quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Solto há 15 dias viola a sobrinha

O suspeito (segundo da dir. para a esq.) a sair do Tribunal da Maia, onde voltou a ser solto
*
Joana, nome fictício, 14 anos. Ontem, chegou a casa, na Maia, já de madrugada, e contou que tinha sido vítima de abusos sexuais. O suspeito foi o ex-companheiro da tia, um homem que tinha saído da cadeia há menos de 15 dias. Cumpriu oito meses de prisão por violência doméstica, beneficiou de condicional, mesmo não tendo qualquer suporte familiar.

Não tardou em voltar a cometer um crime, mais uma vez violento. A menina recebeu tratamento hospitalar e o homem foi levado ao tribunal para ser interrogado. Voltou a ser solto, não tem morada certa, mas o tribunal determinou que se deve apresentar semanalmente no posto de polícia. E não pode aproximar-se da menina.

Correio da manhã de Portugal



A menor contou ainda que aquela não foi a primeira vez que foi vítima de abusos. Tinha 11 anos, o agressor então com 26 morava ainda em casa da tia, quando a forçou pela primeira vez a ter contactos sexuais. Na altura escondeu os factos, teve medo, já bastava o sofrimento que via a familiar viver, vítima frequente de espancamentos.


A tia ganhou coragem e denunciou o companheiro, que foi preso e julgado. Joana também pensou que o seu pesadelo terminara.


O regresso do ex-tio à liberdade não foi anunciado. Não voltou a casa, sabia que a família não lhe perdoava o que fizera. Vivia na rua, sobrevivia de expedientes.


A cadeia não era nada de novo. Já estivera preso por tráfico de droga e assaltos à mão armada. Já fora libertado e voltara à prisão. Ontem, pelas 18h00, o juiz determinou que saísse em liberdade, proibido de contactar a menor.

Corrupção sem meios de combate

O debate contou com a ex-deputada Luísa Mesquita, Eduardo Dâmaso (director-adjunto CM) e Carlos Anjos
*
Os resultados do combate ao crime económico são maus porque os políticos não querem ou não deixam", disse ontem em Santarém Carlos Anjos, durante o quarto debate promovido pelo CM, na Casa do Brasil.

O inspector da Polícia Judiciária partilhou a mesa com a ex-deputada Luísa Mesquita e o vereador da Câmara Municipal de Santarém Ludgero Mendes, que concordaram na necessidade de reforçar os poderes legais dos órgãos judiciários na investigação de práticas ligadas ao enriquecimento ilícito.



Paraguay firmará acuerdo de navegavilidad con Argentina

Paraguay y Argentina firmarán acuerdos sobre navegabilidad y energía en ocasión de la entrevista que mantendrán mañana los presidentes de ambos países, Fernando Lugo y Cristina de Kirchner. En la ocasión, Lugo impondrá la máxima condecoración paraguaya, el "Collar del Mariscal Francisco Solano López", a su par argentina.


El encuentro tendrá lugar en la ciudad argentina de Posadas, con motivo de que la represa hidroeléctrica binacional Yacyretá alcanzó su cota máxima prevista de 83 metros sobre el nivel del mar.

Según el informe oficial del gobierno paraguayo, uno de los acuerdos que firmarán los dos presidentes se refiere a la libre navegabilidad de los ríos Paraná y Paraguay.

El Paraguay ha tenido últimamente dificultades debido a un bloqueo efectuado por sindicalistas portuarios argentinos contra buques con mercadería paraguayas.

El informe agregó que el acuerdo también contemplará el compromiso argentino de facilitar el paso de energía eléctrica paraguaya por su territorio a terceros países.

Paraguay acordó vender energía a Uruguay y Chile, y según el presidente del sistema eléctrico paraguayo, Germán Fatecha, la venta al primer país citado ya comenzaría en abril próximo, a través del sistema eléctrico argentino.

Ambos presidentes acordarán también el inicio de la construcción de la represa de Aña Cuá, que agregará una capacidad de generación de 270 MW a los 3.100 Mw que tiene actualmente Yacyretá.

"Estos temas garantizan no solamente la vigencia de canales políticos y diálogos, sino la vigencia de canales institucionales para la concreción de los acuerdos", expresó el jefe del gabinete civil de la Presidencia, Miguel López Perito. ANSA

Casal homossexual ganha guarda provisória de criança

Uma ação inédita promovida pelo Ministério Público de Pelotas, que propõe a adoção de um menino de quatro anos por um casal de união homoafetiva, foi acolhida nesta quinta-feira (24) à tarde pela juíza substituta da Vara Regional da Infância e Juventude, Nilda Stanieski, que concedeu a guarda provisória da criança. O pedido foi feito pelo Promotor de Justiça, José Olavo Passos, na terça.




