terça-feira, 14 de setembro de 2010

Incêndio destrói três hectares em terreno da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Um grande incêndio foi registrado ontem em área pertencente à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), no bairro Costa e Silva. O fogo se alastrou rapidamente, destruindo cerca de três hectares da vegetação nativa e adentrando às instalações da Unidade Mossoró do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Apreensivos, moradores da região ajudaram para que as chamas fossem debeladas.


Através de fatores como clima seco, ventos fortes e mata seca, as chamas espalharam-se com facilidade, gerando ainda uma nuvem de fumaça perceptível em vários bairros da cidade. Temendo o avanço do fogo, a dona de casa Ana Lúcia Bezerra ofereceu água de sua residência para que o Corpo de Bombeiros abastecesse os veículos. "Eles vieram várias vezes, mas água acabava logo e são apenas dois carros. Cada vez que eles retornavam ao quartel novos focos surgiam. Já estava com medo, pois o fogo chegou perto das casas", diz Ana Bezerra em meio à densa fumaça.

Segundo o sargento Zacarias, foi necessário a atuação de 11 homens do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, como também o auxílio da Petrobras, para debelar as chamas. "Foi preciso cerca de 35 mil litros de água para que o incêndio acabasse. Além disso, o apoio da estatal foi importante, pois nos concedeu um caminhão-pipa e três homens para ajudar no trabalho", explica o comandante da operação.

Moradores da região dizem que constantemente pequenas queimadas ocorrem. "Nunca com essa magnitude, mas frequentemente as pessoas queimam mato e lixo, principalmente durante a madrugada para dificultar a identificação da origem do fogo", conta o residente Valeriano.

Sargento Zacarias adverte que uma simples queimada de mato ou lixo doméstico pode gerar um incêndio de grandes proporções. "As pessoas devem acabar com esse hábito de atear fogo, pois pode ser muito perigoso e acarretar graves consequências tanto para o meio ambiente como para a própria população", ressalta.

Apesar do incêndio ter durado oito horas, a Defesa Civil de Mossoró tomou conhecimento depois que os focos tinham sido eliminados, não prestando assistência aos moradores das áreas atingidas pelo fogo.

Prejuízos

Além de danos ao meio ambiente, que segundo especialistas levará cerca de 5 anos para a recuperação natural da vegetação, moradores e instituições de ensino foram prejudicados. Como o fogo atingiu a parte externa das instalações do IFRN, queimando principalmente o mato localizado nas imediações do campo de futebol da instituição, as aulas do turno vespertino foram interrompidas. De acordo com o professor e coordenador do IFRN, Clóvis Costa, mais de 300 alunos foram liberados devido à fumaça que incomodava muito. No entanto, no período noturno as atividades foram retomadas.

"A fumaça estava muito forte dentro do prédio, não tinha nem como respirar. A partir das 14h os professores liberaram todos os alunos", revela a estudante do curso de Edificações, Joelma Mendonça.




Fonte: Jornal o Mossoroense

Dia dos Presidenciáveis - 14/9/2010

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, deu entrevista hoje em Brasília
A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, participou de evento promovido pela OAB em Brasília
José Serra esteve em Altamira/Pará

E nos meios políticos do Peranmbuco

Jarbas silencia sobre Pedro Eurico

*
Em meio a uma leva de políticos tucanos que aderiram ao governo Eduardo Campos (PSB), a pulada do deputado estadual Pedro Eurico (PSDB) para o lado governista parece ter sido a menos sentida por Jarbas Vasconcelos (PMDB). O senador, candidato ao governo do Estado, contentou-se em manter sua opinião sobre Eurico.


“Não vou falar mais em Pedro Eurico. Meu conceito sobre ele, eu não mudei. É aquele que eu emiti naquele dia. Não é novidade nenhuma”, disse, referindo-se à declaração do dia 2 de agosto, quando chamou o tucano de “mau caráter”, em resposta à entrevista do deputado ao JC.

