Blog do Brito
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Incêndio em presídio mata pelo menos 83 pessoas no Chile
Imagem de TV mostra chamas e fumaça negra no presídio de San Miguel;
*
No mínimo 83 presos morreram em um incêndio no presídio de San Miguel, em Santiago, no Chile. O fogo teve início na manhã desta quarta-feira, segundo a imprensa local. Pelo menos 200 pessoas foram evacuadas do local
O aviso de incêndio foi feito por telefone celular de um preso que se encontrava no interior da prisão, às 5 horas de hoje. Não há informações sobre as causas do incêndio. Segundo o jornal "El Mercúrio", o fogo teve início após uma briga entre os detentos.
Segundo o jornal chileno "La Tercera", os guardas da prisão não permitiram a entrada dos bombeiros, o que provocou desespero entre os presos e os parentes que se encontravam do lado de fora da prisão.
O presídio de San Miguel conta com uma população de 1.900 presos, segundo Jaime Concha, chefe de operações do presídio. A capacidade do local é de 1.100 presos.
Dezenas de bombeiros combatem as chamas e ambulâncias foram chamadas para levar os feridos ao hospital.
O ministro da Justiça chileno, Felipe Bulnes, que se dirigiu ao local, qualificou o incêndio como "uma tragédia terrível. "Nós vamos determinar com rigor as responsabilidades", acrescentou.
"É preciso usar a informação de maneira responsável, depois se verá o momento para determinar as responsabilidades, os procedimentos. Nossa principal preocupação é dar alívio às famílias", disse.
Um dos presidiários que continuava dentro da penitenciária de San Miguel após o incêndio declarou, em uma ligação de um telefone celular à imprensa chilena, que "há muita fumaça no lugar" e exigiu ser retirado logo do local.
"O incêndio está controlado, mas temos pessoas vivas e estamos nos intoxicando com a fumaça. Estamos presos, os policiais estão para chegar para bater na gente com paus, com tudo, para nos bater por nada. Temos mais quarenta pessoas" na cadeia, afirmou o réu, que não quis se identificar, à rádio chilena Bío-Bío, segundo a agência Ansa.
"Estamos amontoados, vão me massacrar. Há muita fumaça no lugar. Aqui, por um telefone, batem em todos. Meu irmão está aqui", continuou o prisioneiro.
Uma mulher que se identificou como tia de Jesús Suárez, um dos presidiários, declarou à rede televisiva Chilevisión que "não é a primeira vez que isso ocorre aqui. Há oito anos ocorreu o mesmo e a polícia viu o que estava ocorrendo e não abriu a porta aos menores [de idade]. Por isso, daquela vez morreram várias crianças queimadas e agora ocorre o mesmo" com os presidiários.
"Sabemos que os menores estão pagando pelo que fizeram, mas não é para mantê-los como animais, porque também são seres humanos e chilenos", completou ela.
Uol. Notícias
Forte nevasca paralisa transportes e fecha Torre Eiffel em Paris
Praça da Concórdia, na capital francesa, é tomada pela neve
*
Paris - A forte nevasca que cai sobre Paris nesta quarta-feira obrigou a suspensão do tráfego aéreo no aeroporto Charles de Gaulle, paralisou o transporte de ônibus na capital e arredores e obrigou o fechamento da Torre Eiffel, um dos principais pontos turísticos da cidade.
"Esta manhã, apenas o primeiro andar estava aberto devido à tempestade de neve. Mas, desde o fim da manhã, foi fechada completamente, e com certeza não voltará a abrir hoje", diz a Sociedade de Exploração da Torre Eiffel (Sete).
Ainda de acordo com a Sete, é proibido jogar sal para derreter a neve que caiu sobre a torre, uma vez que o cloreto de sódio danificaria a estrutura de ferro.
O tráfego aéreo no aeroporto de Roissy-Charles de Gaulle, no norte da capital, foi suspenso até as 17h (14h de Brasília) devido à forte nevasca, segundo fontes aeroportuárias.
As pistas do aeroporto de Orly, no sul da capital, reabriram às 15h15 (12h15 de Brasília) depois de meia hora fechadas, segundo fontes aeroportuárias.
