quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Políticos e magistrados suspeitos de pedofilia

Relatório do senador Demóstenes Torres, do Democratas (DEM), de 1696 páginas, reúne investigações de denúncias deste tipo de crime em nove Estados brasileiros, durante três anos
*
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia do Senado Federal encerrou esta quinta-feira os seus trabalhos com a aprovação de um relatório final que aponta políticos, magistrados e até religiosos como suspeitos de pedofilia.

O relatório do senador Demóstenes Torres, do Democratas (DEM), de 1696 páginas, reúne investigações de denúncias deste tipo de crime em nove Estados brasileiros, durante três anos.

Fonte: Correio do Manhã de Portugal



A comissão recomendou ao Ministério Público, aos ministérios da Saúde e da Justiça e às polícias o reforço de acções no combate aos abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes, especialmente no Pará.


Neste Estado do Norte do Brasil, de 2004 a 2008, foram registados 3558 casos de pedofilia, dos quais 688 ocorreram com crianças com menos de cinco anos.


"Constatamos muitas autoridades envolvidas com abuso de crianças no Pará. É um dos Estados em que as pessoas acham que é natural abusar de crianças. (...) Por conta da navegação, crianças ribeirinhas são oferecidas pelas próprias famílias e por 'cafetões', em troca de um saco de sal, de arroz", lamentou o presidente da CPI, senador Magno Malta.


A Comissão Parlamentar pediu também ao Ministério Público Federal em São Paulo a "rigorosa fiscalização da conduta da companhia Google Brasil", face ao elevado número de denúncias sobre o uso da página de relacionamentos Orkut para publicação de pornografia infantil.


Segundo os senadores, não foi pedido no relatório final da CPI o indiciamento de nenhum suspeito, porque isso já tinha sido feito no decorrer dos processos.

Pai e madrasta são condenados por esquartejar dois jovens na Grande SP

João e Eliane Rodrigues cumprirão 67 e 59 anos de prisão, respectivamente
*
O casal João Alexandre Rodrigues e Eliane Rodrigues, pai e madrasta acusados de esquartejar dois adolescentes em setembro de 2008, foram condenados por júri popular nesta quinta-feira (16). O pai pegou 67 anos, um mês e dez dias de prisão em regime fechado e a madrasta foi condenada a cumprir 59 anos, seis meses e 20 dias, segundo informou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo.


O júri, composto por sete mulheres, começou na quarta-feira (15) e se estendeu até a tarde desta quinta-feira no Fórum de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo.

Foram ouvidas 11 testemunhas - quatro delas convocadas pela acusação - e os dois réus. Os meninos Igor Giovanni, de 12 anos, e João Vitor dos Santos Rodrigues, de 13 anos, eram filhos de Rodrigues e enteados de Eliana. As partes dos corpos dos adolescentes foram embaladas em cinco sacos e deixadas junto ao lixo doméstico da residência do casal.

Funcionários de uma empresa de coleta de lixo acionaram a polícia. Relatos de vizinhos apontam que os jovens eram agredidos constantemente pela madrasta.

Entre as testemunhas de acusação que prestaram depoimento nesta quarta-feira, estava a conselheira tutelar Edna Aparecida Ribeiro. Ela afirmou que, durante o tempo que acompanhou os meninos, eles chegaram a pedir para ficar em um abrigo. Segundo Edna, os jovens reclamavam da falta de cuidados.

Médicos retiram agulhas de corpo de adolescente no RN; ela se diz vítima de ritual de magia negra

Polícia investiga o caso; garota permanece internada em hospital

*
Médicos de um hospital de Natal retiraram diversas agulhas e outros objetos pontiagudos do corpo de uma adolescente de 13 anos na noite desta quarta-feira (15). A garota afirma que os objetos teriam sido inseridos após ela ter sido usada em um ritual de magia negra pelos pais adotivos. Ela disse também ter sido estuprada.


Após fugir de sua casa em Fortaleza, para Natal, ela foi acolhida por um casal e levada para o hospital. Lá, os médicos fizeram exames e detectaram agulhas, pedaços de caneta e palitos de fósforos na região do abdome e nas pernas. Nesta quinta-feira (16), a garota permanecia internada no hospital.

O caso é investigado por delegacia especializada em defesa de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte. Também foi aberto um inquérito no Ceará para apurar o caso.

A investigação aponta também para a hipótese de a menina ser maior de idade e ter problemas mentais. Como ela não apresentou documentação, o delegado responsável pelo caso vai investigar a idade real da adolescente para dar continuidade à investigação.