Para a corrida ao Senado, bem mais acirrada que a ao governo, em especial para a segunda, disputada ponto a ponto por Armando Monteiro Neto (PTB) e Marco Maciel (DEM), Jarbas prometeu seus esforços. Segundo o senador, ele e Eduardo estão se empenhando da mesma forma, contudo, o governador-candidato teria uma estrutura maior.

“Ele está fazendo o que a gente está fazendo. Agora ele tem uma estrutura mil vezes maior do que a minha”.

Na campanha, que chega em sua reta final, Jarbas afirmou que continuará com o ritmo acelerado de mais de uma caminhada por dia. Mesmo curtas, como a da tarde de hoje na Vila Felicidade, em Dois Unidos, que durou cerca de 20 minutos, o senador acredita que elas são uma forma de “provocar um auê mesmo em horas inconvenientes”.

CASO ERENICE- Em resposta a Lula que provocou a oposição dizendo que “houve um tempo em que era mais fácil levantar o tapete e jogar tudo para baixo” se referindo às 18 prisões no Amapá no caso de acusação de desvios de recursos públicos, Jarbas soltou: “Debaixo do tapete ele está escondendo o escândalo da Erenice (Guerra, ministra da Casa Civil). Quer botar para debaixo do tapete a quebra de sigilo (na Receita Federal)...”

 
Chico Ludermir



Do JC Online

Fofocas no mundo dos Famosos

                                       Ana Maria Braga volta novamente com o marido
Frisoni e Ana Maria (Daniel Delmiro/AgNews)




Chega de brigas, de ciúme, de confusão.



Depois de mais uma separação, Ana Maria Braga e Marcelo Frisoni estão reconciliados novamente.


Ele está na ponte aérea desde domingo.


Vem para São Paulo de manhã e à noite volta ao Rio para dormir com a mulher.


Sobre a amizade de Ana Maria com Dinho Diniz, Frisoni prefere não jogar mais lenha na fogueira.


- O Dinho é um fofo. Ele é o melhor amigo que uma mulher pode ter. É um menino bonzinho. Entende de tudo, de gato, cachorro, papagaio, cobra, passarinho, maquiagem, figurino.


Sobre a parte animal da declaração de Frisoni, ele quis referir-se ao fato de Dinho ter um pet show. Já sobre a área de maquiagem e figurino, o blog não sabe explicar...

Os dois chegaram a discutir numa festa, em Nova York, por causa da apresentadora.


Mas, aparentemente, tudo acabou em paz.

A três semanas da eleição, inaugurações dominam agenda de Lula

O presidente Lula vive duas contagens regressivas: uma, a da chegada do três de outubro, outra, a do dia da entrega da faixa presidencial, em primeiro de janeiro de 2011. Faltando três semanas para a definição do processo sucessório, as inaugurações de obras ganham espaço importante na agenda presidencial. Lula também recomendou à equipe que acelere procedimentos para que ele possa inaugurar o máximo de obras iniciadas em seu governo até o dia da descida da rampa do Planalto.


São os seguintes os compromissos previstos na agenda do presidente Lula para esta semana:

Segunda-feira, 13:

- 11h - em Criciúma, Santa Catarina, Lula inaugura trechos da BR 101 e assina editais para obras de túnel do Morro do Formigão, licitação da Ponte da Laguna e contrato de projeto da Via Expressa de Florianópolis; depois, embarca para Itajaí;

- à tarde, em Itajaí, inaugura a primeira etapa das obras do Porto de Itajaí;

- na sequência, embarca para Joinville, onde tem agenda privada; e retorna a Brasília.

Terça-feira, 14:

- 10h - reunião de coordenação;

- ao longo do dia, reunião com ministros e autoridades (Guido Mantega, Luiz Dulce, Pedro Arraes, da Embrapa, e Jorge Fontes Ereda, vice-presidente da CEF);

- 18h30 – participa de cerimônia no Palácio do Planalto – lançamento do livro “No Planalto, com a Imprensa”.