O menino foi entregue ao casal há dois anos pela mãe. Eles procuraram o Conselho Tutelar que, diante da situação em que a criança foi entregue (com sarna, piolho e precisando de atendimento médico), e por ter a mãe biológica relatado que não possuia condições de cuidar do bebê e assinado um termo de entrega do menino, o conselho, atendendo a ocorrência e verificada a situação, entregou um termo de responsabilidade aos dois homens.

O casal vive há oito anos em união estável. Atualmente o menino encontra-se saudável e feliz, frequenta a escola, tem plano de saúde, está entrosado com a família e sua orientação sexual. Ele convive com meninos e meninas e tem uma orientação psicológica completamente normal. Por tudo isso a Promotoria da Infância e Juventude de Pelotas requeriu a guarda provisória do menino e entrou com ação de adoção cumulativa com destituição do poder familiar.


Diário popular de Pelotas

Ladrões atiram bebê de 2 anos pela janela de carro no PR

Uma bebê de dois anos e meio de idade foi arremessada por bandidos da janela do carro que haviam acabado de roubar no final da tarde de quarta-feira (23) em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

A mãe da criança, que estava junto à porta do veículo, conseguiu pegar a bebê, que sofreu arranhões pelo corpo e foi medicada em um hospital. A menina estava numa cadeirinha no banco da frente de um Gol dirigido por sua mãe, a manicure Paula Minot, 21. Ela foi rendida por dois homens quando saía do trabalho com o carro.


A manicure afirmou à polícia ter gritado para os ladrões que havia uma criança. Foi após o alerta, de acordo com o depoimento da mãe, que um dos ladrões atirou a criança pela janela do carro junto com a cadeirinha. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Esse foi o segundo caso registrado pela polícia paranaense em pouco mais de 24 horas envolvendo a presença de uma criança dentro de um carro roubado. Na terça-feira (22), um ladrão rodou por cerca de 40 minutos com um bebê de três meses no banco de trás, em Curitiba.

Ele furtou o automóvel da mãe do menino, estacionado em frente de casa. Ao ser alertado por um taxista, o bandido parou o carro e deixou a criança em sua cadeirinha na calçada.

Alunos fazem sexo em sala de aula em São Carlos (SP)

As imagens foram registradas por uma câmera de celular; colégio investiga o caso

A Escola Estadual Jesuíno de Arruda, em São Carlos, interior do Estado de São Paulo, passa por uma investigação, depois que um vídeo de alunos fazendo sexo na sala de aula começou a circular pelo colégio.


Os dois adolescentes, um rapaz de 15 anos e uma aluna de 14 anos, faziam aulas de recuperação quando gravaram as cenas. A informação é que o estudante gravou as imagens pelo telefone celular e repassou para os colegas depois.

O diretor da escola afirmou que, ao saber do caso, não comunicou imediatamente o conselho tutelar para preservar a identidade dos alunos.

 
Veja aqui

Gaddafi contra-ataca para manter poder na Líbia

Repressão na cidade de Zawiyah mata 23; oposição controla poços de petróleo

Manifestantes contrários ao ditador Muammar Gaddafi, que controla a Líbia há mais de 40 anos, rezam em meio à chuva em um acampamento na cidade de Benghazi, a segunda maior do país e que já está fora do controle de Gaddafi



Em Tobruk, crianças líbias pintaram o rosto com as cores da antiga bandeira do país, que voltou a ser hasteada no lugar da bandeira verde do regime de Gaddafi. A população foi às ruas em protesto contra a repressão
*
O ditador líbio, Muammar Gaddafi, aumentou o controle sobre a capital da Líbia, Trípoli, após a oposição dominar leste do país. Nesta quinta-feira (24), pelo menos 23 pessoas foram massacradas pelo regime na cidade de Zawiya, que pode cair nas mãos da oposição.

A ditadura já não controla Benghazi, a segunda maior cidade do país, assim como Tobruk e Musratha onde a antiga bandeira líbia substitui a bandeira verde do regime de Gaddafi. Em Tobruck um mercenário estrangeiro abriu fogo contra os manifestantes.


