovos ( usei 2 ovos pequenos)

2 tomates sem sementes cortados em cubinhos ( usei 1)

1 pimentão verde pequeno cortado em cubinhos (não coloquei)

1 pimenta dedo-de-moça pequena sem sementes picada (não coloquei)

Cheiro verde picado a gosto (não coloquei)

200g de requeijão (coloquei 100g)

1 xícara (chá) de azeite (coloquei 1/2 xícara(chá) 120ml)

1 xícara (chá) de farinha de trigo (usei 1/2 xícara de 240ml)

1 colher (sopa) de fermento em pó (coloquei 1/2 colher sopa)

sal e pimenta-do-reino a gosto (coloquei um pouco de sal)

Queijo mussarela ralado a gosto

Acrescentei azeitonas picadas

Modo de preparo

1 - numa tigela coloque o repolho branco cortado em tiras bem finas, o queijo mussarela cortado em cubinhos, o presunto cortado em cubinhos,os tomates sem sementes cortados em cubinhos, o pimentão verde pequeno cortado em cubinhos, 1 pimenta dedo-de-moça pequena sem sementes picada e cheiro verde picado a gosto e misture muito bem.2 - acrescente 2 ovos, o requeijão, o azeite, a farinha de trigo, o fermento em pó, sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem até que fique uniforme. 3- transfira a mistura para uma assadeira retangular (30 cm x 20 cm) untada e enfarinhada,salpique queijo mussarela ralado a gosto e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 30 minutos.


Cristha Barbosa



Mestre-Cuca

Barreiros estouram e Corpo de Bombeiros temem que Campina Grande seja inundada

*
O Corpo dos Bombeiros de Campina Grande emitiu, no final da tarde desta terça-feira (19), sinal de alerta para vários bairros da cidade, devido aos riscos de inundação por conta do arrombamento de barreiros (pequenos açudes) particulares em propriedades rurais, que cercam o município.


O secretário Alex Azevedo tranquilizou a população alegando que todas as medidas já foram tomadas e as áreas de maior risco esvaziada.

As primeiras informações são de que três barreiros estouraram, com as águas sendo escoadas para o açude de Bodocongó, que já está transbordando.

Os Bombeiros temem que as águas que entram no açude inundem bairros como o próprio Bodocongó, nas proximidades da comunidade Vila dos Teimosos, Conceição e Rosa Mística, por isso já passaram por estas localidades pedindo que os moradores evacuem a área, para evitar prejuízos maiores.

O Ponto de Cem Réis, localizado no Centro de Campina, também enfrenta problemas. Por volta das 16h30, a área começou a ser evacuado. As autoridades temem que a região seja alagada caso o açude da comunidade rural de Jenipapo também estoure. O trânsito também está sendo controlado no local.

O Corpo de Bombeiros orienta que em caso de emergência a população acione o telefone 193 e a Defesa Civil, pelo número 199. As ligações são gratuitas.


Wscom
Retirado de É Sertão

Empresa área interessada em voo para Mossoró

empresa área Trip está em negociação com o Governo do Estado para um novo voo para Mossoró, mas a questão também passa pela autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), por isso ainda não há uma data para esse voo começar a operar.




Do blog de Laurita Arruda

Britânica se esfaqueia e culpa amante do marido

Lyn Kitching iniciou uma campanha de ódio contra a amante do marido, Jason. A britânica de 27 anos chegou a se esfaquear e pôr a culpa na adversária, que já foi sua amiga, Andrea Pearce.


A traída ateou fogo em casa, em Hull, para responsabilizar Andrea. Outro episódio inventado: um belo dia, Andrea entrou como um foguete na casa da rival e jogou água sanitária no rosto de Lyn.

A farsa, que levou Andrea à cadeia quatro vezes, durou nove meses. Até que Lyn escreveu com um batom na janela de casa: "Ha, Ha, morra logo". A policiais ela disse não ter dúvida: tinha sido Andrea.

Mas uma análise de DNA no batom revelou que ele pertencia a Lyn. Acuada, a mulher admitiu a farsa.

"Isso é totalmente ultrajante. Nunca lidei com um comportamento como esse", disse o juiz Michael Mettyear, de acordo com o "Sun".

Lyn foi condenada a nove meses de condicional e ficará sob supervisão psicológica.