Do R7.Com

Dilma seguirá com Haddad, Izabella e Lupi em seu Governo

Haddad permanece na Educação, Izabella no Meio Ambiente e Lupi, no Trabalho
*
Dilma decide manter ministros de Educação, Trabalho e Meio Ambiente


Fernando Haddad permanece na Educação, e Carlos Lupi, no Trabalho. Izabella Teixeira segue no Meio Ambiente. Restam 14 vagas a preencher.

Do G1, em Brasília

Três novos nomes de ministros do governo Dilma Rousseff foram anunciados nesta quinta (16) pela assessoria da presidente eleita. Com esse anúncio, o ministério de Dilma passou a reunir 23 integrantes.

Se ela não decidir criar nenhuma nova pasta, ficam faltando 14 indicações. A presidente eleita pretende concluir a montagem do ministério antes da diplomação, programada para a tarde desta sexta (17).

Os nomes dos ministros anunciados nesta quinta são os seguintes:

- Fernando Haddad (PT): Educação

- Carlos Lupi (PDT): Trabalho

- Izabella Teixeira (sem partido): Meio Ambiente

Protesto contra resultado de eleição deixa 20 mortos

A ONU (Organização das Nações Unidas) deslocou cerca de 800 soldados para o entorno do Hotel de Golf de Abiyán, onde está o político opositor Alassane Ouattara, segundo um porta-voz da organização.


Tanto Ouattara como o atual presidente, Laurent Gbagbo, se declararam vencedores das eleições presidenciais realizadas no mês passado.

Dois manifestantes feridos deitados no chão, enquanto soldados leais ao presidente Laurent Gbagbo avançam
*
As autoridades eleitorais anunciaram que Ouattara havia vencido a eleição de 28 de novembro, mas o Conselho Constitucional do país, dirigido por um aliado do presidente Laurent Gbagbo, anulou centenas de milhares de votos da oposição e reverteu o resultado, estendendo o atual mandato de Gbagbo.


Os "cascos azuis" levaram reservas de água e combustível para o caso de ocorrerem ataques, segundo o porta-voz, Farhan Haq.

Há divergências sobre o número de mortos em confrontos entre partidários dos dois lados nesta quinta-feira.

Os confrontos desta quinta-feira mataram 20 pessoas, disse uma porta-voz do governo de Gbagbo na TV estatal.

"Desses, dez eram manifestantes e dez eram das forças de segurança", disse Jacqueline Oble.

Um comunicado do opositor Ouattara disse que 14 manifestantes foram mortos pelas forças de segurança, mas não deu números sobre outras vítimas.

Os protestos devem continuar amanhã, informou o porta-voz de Ouattara.

Os dois canais transmitidos pela TV estatal são as únicas difusões feitas no país e são disputados para o controle político. Quando Gbagbo teve a derrota anunciada pela ONU (Organização das Nações Unidas), o povo apenas recebeu a notícia de que ele havia conseguido a vitória.

A tensão é grande no país devido à recusa do presidente em fim de mandato de respeitar o resultado das urnas.

Confira deliciosa receita para a ceia de Natal

Risoto de Champagne e Gorgonzola é a dica do chef André Falcão para a ceia natalina
*
Fim de ano, todo mundo já sabe: época para reunir a família e os amigos, relembrar o ano que passou, compartilhar desejos para o futuro. Mas durante a confraternização, os convidados não podem ficar de barriga vazia. A mesa da ceia, especialmente no Natal, tem que estar sempre caprichada para agradar as pessoas queridas. Para fazer bonito nesse dia, aproveite as dicas de três pratos criados por chefs renomados.


Como prato principal, uma deliciosa opção é o risoto de champagne e gorgonzola, que o chef André Falcão, do restaurante La Pasta Galleria, ensina como fazer no vídeo abaixo. Outra opção são as lascas de bacalhau em ninho de frutas, criação do chef Auricélio Romão, do restaurante Varanda, que fica em Fernando de Noronha. E para fechar a noite com chave de ouro, a sobremesa proposta pelas chefs Taciana Teti e Lícia Maranhão, do Nez Bistrô. É só ler as receitas e botar a mão na massa para fazer deste um natal a ser lembrado.

Risoto de Champagne e Gorgonzola

Chef André Falcão

Restaurante La Pasta Galleria

Ingredientes:

150 g de arroz tipo Arbóreo ou Carnaroli

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de cebola bem picada

200 ml de espumante Brut

½ erva doce fresca (Funcho)

100 g de gorgonzola

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta do reino preta moída

Para o caldo de legumes:

500 ml de água

2 cebolas

1 cenoura

½ alho poró

70 g de salsão

2 folhas de louro

1 cabeça de alho

1 colher (sopa) de pimenta preta em grãos

Modo de Preparo:

Para o caldo, coloque todos os ingredientes dentro de uma panela e deixe cozinhando em fogo baixo por 45 minutos. Escorra, reservando o líquido.