O regime agora tenta manter o controle sobre Zawiya e Sabratha, a menos de 80 km da capital. Pelo menos 600 pessoas já morreram na repressão, mas o número pode ser bem maior.

Nesta quinta-feira, o governo da França anunciou que vai convocar uma reunião no Conselho de Segurança da ONU para discutir a crise. O Reino Unido e os Estados Unidos também estão articulando uma resposta conjunta.

Regime mata 23 em Zawiya

Mercenários e forças de segurança leais ao regime também abriram fogo contra a oposição em Zawiyah. Segundo o jornal líbio Quryna, considerado o veículo de comunicação mais confiável do país, o ataque também feriu 44 pessoas.

Horas depois, Gaddafi voltou a fazer declarações, numa entrevista à TV estatal. Ele culpou mais uma vez a rede terrorista Al Qaeda e pediu aos jovens da cidade que se mantivessem fiéis ao governo.

- Que vergonha, povo de Zawiya, vamos controlar seus filhos. Eles são leais a [Osama] bin Laden. O que vocês têm a ver com Bin Laden, povo de Zawiya? Eles estão explorando os seus jovens. Eu insisto que é Bin Laden.

Mais de 30 mil pessoas já deixaram a Líbia


Ao menos 30 mil pessoas, em sua maioria trabalhadores tunisianos e egípcios, já fugiram da violência na Líbia, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A agência da ONU para refugiados deve começar uma operação no fim de semana para levar a Djerba, na Tunísia, tendas e outros suprimentos para abrigos de emergência, disse o porta-voz Andrej Mahecic.


Oposição controla poços de petróleo

Segundo informações do jornal britânico The Guardian, os manifestantes já tomam conta de alguns dos principais poços de petróleo do país, um dos principais fornecedores do produto para a Europa.

Segundo o Guardian, todos os poços de petróleo no sul do país estão sob controle dos rebeldes. O jornal cita o relato de Moustafa Raba’a, um engenheiro mecânico para a petrolífera Sirte, para dizer que os opositores pressionam gerentes das refinarias a interromper o trabalho e a proteger todos os funcionários estrangeiros que trabalham com eles.


Do R7.com



Dilma aprova salário mínimo no Senado. E Aécio debocha de Fernando Henrique

O interessante, porém, não foi aprovar o que estava previamente aprovado.


O interessante foi uma vinheta nos debates que precediam a votação.

Falava a Senadora Kátia Abreu.

Foi um exercício de atropelar a Língua Portuguesa.

E a História.

A certa altura, ela afirmou que o Plano Real foi do Presidente Fernando Henrique.

Imediatamente, o Senador Itamar Franco pediu um aparte.

A câmera da TV Senado mostrou Itamar de pé e, ao lado dele, sentado, em segundo plano, o Senador Aécio Neves.

Itamar corrigiu a Senadora Kátia: o Plano Real era dele, Itamar, e não, do Fernando Henrique.

Desde que Itamar começou a falar, se via um sorriso debochado, divertido do Aécio.

Ele sabia o que Itamar ia dizer.

E se divertiu mais do que o Itamar, que manteve o semblante fechado.

Aécio saboreava cada palavra do Itamar.

Desmanchar a lenda do PiG (*): a lenda de que o FHC fez o Real.

Eles se amam: o FHC e o Aécio.

Em tempo: este ansioso blogueiro registra que os debates do Senado se enriquecerão com os estreantes José Pimentel, do PT do Ceará, e Chico Viana do PT do Acre.





Paulo Henrique Amorim


Porcos nascem com traços de humano na Paraíba

Porquinho (Foto: patosonline)
*
Os populares ficaram assustados, na manhã dessa terça feira (23), com o nascimento de três porcos com traços humanos. O fato inusitado ocorreu no bairro Arnaldo Lafaiete, em Juazeirinho, no Sertão da Paraíba.




O proprietário do animal, conhecido como “Nega Veia” informou que ficou perplexo ao ver o bicho. “Não sei como isso aconteceu, nasceram três porquinhos parecidos com gente, mas logo morreram, dois enterrei e outro um rapaz levou para Campina Grande para estudos”, disse o dono dos porcos.




Segundo as fotos enviadas por um internauta, o animal realmente tem alguns traços de humano, como: orelhas, tornozelos, braço e a mão. Uma pesquisa foi realizada e um especialista afirmou, que o caso é uma forma de anomalia congênita, que ocorre esporadicamente em animais.