Nos dois aeroportos, foram registrados atrasos de pelo menos 50 minutos em metade dos voos.
A circulação de ônibus foi suspensa nas 360 linhas que cobrem a capital francesa e a região da Île de France, anunciou a RATP, empresa de transportes públicos.
Além disso, as autoridades proibiram a circulação de caminhões na região para prevenir acidentes, e recomendaram aos motoristas que evitem sair de casa - ou, em caso de absoluta necessidade, que o façam "com extrema atenção".
Chuva de granizo atinge Porto Alegre
Chuva forte atinge Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (Foto: Marcelo Campos/Preview.com/AE)
*
Segundo Inmet, foram registradas rajadas de vento de até 50 km/h. Defesa Civil não registrou desabrigados ou feridos por causa da chuva.
Uma chuva forte acompanhada de granizo atingiu Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (8).
Algumas ruas ficaram alagadas, mas nenhuma via chegou a ficar interditada, segundo a Defesa Civil. Em alguns bairros da cidade, os semáforos estão desligados e deixam o trânsito complicado.
De acordo com a Defesa Civil, o vento arrancou o vidro de algumas janelas de um prédio no Centro de Porto Alegre. O material caiu na calçada Avenida Júlio de Castilhos, mas ninguém ficou ferido. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 50 km/h.
A Defesa Civil não registrou desabrigados ou feridos por causa da chuva.
Os dados do vento foram registrados pelo Inmet, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal. Outros institutos podem apresentar diferentes medições.
Fonte: G1.com
'Ela foi induzida ao erro', afirma advogado de auxiliar de enfermagem
Auxiliar de enfermagem chega para depor emdelegacia da Zona Norte
(Foto: Letícia Macedo/G1)
*
Mulher de 26 anos admitiu à polícia nesta quarta troca de soro por vaselina. Delegado indiciou funcionária por homicídio culposo, sem intenção de matar.
O advogado da auxiliar de enfermagem Cátia Aragaki, de 26 anos, que teria aplicado vaselina no lugar de soro na menina Stephanie dos Santos Teixeira, de 12 anos, no Hospital São Luiz Gonzaga, na Zona Norte de São Paulo, disse que a mulher admitiu a troca em depoimento à polícia, ocorrido na tarde desta quarta-feira (8). “Ela foi induzida ao erro. É a frase que melhor explica o que aconteceu”, afirmou Roberto Vasconcelos da Gama. A funcionária acabou indiciada por homicídio culposo - quando não há intenção de matar.
No fim de semana, Stephanie chegou ao Hospital São Luiz Gonzaga com sintomas de virose e morreu depois de receber vaselina líquida, em vez de soro, na veia. Ela chegou a ser transferida para a Santa Casa, no Centro, mas não resistiu.
Segundo o advogado, Cátia admitiu ter administrado a vaselina na menina, mas afirmou ter sido induzida ao erro por causa da semelhança dos rótulos. A auxiliar chegou às 15h35 ao 73º Distrito Policial, no Jaçanã, para prestar esclarecimentos à polícia. Ela permanecia na delegacia por volta das 18h40, apesar de o depoimento ter acabado.
A auxiliar foi indiciada por homicídio culposo - quando não há intenção de matar. A informação é do delegado-assistente Antônio Carlos Corsi Sobrinho, do 73º DP. A pena prevista para o crime é de um a três anos de detenção. “É um erro que não pode acontecer, imperdoável”, afirmou o delegado.
Em seu depoimento à polícia, a auxiliar de enfermagem tentou explicar de que forma teria acontecido o erro. "Na hora de instalar a medicação, ela disse que pegou os dois frascos, vocês viram que são bem parecidos os rótulos, e ela leu em um hidratação e o outro passou a vista e pensou ter lido hidratação, mas era vaselina", revelou Corsi. O delegado afirmou que a mulher está "muito emocionada, traumatizada", e que "entende que, involuntariamente, causou a morte da menina".