Quarta-feira, 15:

- ato de criação de grupo de trabalho interministerial e lançamento do plano de ação para prevenção e controle do desmatamento e das queimadas no cerrado;

- viagem ao Ceará

-à noite, compromisso privado em Fortaleza.

Quinta-feira, 16:

- à tarde, sai de Fortaleza e vai para Crateús, onde inaugura escola técnica;

à tarde, parte para Belém do Pará;

à noite, participa de evento privado em Belém.

Sexta-feira, 17:

- em Campinas, participa de evento do “Minha Casa, Minha Vida”

 
Por Christina Lemos

STJ mantém presos governador e antecessor do Amapá

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) acatou pedido do Ministério Público para manter na prisão o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), o antecessor e candidato ao Senado Waldez Góes (PDT) e o presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado) José Júlio Miranda.


Além deles, mais quatro pessoas sob suspeita de participar de um esquema de desvio de dinheiro público desbaratado pela Polícia Federal na última sexta-feira (10) tiveram a prisão temporária prorrogada na noite desta terça-feira (14).

Em sua decisão, o ministro João Otávio de Noronha considerou que a prisão garante o andamento das investigações, para não comprometer os depoimentos. A prorrogação vale por 5 dias, ou seja, até a próxima segunda-feira (20).

Noronha determinou ainda que as outras 12 pessoas presas na Operação Mãos Limpas deverão ser soltas imediatamente. O nome delas não foi revelado porque o processo corre em segredo de Justiça.

Operação Mãos Limpas

As investigações, que contaram com o auxílio da Receita Federal, Controladoria-Geral da União e do Banco Central, começaram em agosto do ano passado.

Foram apurados indícios de um esquema de desvio de recursos da União, que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundeb e do Fundef.

De acordo com a PF, a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitava as formalidades legais e beneficiava empresas previamente selecionadas.

Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada, segundo a polícia, manteve contrato emergencial por três anos com a secretaria, com fatura mensal superior a R$ 2,5 milhões, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.

O mesmo esquema seria aplicado em outros órgãos públicos. A Polícia Federal identificou desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.



Do R7

CNT/Sensus: baixaria de Serra

CNT/Sensus: Dilma amplia diferença para Serra e chega a 50,5%




Claudia Andrade


Direto de Brasília

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostrou nesta terça-feira (14) a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com mais da metade das intenções de voto no levantamento estimulado – quando os nomes dos candidatos são mencionados. Dilma tem 50,5%, contra 26,4% do seu principal adversário, o tucano José Serra. Marina Silva, do PV, aparece com 8,9%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Nenhum dos outros candidatos ao Palácio do Planalto chegou a ter 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 3,5% e indecisos, 9,1%. Dilma Rousseff tem 57,8% dos votos válidos, enquanto Serra totaliza 30,2% dos votos válidos – descontando brancos, nulos e indecisos. Desta forma, se a eleição fosse hoje, a candidata petista venceria em primeiro turno.

Para realização da pesquisa, foram feitas 2 mil entrevistas, em 24 Estados do País, entre os dias 10 e 12 de setembro. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral é o 29.517/2010.

No levantamento anterior, realizado entre 20 e 22 de agosto, a petista tinha 46% das intenções de voto, contra 28,1% de José Serra e 8,1% de Marina Silva. O percentual de votos brancos e nulos era maior: 5,1%, assim como o de eleitores indecisos: 11,7%.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são indicados aos entrevistados, Dilma Rousseff aparece com 44,3% das intenções de voto, contra 23% de José Serra e 7,1% de Marina Silva. Na pesquisa anterior, Dilma aparecia com 37,2%, Serra, com 21,2%, e Marina com 6%.

A análise do limite de voto do eleitor mostrou rejeição de 41,3% do candidato José Serra e de 29,4% de Dilma Rousseff. Marina Silva é a candidata em que “não votaria” para 45% dos entrevistados. A avaliação da CNT é que, historicamente, rejeições acima de 40% são mais difíceis de serem revertidas.