"Durante a organogênese (período embrionário em que são formados os órgãos), vários fatores podem provocar alterações em qualquer órgão ou região do corpo, incluindo fatores genéticos e fatores ambientais", explicou o estudioso




Dentre os fatores ambientais, o mais provável, de acordo com os nutricionais, o uso de medicamentos, ingestão de plantas tóxicas pela mãe e doenças infecciosas, que são importantes nos suínos.










Da redação com patosonline com Cariri Ligado

Raniere Barbosa chama prefeita de "amadora" ao denunciar mensagem

Vereador argumentou que Regimento Interno da Casa não permite o documento da forma como foi encaminhado e pediu mais "transparência".
                                Parlamentar fez discurso crítico nesta quinta-feira.
O vereador Raniere Barbosa (PRB) fez um pronunciamento durante a sessão ordinária desta quinta-feira (24) para denunciar a forma como a mensagem nº 021/ 2011, que é uma emenda à Lei Orgânica de Natal que altera a política sindical, foi encaminhada para a Câmara Municipal.

Segundo o parlamentar, a mensagem é assinada pela prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV), e em anexo há um projeto de lei com o nome de integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal, no caso, dos vereadores Edivan Martins (presidente), Júlio Protásio (1º secretário) e Albert Dickson (2º secretário). “O regimento interno da Casa não permite isso: a mensagem da prefeita e o projeto dos vereadores”, disse.

Raniere Barbosa classificou Micarla de Sousa como “amadora” e afirmou que “ela (prefeita) não conhece o Regimento Interno da Casa e achou que íamos deixar o projeto passar”. “É necessário mais moralidade e transparência nos trabalhos”, frisou.

Ainda de acordo com o vereador, alguns parlamentares da Casa “são coniventes” com a situação da cidade. “Se Natal está um caos é porque vereadores de situação estão validando tudo que acontece nesse governo”, concluiu.

O que pretende a Prefeitura

O projeto de lei anexado à mensagem 021 altera o artigo 76 da Lei Orgânica de Natal, que garante a livre organização sindical, com autonomia e liberdade de atuação de seus dirigentes.

Com base neste artigo, por exemplo, o Sindicato dos Servidores Públicos de Natal (Sinsenat), que possui 5.500 filiados de diversas categorias, conta com 42 dirigentes sindicais, dos quais menos de 50% são liberados para a atividade sindical sem cortes na remuneração. Com a alteração, a Prefeitura de Natal quer que o Sinsenat tenha apenas dois servidores cedidos para atuação no Sinsenat.

“O prefeito biônico Kalazans Bezerra articulou, enviou esse projeto para reduzir para dois [...]. Ele quer fechar o sindicato. Como vamos atuar com dois dirigentes? É o AI 5 [Ato Institucional mais duro do Regime Militar] da intervenção no movimento sindical”, disse a presidente do Sinsenat, Soraya Godeiro.

Segundo Soraya, o projeto também estabelece que os dois dirigentes cedidos vão passar a receber apenas o salário base. “Hoje a menor parte da remuneração é composta pelo salário base e a maior parte pelos adicionais e gratificações. Então, isso reduz o ganho do sindicalista”, afirmou.

 
Fonte: Nominuto.com

Loja Marisa sofre tentativa de assalto

Na noite dessa quinta-feira (24) por volta das 20h, cinco homens bem vestidos com roupas sociais e pastas tentaram roubar a Loja Marisa no centro da cidade, na avenida Rio Branco. Eles estavam armados com pistolas e munidos de um macaco hidráulico e um pé de cabra, para poderem roubar o cofre da loja. Porém um policial que estava em no carrinho da polícia próximo à C&A percebeu o movimento e enquanto se aproximava do estabelecimento foi recebido a tiros pelos assaltantes, enquanto a população se via no meio de uma troca de tiros. Os PMs se refugiaram na Central do Cidadão e chamaram reforços. Entretanto com a chegada de mais policiais os assaltantes já não estavam mais no local.


 
Fonte: Tribuna do Norte

Serviço Secreto americano transfere megatraficante colombiano de Mossoró para os EUA

Em operação secreta na manha de hoje em Mossoró, realizada pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos (CIA) e o Governo Brasileiro, conseguiram extraditar o megatraficante Colombiano Nestor Chaparro, o "El Duro", braço direto de Abadía. A transferência foi aceita junto com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Governo Americano.