Em outra panela, derreta a manteiga e refogue a cebola e, se quiser, o funcho laminado. Depois acrescente o arroz, misturando bem. Coloque o espumante e deixe o líquido evaporar por completo. Aos poucos vá adicionando o caldo de legumes até que a arroz esteja na textura desejada.

Acrescente o queijo gorgonzola, tempere com sal e pimenta. Retire do fogo e adicione uma colher de sopa rasa de manteiga gelada para acrescentar mais brilho e cremosidade ao risoto. Sirva quente.

Agaciel vaiado

Deu no Radar de Lauro Jardim


Na diplomação dos eleitos no Distrito Federal a plateia do Centro de Convenções está animada.

Já vaiou, por exemplo, o notório Agaciel Maia e as duas filhas de Joaquim Roriz, uma eleita para a Câmara Distrital e a outra para a Câmara dos Deputados.

DO TL: Na diplomação de cá não houve vaias aos diplomados. Civilidade?

Advogado de Bruno afirma que Eliza está viva e em Natal

Eliza Samúdio está desaparecida e goleiro Bruno é acusado de participar de suposto homicídio
*
A ex-amante do goleiro Bruno, Eliza Samudio, está viva e foi vista no Rio Grande do Norte. A versão foi apresentada ontem pelo advogado Francisco Angelo Carbone Sobrinho, que passou a integrar a defesa do ex-jogador do Flamengo. “Eu recebi um telefonema de um amigo no Rio Grande do Norte que teve contato com ela. Isso há cerca de 10 dias. Eu pedi ao Ministério Público de lá para apurar, enviar documentação, então eu tenho a certeza que ela (Eliza) está viva”, disse.


Por telefone, Carbone disse que na semana passada estava participando de um programa de TV quando recebeu uma ligação. “A pessoa descreveu a Eliza com perfeição. Da forma como ele disse, passei a ter a certeza de que ela está mesmo viva”, falou à TRIBUNA DO NORTE o advogado.

Carbone passou a fazer parte da equipe que defende o goleiro Bruno ontem, após Ércio Quaresma, ex-defensor do atleta, tirar licença médica para tratar do vício em crack. O novo advogado trabalhará em conjunto com o criminalista paranaense Claudio Dalledone Júnior, que já estava à frente da defesa de Bruno desde que Quaresma saiu.

Carbone se reuniu durante três horas, na parte da manhã, com o atleta, que está preso na Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Na saída do presídio, o advogado exibiu uma procuração assinada por Bruno. Ele estava acompanhado do advogado Marco Antônio Siqueira, que defende o primo do jogador Sérgio Rosa Sales.

Carbone afirmou ainda que a equipe de defensores foi reforçada porque os advogados acreditam que Bruno irá a júri popular pela morte de Eliza Samudio. A decisão de pronúncia ou não será feita na próxima sexta-feira pela juíza Marixa Fabiane Lopes, do Tribunal do Júri de Contagem.

“Eu vou trabalhar e me empenhar nesse júri que se avizinha. A gente tem a certeza que esse júri vai acontecer. O Bruno é um rapaz novo, a gente quer, se houver a pronúncia, vamos tentar fazer esse júri rapidamente, como a gente fala, ir ‘pro pau’ rapidamente”, disse o advogado.



Clique aqui e veja a matéria na integra

Popularidade de Lula bate recorde e chega a 87%, diz Ibope

Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira (16) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao último mês do mandato com recorde de aprovação e popularidade de 87%.


A aprovação do governo federal, com 80%, também chega a patamares nunca antes registrados, segundo o Ibope.

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, o Ibope ouviu 2.002 entrevistados em 140 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa conta com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e tem grau de confiança de 95%.

Governo Dilma

A expectativa com o governo da presidente eleita Dilma Rousseff, que começa a partir do dia 1º de janeiro de 2011, é elevada. Para 62% dos entrevistados, a petista irá fazer um governo “ótimo ou bom”.

Comparativamente ao governo do presidente Lula, 18% acreditam que a gestão Dilma será melhor, 58% que será igual e 14% acham que será pior.

São prioridades apontadas pelos entrevistados para a próxima administração ações que privilegiem as áreas da saúde, educação, segurança, combate à fome e à pobreza, combate às drogas, geração de empregos e combate à corrupção.

Menores e adolescentes não poderão entrar em área de naturismo

Depois de uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 15, na Promotoria Regional de Alhandra ficou decidido que mais nenhuma criança ou adolescente poderá entrar na área de nudismo da Praia de Tambaba, no litoral sul do estado da Paraíba.


De acordo com as informações passadas pelo secretário de turismo do Conde, Saulo Barreto, nem mesmo com a presença dos pais dos menores de 18 anos a entrada será permitida.

