Cerca de 700 pessoas compareceram à cerimônia em lembrança do ex-vice-presidente
O ex-presidente Lula e sua mulher, Marisa Letícia, estiveram presentes em cerimônia que reuniu neste sábado (9) cerca de 700 pessoas na Catedral da Sé, em São Paulo
*
Cerca de 700 pessoas estiveram neste sábado (9) na Catedral da Sé, no Centro de São Paulo, para a missa em memória do ex-vice-presidente José Alencar. A cerimônia contou com a presença do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, recém-chegado de viagem aos EUA. A presidente Dilma Rousseff não pôde comparecer e enviou o secretário-geral do governo Gilberto Carvalho como seu representante. Dilma está em viagem oficial fora do Brasil.
A viúva de Alencar, dona Mariza, sentou-se na primeira fila ao lado dos filhos Josué e Maria das Graças. A filha Patrícia resolveu se sentar um pouco mais afastada. Junto da viúva também estavam o ex-presidente Lula e sua esposa Marisa Letícia. Os cinco netos de Alencar, Ricardo, Giovana, Josué, Barbara e Davi, fizeram leituras ao longo da cerimônia presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.
O governador e o prefeito de São Paulo não estavam presentes. No entanto, Gilberto Kassab foi representado por José Gregori, secretário especial de Direitos Humanos. Ele ressaltou a importância política e empresarial de José Alencar em um discurso antes do final da cerimônia.
Também falaram Gilberto de Carvalho e o filho de Jose Alencar. Carvalho se pronunciou em nome da presidente Dilma e lembrou da cumplicidade entre Lula e seu então vice-presidente.
- José Alencar foi marcado por sua humanidade. Eu tive a sorte de ver crescer a cumplicidade e o amor entre Alencar e Lula, o que fez esses oito anos de governo dar certo.
O filho de Alencar agradeceu a presidente Dilma e ao ex-presidente Lula e também a todo o povo brasileiro “que enviou mensagens de apoio e carinho de todo o país”. Durante o a fala de Josué, dona Mariza que não havia chorado na cerimônia até então ficou bastante emocionada.
O ex-presidente Lula, que chorou durante o discurso de Gilberto de Carvalho, se pronunciou ao deixar a cerimônia..
-É sempre difícil lembrar a perda de Alencar, mas faz parte da vida.
Também estiveram presentes na celebração os senadores Eduardo Suplicy e Marta Suplicy; os ex-ministros Marcos Vinícius Luiz e Luiz Antônio Furlan; o ex-governador de São Paulo Fleury Filho, além do deputado Paulo Maluf e o rabino Henry Sobel.