Mulher de 'Nem' era constantemente 'mimada' pelo marido
*
Danúbia Souza Rangel, mulher de António Francisco Bonfim Lopes, o 'Nem', ex-chefe do tráfico de droga na favela da Rocinha, ocupada por forças de segurança há duas semanas, foi presa e incriminada por favorecimento ao tráfico de droga e enriquecimento não justificado.
Conhecida como 'Xerifa da Rocinha', pelo poder que tinha quando a favela, a maior do Rio de Janeiro, era controlada pelo marido, Danúbia foi encontrada depois de uma denúncia anónima.
Estava escondida na casa de uma cabeleireira amiga dela na Estrada da Gávea, um dos acessos à Rocinha, curiosamente onde fica também a esquadra da região. A polícia não tinha mandado de captura contra Danúbia, mas, segundo o inspector Carlos Augusto Nogueira Pinto, não recusou acompanhar os agentes até à esquadra.
Os agentes que a localizaram disseram-lhe que ela ia à esquadra apenas para dar alguns esclarecimentos, mas, a certa altura, o inspector deu-lhe voz de prisão. Segundo o oficial de polícia, Danúbia, que tinha voltado à favela por saudades da filha, ficou bastante surpresa e chorou muito, recusando a partir daí fazer qualquer declaração.
Nogueira Pinto contou aos jornalistas que prendeu Danúbia pela ligação que ela tem com o marido, preso há 15 dias ao tentar fugir do cerco policial que precedeu a ocupação da Rocinha, e pelo que ela sabe sobre o tráfico. Ele também vai usar fotos de redes de relacionamento em que Danúbia fazia questão de exibir muito luxo e jóias caríssimas que não tem como justificar, uma vez que não declara qualquer renda, para pedir à justiça que decrete a prisão preventiva do ex-chefão do tráfico.