Um avião Bandeirante da FAB pousou no Aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró por volta das 5h e transferiu para Natal o traficante, onde de lá seguiu viagem em um avião do tipo Gulfstream do Governo Americano sob forte esquema de segurança rumo aos Estados Unidos.

O traficante colombiano Nestor Ramón Caro Chaparro foi transferido no dia 27/04/2010 para o presídio federal de Mossoró. Ele foi preso no dia 16 de abril de 2010, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Chaparro é considerado um dos maiores traficantes da atualidade. Em 2005, o Departamento de Estado americano ofereceu uma recompensa de U$ 5 milhões pela prisão do colombiano, indiciado nos EUA por tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro.

Você pode ver essa reportagem completa na edição de hoje do Jornal Correio da Tarde.

Do blog de Ismael Souza

Mossoró e Caraúbas aparecem entre as cidades mais violentas do Brasil

Os dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Instituto Sangari, nesta quinta-feira (24), relatando o crescimento do número de homicídios nas cidades brasileiras demonstrou que duas cidades do Rio Grande do Norte estão entre as mais violentas do país. Caraúbas e Mossoró estão entre as cidades que, proporcionalmente, mais pessoas e mais jovens são assassinados.


Com pouco mais de 20 mil habitantes, Caraúbas teve 6 seis homicídios em 2006, 14 em 2007 e 15 em 2008, o que fez da cidade a 92º mais violenta do país, proporcionalmente.

Já em Mossoró, o que teve destaque negativo foi o elevado número de homicídios entre os jovens. Com 26 mortes de jovens entre 15 e 24 anos em 2006, 31 em 2007 e 56 em 2008, Mossoró foi, proporcionalmente, a 53ª cidade do país que mais teve homicídios nessa faixa etária.



Mais informações na edição de amanhã da TRIBUNA DO NORTE.

Mossoró e Caraúbas aparecem entre as cidades mais violentas do Brasil

Os dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Instituto Sangari, nesta quinta-feira (24), relatando o crescimento do número de homicídios nas cidades brasileiras demonstrou que duas cidades do Rio Grande do Norte estão entre as mais violentas do país. Caraúbas e Mossoró estão entre as cidades que, proporcionalmente, mais pessoas e mais jovens são assassinados.


Com pouco mais de 20 mil habitantes, Caraúbas teve 6 seis homicídios em 2006, 14 em 2007 e 15 em 2008, o que fez da cidade a 92º mais violenta do país, proporcionalmente.

Já em Mossoró, o que teve destaque negativo foi o elevado número de homicídios entre os jovens. Com 26 mortes de jovens entre 15 e 24 anos em 2006, 31 em 2007 e 56 em 2008, Mossoró foi, proporcionalmente, a 53ª cidade do país que mais teve homicídios nessa faixa etária.



Mais informações na edição de amanhã da TRIBUNA DO NORTE.

"Não consigo andar direito", diz autor de Minha mulher não deixa não

O cantor Reginho, Reginaldo Alves da Silva, de 39 anos, viu sua vida dar um giro de 180º em pouquíssimo tempo. Se até esta quarta-feira, ele comemorava o estouro de sua banda, Surpresa, no país todo, graças ao hit ‘Minha mulher não deixa não’, nesta madrugada, ele perdeu o amigo e baixista do grupo Lenine Castro dos Santos em um acidente com o ônibus que levava os músicos do Rio de Janeiro para Recife, onde moram.


Bati a cabeça e a bacia. Não consigo andar direito. Estou muito triste com a morte de Lenine - foram as palavras de Reginho para a mulher, Rosivane, por telefone.

O cantor, o guitarrista Vinicius da Costa Andrade e o baterista Jonata Teixeira da Silva estão internados no Hospital Hospital Nair Alves Souza, na cidade de Paulo Afonso, e aguardam resultados de exames para serem liberados. Mas passam bem. A dançarina Márcia Oliveira, que teve o braço e a perna fraturados e sofreu escoriações pelo corpo, permanecerá internada.

Por volta das 2h15, o ônibus do grupo capotou na BR 110, na cidade de Jeremoabo, a 80 quilômetros de Paulo Afonso, na Bahia. Segundo o comunicado oficial, no local do acidente havia problemas no acostamento, sendo esta a terceira batida em dois meses.

Nesta sexta, Reginho e outro integrantes irão ao Rio, para lançar, às 10h30, a campanha de Carnaval do Ministério da Saúde na quadra da escola de samba Salgueiro. Os shows do fim de semana foram suspensos.



G - 1