Fonte: O globo

Lula visita Dona Canô na Bahia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Dona Canô, de 103 anos de idade, mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, em Santo Amaro da Purificação, a 72 km de Salvador, no Recôncavo Baiano. Dona Canô, que é eleitora declarada de Lula, recebeu alta na última quinta-feira, 14, depois de passar uma semana internada em um hospital de Salvador, tratando uma traqueobronquite.


Em visita ao Hospital da Criança, de Feira de Santana (BA), 110 quilômetros a oeste de Salvador, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou falar com a imprensa sobre a crise no Ministério dos Transportes, mas fez uma breve análise sobre o caso quando provocado sobre os cada vez mais frequentes afastamentos de funcionários do governo.

“(As demissões) podem chegar a 100, a mil, a 10 milhões”, disse o ex-presidente. “Só existe uma forma de a pessoa não ser investigada e não ser punida: não cometer erros. Se cometerem erros, serão punidas. Tenho certeza que a presidente Dilma (Rousseff) pensa como eu.”

Lula também falou que a visita à Bahia já integra um plano de viagens pelo País. “Depois, vou a Pernambuco, ao Ceará, a Sergipe… Vou conversar com o povo, porque ainda tem muita coisa a ser feita”, afirma. “Já me adaptei à nova vida, sinceramente desencarnei (da presidência) e vou começar a andar pelo Brasil. Sou um ajudante da presidente Dilma. Tenho plena convicção da competência dela.”

A passagem pelo Hospital da Criança foi feita porque o ex-presidente não compareceu à inauguração da unidade, em 26 de agosto do ano passado, apesar de ter prometido. “Eu tinha de ter vindo visitar este hospital, mas o tempo não estava bom para pousar aqui e eu não pude vir. Desta vez, pude conhecer.”

Antes da ida a Feira de Santana, Lula esteve em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, onde encontrou a matriarca da família Velloso, dona Canô. Depois de conhecer a unidade médica, o ex-presidente partiu para Salvador, onde se reúne com lideranças políticas da base de apoio ao governador Jaques Wagner (PT).

Em novembro de 2009, Dona Canô se disse chateada e constrangida com declarações de seu filho sobre Lula. Em entrevista ao ‘Estado’, Caetano disse considerar Lula ‘analfabeto e cafona’ e que por isso apoiaria Marina Silva na eleição de 2010. Após Dona Canô declararar que gostaria de se desculpar com o então presidente, o próprio Lula ligou para ela para dizer que não se preocupasse.



O estadão

Dois pescadores morrem afogados nas águas do rio Apodi/Mossoró

Corpo de Roberto Carlos da Silva (detalhe), foi encontrado
pela manhã pelo Corpo de Bombeiros
*
Dois pescadores morrem afogado na madrugada de hoje, enquanto pescavam na barragem de baixo, no Bairro Barrocas zona norte de Mossoró. Segundo informações colhidas pelos policiais, é de que estavam três pessoas em uma canoa, quando começou a entrar água. Todos pularam quando perceberam que a canoa estava afundando, mas apenas um de menor de 13 anos de idade conseguiu chegar a margem do rio, os outros dois, sendo um deles pai do menor desapareceram.


Na manhã de hoje o Corpo de Bombeiros de Mossoró foram acionadas para realização de buscas, na tentativa de encontrar as duas pessoas desaparecidas. Equipes usando canoas e mergulhadores com ajudas de populares trabalham na manhã de hoje, os dois corpos foram encontrados. Trata-se de Roberto Carlos da Silva, 40 anos e Geilson Leão de Oliveira, 23 anos.

Os corpos foram resgatados e periciados no local. O ITEP foi acionado e encaminharam as duas vítimas para a unidade onde serão submetidos à autopsia e posteriormente liberados para sepultamento. Três pessoas morreram afogadas nas águas do Rio Apodi/Mossoró nas últimas 24h.

Fonte: Ismael Souza


Decolou: bastidores do ensaio nu das dançarinas do Aviões do Forró

Foi divulgada nesta quarta-feira, 20, a primeira foto dos bastidores do ensaio que as dançarinas da banda Aviões do Forró fizeram para a "Playboy".


O ensaio vai rolar nas próximas terça e quarta-feiras, em São Paulo, e deve ir para as bancas em agosto. Já faz um tempo que os aviões são sondados pela Playboy, mas só agora acertaram o cachê.