O Instituto Sensus também fez uma simulação de um eventual segundo turno entre Dilma e Serra. A petista venceria com 55,5% dos votos, contra 32,9% do tucano. Brancos e nulos somaram 5,9% e indecisos, 5,7%.

Felipe Maia escuta pedido de jovens por mais oportunidades‏

*
*
A falta de oportunidades e a carência nos serviços básicos foram algumas das reclamações escutadas pelo deputado federal Felipe Maia (DEM), em passagem pelo município de Touros e pelo bairro das Quintas, zona Oeste de Natal. O candidato à reeleição ouviu os relatos dos moradores de ambas as localidades na terça-feira (14).


No início da manhã, o deputado visitou a feira livre de Touros acompanhado do ex-prefeito Josemar França. Ao percorrer as barracas e falar com os comerciantes, o parlamentar foi abordado por diversos pescadores que questionaram sobre a atuação do parlamentar a favor da categoria. “Na Câmara Federal aprovamos a Lei Geral da Pesca, que entre outros benefícios garante o direito do pescador de ter uma aposentadoria depois de um tempo de trabalho. O que antes não acontecia. Esta foi uma bandeira defendida em meu mandato”, esclareceu o parlamentar.

Felipe Maia também esteve no bairro das Quintas onde fez o corpo a corpo com os moradores da região. No encontro com a população, o parlamentar testemunhou o sonho do estudante Jeferson Wallace de Oliveira, 19, que deseja ter um emprego. Contudo, o mesmo ainda não o concretizou pela falta de oportunidades.

Segundo o candidato não existe investimento para que os jovens possam se qualificar para o mercado de trabalho. Ainda de acordo com Felipe Maia essa realidade começará a mudar quando Rosalba Ciarlini for eleita governadora. “Com esta chapa, Rosalba, Garibaldi e José Agripino (senadores) conseguiremos transformar a realidade do Rio Grande do Norte de forma positiva, gerando emprego e renda para os pais e mães de famílias do estado e, sobretudo garantindo qualificação para a juventude”, afirmou o parlamentar.

Roberto Germano realizou caminhada no bairro Vila do Príncipe‏

O ex-prefeito de Caicó e candidato a deputado estadual Roberto Germano (PCdoB), realizou, na tarde de hoje (14), caminhada no bairro Vila do Príncipe, na Zona Norte de Caicó.


O candidato caminhou pelas ruas do bairro, andando de casa em casa, cumprimentando e conversando com os moradores. Roberto Germano foi recebido com muito carinho pelos moradores que saiam de suas casas, para ir ao ao encontro e dizer que irão votar nele para deputado estadual.

“O povo de Caicó vai me eleger deputado estadual para que eu possa lutar por uma saúde de qualidade na cidade de Caicó. A saúde do nosso município está na UTI, agente precisa lutar para que os nossos hospitais tenham condições de funcionar e assim fazer com que a população de Caicó possa ter uma saúde que realmente funcione”. Falou Roberto Germano.

O presidente municipal do PMDB, vereador Lobão esteve acompanhando Roberto Germano, durante a mobilização.

Fábio Faria faz dobradinha com Gesane Marinho em Canguaretama‏

*
José Agripino, Fábio Faria, Robinson Faria e Gesane Marinho
*
A agenda política do deputado Fábio Faria nessa segunda-feira (13) contou com uma movimentação da coligação Força da União nos municípios de Vila Flor, onde o federal recebe o apoio do prefeito Aldinho; e em Canguaretama, local escolhido para o grande comício de encerramento da mobilização. No município da região Agreste, Fábio faz parceria com a deputada estadual Gesane Marinho, que também concorre à reeleição pelo PMN.


Antes de se juntar a Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, Fábio Faria caminhou em Pedro Velho com o ex-prefeito Jalmir Macêdo. Também visitou a feira do município de São Rafael, ao lado do candidato a deputado estadual Ricardo Motta.