Saulo também informou que além da proibição, outras medidas de segurança serão tomadas. A partir de agora será realizado um recadastramento de todos os sócios da Sociedade Naturista de Tambaba (Sonata). As pessoas que não forem sócias e que quiserem entrar na área de nudismo também serão afetadas. Elas passarão a assinar atas de responsabilidade e serão fotografas (ainda vestidas) para que seja realizado um registro seguro da visita.


Aqui no Seridó, o ex-vereador natalense, Renato Dantas, tem um projeto para construir uma área naturista no município de São João do Sabugí.

 
Do blog de Robson Pires

Diretor prepara filme sobre Rei do Baião

Luiz Gonzaga
*
O diretor Breno Silveira, que produziu, “2 filhos de Francisco” (sobre a dupla Zezé de Camargo e Luciano), está organizando a vídeobiografia de outro nome da nossa música brasileira, em especial nordestina: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.


Silveira esteve em Exu/PE, terra de Gonzagão, colhendo informações. O filme será lançado em 2012, quando o artista completaria o centenário do seu nascimento.

Deputado Fábio Faria é diplomado no Centro de Convenções‏

Concluindo o Ano Eleitoral de 2010, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) realizou nesta quarta-feira (15), no Centro de Convenções, em Natal, a cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito de 3 de outubro no Rio Grande do Norte.


O deputado federal Fábio Faria, que vai para o seu segundo mandato, agradeceu a confiança de todos que proporcionaram a continuidade de seu trabalho. “Muito feliz em ter mais uma oportunidade de representar o meu Rio Grande do Norte na Câmara Federal. E certo da imensa responsabilidade! Obrigado a todos que confiaram mais uma vez em nosso trabalho em defesa do Estado”, disse o deputado do PMN, que lidera o partido na Câmara e coordena a bancada potiguar no Congresso Nacional.

Na solenidade, conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Vivaldo Pinheiro, também receberam seus diplomas a governadora Rosalba Ciarlini; o vice-governador Robinson Faria; os senadores Garibaldi Alves e José Agripino; os demais deputados federais e os 24 deputados estaduais do RN.

Felipe Maia recebe diploma do TRE‏

O deputado Felípe Maia ao lado de Aníta Catalão e o senador José Agripino
*
O Tribunal Regional Eleitoral entregou na quarta-feira (15), o diploma aos 36 parlamentares do Rio Grande do Norte eleitos no pleito de 2010. O evento ocorreu no Centro de Convenções e recebeu familiares e convidados dos diplomados.


A cerimônia que foi conduzida pelo presidente do TRE, Desembargador Vivaldo Pinheiro, diplomou a governadora, o vice-governador, os senadores e seus quatro suplentes, os oito deputados federais e os 24 deputados estaduais.

Das mãos do juiz Ricardo Moura o deputado federal Felipe Maia recebeu o documento. Para o parlamentar, o título significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido durante quatro anos. “O povo do Rio Grande do Norte me conferiu nas urnas a oportunidade de representá-los mais uma vez na Câmara dos Deputados. Agradeço a população, e espero continuar usando o meu mandato a favor do desenvolvimento do meu estado”, declarou Felipe Maia.

Após o discurso da governadora eleita Rosalba Ciarlini, o procurador regional eleitoral Ronaldo Chaves pediu a bancada federal que fosse apreciada a matéria que trata de uma reforma política no Brasil.

Walter Alves é diplomado para o segundo mandato‏

O deputado estadual Walter Alves (PMDB), recebeu ontem à noite o diploma para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em solenidade realizada no Centro de Convenções. O peemedebista se prepara para iniciar o seu novo mandato aproveitando o aprendizado e a experiência adquirida nos últimos anos. “É com muita alegria que recebo este diploma e que continuo o trabalho na AL ao representar com muito orgulho o povo do meu estado. Tenham certeza de que irei trabalhar sempre para honrar a todos que confiam em mim”, afirmou Walter.


Primeira atuação parlamentar - Em seu primeiro mandato como deputado estadual pelo RN, Walter Alves apresentou 44 projetos de lei nas mais variadas áreas como: segurança pública, educação, saúde, meio ambiente e inclusão social, além de protocolar 552 requerimentos, beneficiando 91 municípios de todo o RN. Foi Presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização nos anos de 2007, 2008 e 2009. Em 2008, foi eleito pelos jornalistas “o parlamentar do ano”; em 2009, foi o relator da LDO; e em 2010, foi vice-presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização e relator da Comissão Especial que analisou o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que pôs fim a reeleição da presidência da Casa em uma mesma legislatura. Duas leis de sua autoria também foram aprovadas: a Lei Selo Boi da Terra, que isenta do ICMS a carne do boi nascido, criado e abatido no Estado, e a lei que obriga as faturas e documentos de cobrança com informações básicas em sistema Braile.