Aliás, elas já deram um aperitivo para a galera na revista de junho, na seção Happy Hour.
No total, são sete bailarinas: Jeane, Dani, Dayane, Rose, Moellyne, Thaís e Raíssa. Mas apenas três vão posar. Xiii! Quem será que roda? A revista ainda faz mistério quanto aos nomes das gatas escolhidas.
Dançarinas do Aviões do Forró vão posar para a ‘Playboy’ Roberta, Noeline, Thais, Ariana, Carla Cris, Jeane, Aiana e Elaine.




Fonte: Ego


Wilma defende professores grevistas e acha estranha decisão do TJ/RN sobre a irregularidade do movimento

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB), responsável pelo Plano de Cargos e Salários dos professores que agora reivindicam seus direitos, se pronunciou pela primeira vez sobre a greve dos professores que chega aos 80 dias. “Acho que é uma conduta correta à deles, de lutar pelos direitos conquistados, que foi na minha gestão, mais foi uma conquista dos professores”, disse ao Jornal de Hoje.


Wilma lembrou que desde 2006, existe o Plano dos Professores e toda vez que ocorre mudança no piso, é preciso alterar o plano, para que os professores não percam os direitos, que são concedidos de acordo com os cursos de especialização, mestrado e doutorado que acumulam ao longo do tempo. “Quando recebi o governo, os professores ganhavam um salário mínimo e o resto era penduricalho. O plano deu esse direito. Os professores lutam para permanecer com o direito que eles conquistaram, que é o plano”, frisou.

Nas declarações que deu ao Jornal de Hoje, Wilma também achou estranho a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), que considerou o movimento irregular. “O Judiciário tem o poder de tomar essa decisão, mas isso é inédito no Rio Grande do Norte, nunca tinha acontecido”, afirmou. Para a ex-governadora, os planos foram aprovados pela Assembleia Legislativa e agora são leis.

 
Fonte: Marcos Dantas

Ex-diretor do Dnit no RN deve ser denunciado por fraudar licitação

Do Estado de São Paulo:


O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte está preparando uma denúncia contra Gledson Maia, que atuava como diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) no Estado. Gledson foi um dos suspeitos presos durante a Operação Via Ápia, da Polícia Federal, deflagrada em novembro do ano passado, que investigou uma suposta fraude no Dnit.

Gledson é sobrinho do deputado João Maia (PR-RN) e do deputado distrital Agaciel Maia (PTC). A investigação da Operação Via Ápia, que identificou uma quadrilha atuando em fraudes e superfaturamento de processos licitatórios no Dnit, resultou em um inquérito com mais de 20 volumes. Os documentos foram repassados agora para o procurador da República Ronaldo Pinheiro, que deve apresentar a denúncia à Justiça Federal.

Além de Gledson, foram presos o diretor-geral do Dnit no Estado, Fernando Rocha Silveira, também indicado de João Maia, e outras quatro pessoas . Os suspeitos são acusados de desviar cerca de R$ 2 milhões das obras de duplicação da BR-101, no trecho entre a cidade de Arez até a divisa com a Paraíba.

Flagrante. A investigação da Polícia Federal no Dnit do Rio Grande do Norte resultou ainda em outro inquérito, que também tem como réu Gledson Maia, além do empresário Túlio Gabriel de Carvalho Beltrão Filho. Os dois foram presos pela Polícia Federal em um estacionamento de uma churrascaria na zona sul de Natal.

No momento da autuação, Gledson estava recebendo R$ 58.950,00 do empresário. Com o dinheiro também foi apreendida uma lista com nomes de empresas e valores, que estava em poder do sobrinho do deputado do PR.

A denúncia – feita pelo Ministério Público Federal e já recebida pela Justiça Federal – indica que Gledson recebia propina da empresa Arteleste Construções, que pertence ao pai de Túlio Gabriel e tem contrato com o Dnit.

O processo agora aguarda despacho do juiz Mário Jambo, da 2.ª Vara Federal. Ele analisará as defesas prévias apresentadas pelos réus, que pedem absolvição sumária. No despacho o magistrado terá duas alternativas: acolher o pedido de absolvição sumária ou continuar com o processo e já marcar as audiências para ouvir réus e testemunhas.