HOJE - Nesta tarde de terça-feira (14), Fábio Faria participa de movimentações em São Gonçalo do Amarante. Logo depois, fecha a agenda do dia em visita a Bento Fernandes.




Fotos: Dinarte Mariz

Garibaldi se reúne com Ney Lopes Júnior

O senador Garibaldi Filho, candidato à reeleição pelo PMDB, se reuniu ontem (13) com o vereador de Natal e candidato à deputado estadual, Ney Lopes Júnior (DEM). O candidato democrata ressaltou que Garibaldi é o nome que os potiguares devem escolher para voltar ao Senado Federal.


“Ele preenche todos os requisitos de um bom legislador, além de já ter exercido cargos públicos de grande relevância, tendo sido presidente do senado, governador por duas vezes, prefeito de Natal e deputado estadual”, afirmou Ney Júnior.

Garibaldi destacou sua atuação no Congresso e também mencionou o porque vota em Rosalba Ciarlini para Governo e em José Agripino para o Senado (ambos DEM).

“Estou do lado de quem é bom, e o que a pesquisa na ruas diz. O povo quer Rosalba. Eu estou com a maioria esmagadora da população. A Rosa é a melhor opção. Disse até ao Presidente Lula. Por isso digo e peço a vocês que no dia 03 vote nos três, Rosa, Gari e Jajá”, declarou.

De acordo com a Start, Rosalba e Iberê estão tecnicamente empatados na capital com 30,6% e 28,6% respectivamente

Cada pesquisa é uma pesquisa... Cada metodologia também é uma metodologia... Pois os números da Start não batem com os do Ibope também em Natal. O instituto nacional, que tem 3% de margem de erro, ouviu na capital potiguar 196 pessoas na semana passada. Já a Start entrevistou 405 eleitores, mais que o dobro do Ibope. A margem de erro da pesquisa Start é de 2,52% para mais ou para menos.


Start/Natal (405 entrevistas)


Rosalba (DEM) - 30,6%


Iberê (PSB) - 28,6%


Carlos Eduardo (PDT) - 14,8%


Ibope/Natal (196 entrevistas)


Rosalba (DEM) - 36%


Carlos Eduardo (PDT) - 33%


Iberê (PSB) - 15%

George Soares vai a Florânia‏

*
O segundo compromisso neste domingo (12) do candidato a deputado estadual George Soares, foi visitar o vereador Zequinha no Sitio Dizimeiro em Florânia, e conversar com muitos populares que lá estavam.


Ainda estavam presentes no sitio, o vereador também de Florânia Magnus Lopes, o vice prefeito Márcio Soares de Jucurutu, demais aliados e amigos.

O vereador Zequinha está no oitavo mandato de vereador naquele município com muitos serviços prestados a população.

Rosalba disse, durante debate, que pretende criar o Fundo Estadual de Cultura

Rosalba destacou, dentre metas, incentivos a cultura
*
Durante debate nominuto.com a democrata Rosalba Ciarlini reafirmou que irá criar o fundo estadual, com investimentos de R$ 30 milhões para o incentivo à cultura, apoio aos espetáculos e outras ações voltadas ao segmento. "Essa associação de cultura e juventude é fundamental. Precisamos de cultura nas escolas, afinal, cultura e esporte são processos de transformação dos nossos jovens", disse. A candidata do DEM disse ainda que pretende estimular a cultura de forma ampla. "Já fiz isso como prefeita e farei como governadora. Vamos transformar Natal na capital nacional do folclore. Vamos criar um calendário estadual para estimular todas as manifestações culturais. Incentivar os artistas, que vivem de pires na mão", reforçou.
*
Em debate, Iberê diz que vai governar o RN em parceria com Dilma

No primeiro debate online numa eleição do Rio Grande do Norte, o governador Iberê Ferreira, candidato à reeleição pela coligação "Vitória do Povo", destacou a parceria que o Governo do PSB tem com o Governo Lula. "Serei governador em parceria com a Presidente Dilma para avançar as conquistas sociais do Governo Lula", ressaltou Iberê, no encerramento do debate.


