Carne Oriental com Brócolis
quem nunca pediu esse prato na comida de caixinha? e é gostoso pra caramba! então decidimos fazer a nossa versão, com um toque diferente aqui e acolá, só não comemos de hashi...
o Jailson adora brócolis, seja lá como ele for preparado… quando a preguiça aperta ou a despensa tá vazia e a criatividade está fraca geralmente recorremos a comida chinesa de caixinha. e aí começa a briga! eu sou louca por bifum e ele sempre acha que a carne com brócolis é mais gostosa, então a gente tira no par ou ímpar para resolver, rs… então no dia q não tinha preguiça e tinha os ingredientes, decidimos fazer a nossa versão do prato preferido do marido na culinária chinesa!
eu geralmente compro a carne cortada em bifes, o que facilita horrores na hora de fazer um picadinho, já que metade do trabalho já tá feito. para essa receita usamos aproximadamente 600g de carne (alcatra). com a carne ainda congelada (o que facilita e muito na hora de cortar) cortamos a carne em fatias bem fininhas. e então numa panela grande refogamos 1 cebola média cortada em cubos bem miudinhos em 2 colheres de sopa de azeite. quando a cebola começou a ficar transparente misturei a carne e grelhei a mesma até que ficasse bem douradinha. Para esta receita você vai usar aproximadamente 70 ml de shoyu (1/2 vidrinho, mas você vai adicionar aos poucos na receita, para a carne poder ir cozinhando com calma)… quando a carne estiver dourada você vai adicionar metade e vai deixar, em fogo baixinho, ir cozinhando e conforme for secando você vai colocando mais um pouquinho. o toque diferenciado ficou por conta de algumas gotinhas de pimenta, só para dar um gostinho. quando a carne já estava macia e o molho bem grossinho, misturamos 300g de brócolis já cozido no vapor e misturamos rapidamente só para ele incorporar o molho. para finalizar uma salpicada de gergelim, um arroz branquinho e nada mais…
me deu até vontade de fazer uma caixinha de origami e colocar a comida dentro, rs… mas não desmerecendo a “comida prática de caixinha dos momentos difíceis”, mas a versão caseira fica bem mais gostosa!