Iberê argumentou que durante os últimos oito anos a parceria com o governo Lula trouxe ganhos para o rio Grande do Norte bem avaliados pela população, exemplificando a duplicação BR-101, as ZPEs, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante e a Copa do Mundo que virá para Natal. "Vamos implementar projetos para capacitar os nossos jovens, combater as drogas e violência, dando oportunidade para que todos possam viver como cidadãos. Na educação, vamos inserir a meritocracia e, na saúde, trabalhar para dar dignidade no atendimento aos que precisam da rede pública - tanto que foram contratados 423 médicos recentemente para hospitais do interior", disse Iberê.


Provocada por Carlos Eduardo, Rosalba Ciarlini evita dar nota a administração de Micarla

A candidata ao Governo Rosalba Ciarlini (DEM) evitou dar uma nota de 0 a 10 à prefeita Micarla de Sousa, a primeira pergunta de Carlos Eduardo durante o debate Nominuto.com. Ela disse que não dá notas antes que a administração termine. "Só vou dar nota no final. O período de avaliação é quando a gestão termina. Se a administração tem dificuldade, eu espero que possa melhorar", disse a respeito de Micarla de Sousa (PV), a quem ajudou a eleger em 2008 e cuja gestão é reprovada por 75% da população de acordo com as últimas pesquisas.


Carlos Eduardo criticou a forma como Natal vem sendo administrada. "A cidade está suja, sem rumo, sem projetos. É essa situação a vigente pela administração que a senhora apoiou e está recebendo o apoio dela".




Fotos: Elpídio Junior
Fonte: Marcos Dantas

Câmara de Natal decidirá destino da Sargento Regina

O presidente da Câmara de Natal, Dickson Nasser, se reunirá com a assessoria jurídica da Casa, hoje (14), para decidir que ações serão tomadas diante das denúncias feitas pela vereadora Sargento Regina (PDT), hoje candidata a deputada estadual.


Durante o encontro será analisado o pedido de denúncia contra Regina, que pode ser encaminhado à Comissão de Ética do legislativo, já que o processo só pode ser aberto com a autorização do presidente.

Grande carreata e comício para receber George Soares em Angicos‏

*
Grande carreata e comício para receber George Soares em Angicos


A cidade de Angicos recebeu na noite deste domingo (12), a visita do candidato a deputado estadual George Soares, que ao lado de Nildo do Cabugi e demais lideranças, saíram em carreata, percorrendo em carro aberto diversas ruas e encerrando com um comício no bairro Alto da Cerâmica.

O bairro Alto da Cerâmica, local onde aconteceu o comício, foi escolha de NIldo do Cabugi, por ali representar a sua origem humilde e pelos moradores de lá, serem pessoas lutadoras e com vontade de trabalhar e vencer na vida.

George Soares teve a oportunidade de falar sobre suas propostas, entre elas, a implantação do projeto Grupo de Dança Cidadã, com o principal objetivo de incentivar os jovens a exercerem atividades que os mantenham afastados das drogas.

Roberto Germano realiza grande caminhada em Natal‏

*
A campanha do ex-prefeito de Caicó e candidato a deputado estadual Roberto Germano (PCdoB), continua em pleno crescimento também na capital do estado.


Na tarde de ontem (13), Roberto Germano realizou caminhada em alguns bairros da Zona Norte de Natal, o candidato foi acompanhado por várias lideranças e centenas de pessoas de diversos bairros da cidade.

O candidato visitou várias residências, onde conversou com moradores e ouviu a população, que por diversas vezes disseram palavras de apoio e incentivo a sua candidatura.

“Eu quero agradecer a receptividade e o carinho de todos vocês e dizer que apartir de janeiro de 2011, eleito deputado estadual eu estarei aqui constantemente, porque eu vou ser deputado estadual para fazer o meu mandato ao lado do povo, que é quem realmente sabe, quais são os reais problemas da comunidade”. Disse Roberto Germano.

Cláudio Porpino na “Carreata da Vitória do Povo”

Expresso 40 "Vitória do Povo"
*
As zonas leste e norte da capital potiguar presenciaram a “Carreata da Vitória do Povo” neste domingo (12). A largada foi dada no Largo do Atheneu, em Petropólis. Mas até lá, o candidato a deputado estadual, Cláudio Porpino (PSB), arrastou uma frota que partiu do seu comitê, em Lagoa Nova. Por onde passava, a caravana impressionava pela quantidade de carros e o apoio que recebeu da população durante todo o trajeto. O peessebista esteve ao lado do candidato à reeleição Iberê Ferreira e os candidatos ao Senado Vilma de Faria e Hugo Manso.

Em reuniões realizadas em Natal, deputado destaca educação e cultura‏

*
*
Em Jiqui, bairro localizado na Zona Sul de Natal, o deputado federal Felipe Maia (DEM) reuniu lideranças locais, nesta segunda-feira (13), para falar sobre educação e a cultura do estado. O parlamentar destacou o mau desempenho do Rio Grande do Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação. O estudo, que avalia a qualidade da educação em todos os estados, deixou o RN em posição preocupante, ocupando o penúltimo lugar do ranking.


“A educação do nosso estado está esquecida. É fundamental investir na melhoria do ensino para as nossas crianças. Todos falam que o custo financeiro é alto. Mas é um preço que compensa. Não acredito em desenvolvimento de uma nação que não passe pela educação”, afirmou o parlamentar.

Manoel Medeiros da Silva, morador do bairro Jiqui, destacou sua preocupação com a cultura do estado, esquecida pelo atual governo do RN. Silva, que já trabalhou em circo, relatou que não há mais investimentos para cultura de rua e para os trabalhadores do setor. Felipe Maia relatou a intenção da senadora Rosalba Ciarlini, se eleita governadora do estado, que pretende transformar Natal na capital internacional do folclore.

“Quando prefeita, Rosalba foi reconhecida pelos investimentos que fez na cultura de Mossoró. E ela vai fazer o mesmo por todo o RN. Rosalba pretende criar um calendário de eventos para fortalecer a cultura do estado. Temos muito potencial nas artes e essa área não será esquecida pela nossa futura governadora”, ressaltou.

Felipe Maia ainda participou de reunião com lideranças no Bairro Nazaré, na Zona Oeste de Natal.

George Soares recebe o governador Iberê em Assú

*
Ronaldo Soares, George Soares, Iberê, Wilma de Fária e Sandra Rosado percorrem as ruas de Assu Expresso 40
*
O governador Iberê foi recepcionado na noite deste sábado (11), por uma multidão na cidade de Assú, entre eles, o ex prefeito Ronaldo, o candidato a deputado estadual George Soares, o deputado federal João Maia, o candidato a vice Vagner Araújo, o prefeito José de Arimatéia de São Rafael, o vice prefeito Márcio Soares de Jucurutu, entre outras lideranças e amigos.


A caravana da “Vitória do Povo” seguiu em passeata até o centro da cidade, onde aconteceu um grande comício.

O primeiro discurso da noite foi o do ex deputado e ex prefeito de Assú, Ronaldo Soares, que explicou porque ele acredita que o governador Iberê é o melhor candidato para governar o Rio Grande do Norte, e destacou o trabalho do deputado federal João Maia na região do Vale do Açú.

O governador Iberê relatou o potencial da região e da sua vontade em trabalhar para gerar emprego e renda para os que aqui residem, além de expressar o seu desejo de que o Vale do Açu volte a ter um representante na Assembléia.

Passeata de Roberto Germano, Carlos Eduardo e Álvaro Dias inundou de gente as ruas de Caicó‏

*
A Passeata de Roberto Germano, Carlos Eduardo e Álvaro Dias, inundou as ruas de Caicó com uma onda verde, neste domingo (12).


A mobilização contou com a presença de Carlos, do senadorável Sávio Hackradt (PCdoB) e o candidato a deputado federal Canindé de França (PCdoB).

Também estiveram presentes o vice-prefeito de São João do Sabugi, Vivarte Brito (Doutor Negão), o filho do ex-prefeito Manoel Torres, empresário Manoel Torres Filho, o ex-vice-prefeito de Caicó, Emídio Germano Júnior (PDT), o presidente do PMDB de Caicó, vereador Lobão, além de vereadores e lideranças que apóiam Carlos Eduardo, Álvaro Dias e Roberto Germano na região.

O primeito a falar foi o candidato a senador Sávio, que elogiou a motivação da população local. “O povo de Caicó mostrou que nasceu para conduzir e não para ser conduzido. Por isso, me apresento como senador da mudança, para construir o novo caminho para o Rio Grande do Norte”, disse.

Depois o candidato a deputado estadual Roberto Germano, disse que o povo de Caicó irá dar uma grande vitoria a ele e Álvaro Dias. “O grande presente de Álvaro Dias, Caicó dará no dia 03 de outubro, elegendo a ele e Carlos Eduardo”, disse Roberto Germano. “Nós fomos ao encontro das pessoas mais simples, que vieram as ruas de Caicó e que vão dar o troco nos elegendo deputado estadual, querendo os poderosos ou não. Para, ao lado de Álvaro, levar Caicó e o Seridó de volta ao rumo do desenvolvimento”, completou.

O aniversariante Álvaro Dias agradeceu a presença de todos, lembrando que “o povo não quer saber de caciques”. “A nossa luta é difícil, mas nós temos que lutar pela construção do distrito industrial, prometido por oito anos, e mudar a saúde que está definhando. O Seridó está apático e nós só temos uma saída: eleger Carlos Eduardo”, salientou o candidato a vice-governador, que pretende ser uma espécie de governador para o Seridó.

Em seu discurso, Carlos Eduardo lembrou a sua atuação à frente da prefeitura de Natal, quando construiu quase 30 escolas municipais, além de implantar o plano de carreira do magistério, e a edificação de 2500 habitações populares, bem como sua atuação parlamentar na Assembleia Legislativa e na condição de secretário de Estado, quando criou as Centrais do Cidadão.

“Eu serei o governador do desenvolvimento econômico, trazendo indústrias para o Seridó, ao lado da educação profissional, para qualificar os jovens ao mercado de trabalho para deixar a região do Seridó preparada para o futuro”, disse Carlos

Devido ao sucesso da passeata, Álvaro Dias e Roberto Germano já confirmaram a realização de uma mobilização semelhante no próximo final de semana.

Fábio Faria visitou Feirinha de Jardim de Piranhas

*

Rosalba Ciarlini, Robinson Faria e Fábio Faria
*
A Feirinha de Nossa Senhora dos Aflitos é um dos eventos mais tradicionais da cidade de Jardim de Piranhas. São milhares de pessoas que se reúnem na praça central, onde acontece show artístico e venda de comidas típicas da região Seridó. Na tarde desse domingo (12), o deputado federal Fábio Faria visitou a Feirinha, a convite do vereador Chó de Sula.


"É um evento que traz à cidade muitos que nasceram e cresceram em Jardim de Piranhas, e atrai outros visitantes. Um evento que promove o desenvolvimento do turismo do município", avalia Fábio Faria, que ainda visitou São João do Sabugi e Ouro Branco, no Seridó. Em Ouro Branco, o deputado prestigiou o aniversário da vereadora Cínthia Lucena.

À noite, Fábio Faria acompanhou a candidata ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini, o seu vice Robinson Faria e os senadores José Agripino Maia e Garibaldi Alves em comício na cidade de Alexandria, no Alto Oeste.

HOJE - Nesta segunda-feira (13), Fábio Faria cumpre agenda nos municípios de São Rafael e Pedro Velho, e participa de movimentações com candidatos da coligação “Força da União” em Vila Flor e Canguaretama.

Fotos: Dinarte Mariz