O advogado da mulher considera que o problema foi gerado "pelo acondicionamento das substâncias" - o soro de reparação e a vaselina - no mesmo local, um armário. "Ela aplicou a vaselina justamente em uma total inconsciência em relação ao produto que continha o vasilhame. Nas circunstâncias em que estavam acondicionados as duas embalagens de vidro era impossível que qualquer pessoa percebesse a diferença na hora. Até porque não era do conhecimento dela, que administrava aqueles medicamentos, que existia envasado naquele mesmo tipo de recipiente de soro reparatório vaselina líquida", afirmou.
Segundo o advogado, ela é formada há dois anos e que há um ano e meio trabalhava no hospital. "Ela só está afastada, já que não tem condições de fazer qualquer tipo de atendimento, pois está muito abalado", disse.
Além da auxiliar de enfermagem, prestaram depoimento nesta quarta-feira dois médicos e uma advogada do hospital. Antes de concluir o inquérito, Corsi deverá ouvir mais dois médicos que estavam de plantão na sexta-feira.
Depois da troca dos medicamentos, o superintendente da Santa Casa, que administra o Hospital São Luiz Gonzaga, disse que a entidade pretende usar rótulos ou até vidros diferentes para guardar vaselina e soro. A medida deve ser tomada para que o erro não volte a acontecer.
Do G1.com
CAMINHÃO VIRA E CAUSA SEIS MORTES NA BR-222/PI
*
Uma tragédia na rodovia que liga os Municípios da Zona Norte do Ceará ao Estado do Piauí foi registrada na noite de ontem(07/12), quando um caminhão que transportava um carregamento de frutas e era ocupado por 13 pessoas – todas residentes na cidade de São Benedito – capotou numa curva. O desastre aconteceu por volta de 20 horas no quilômetro 272 da BR-222, no Município de Frecheirinha.
Conforme as primeiras informações colhidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da cidade de Sobral, o caminhão procedia da Região do Vale do Jaguaribe, onde um grupo de feirantes da cidade de São Benedito costumava ir todas as semanas comprar frutas como banana, melão e melancia.
Uma curva
A viagem prosseguia normalmente até que, de repente, o motorista do caminhão, identificado como Antônio Almir Galdino, pisou no pedal de freio para reduzir a velocidade do veículo na entrada de uma curva. O freio não teria ´respondido´ e o desastre foi inevitável. Desgovernado, o caminhão ´sobrou´ na curva, saiu da estrada e capotou numa pequena ribanceira. A virada foi suficiente para produzir a tragédia na rodovia.
Das 13 pessoas que seguiam de volta para casa após as compras no Baixo Jaguaribe, seis tiveram morte imediata. Segundo a Polícia, todas as vítimas são do sexo masculino. No entanto, nenhuma delas foi identificada. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Sobral. O transporte dos cadáveres acabou sendo feito na carroceria de uma caminhoneta da Perícia Forense (Pefoce).
Já na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, sete pessoas deram entrada no setor de Emergência. Apenas uma delas, o guiador do caminhão foi identificado. As demais não portavam documentos.
Do blog de Cardoso Silva
MOSSORÓ: Daniel Gomes e Francisco José Júnior tentam tomar e rasgar documentos que estavam em poder de Claudionor Santos
Baderna na Câmara Municipal de Mossoró.
E, lamentavelmente, protagonizada por alguns vereadores.
Em mais uma sessão marcada pela baixaria, novamente o presidente da Casa, vereador Claudionor Santos foi obrigado a encerrar a plenária sem que a pauta fosse cumprida.
Com as galerias superlotadas por servidores, levados ao local pela direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) e pela bancada de oposição, a sessão foi encerrada para que se evitasse uma briga maior.
O problema foi provocado pelos vereadores Daniel Gomes e Francisco José Júnior.
Primeiro, Daniel desligou o cabo do microfone da presidência, quando Claudionor Santos fazia uso da palavra.
Em seguida, o próprio Daniel, partiu para cima de Claudionor Santos, tentando tomar e rasgar o projeto do Orçamento Modificativo e o Regimento Interno da Câmara.
Ao lado de Daniel, Francisco José Júnior também tentou tomar e rasgar os documentos, sendo impedidos pelo vereador Claudionor Santos.
Daniel Gomes e Francisco José Júnior partiram para cima de Claudionor por não concordarem com a colocação da matéria na pauta.
Os vereadores da oposição queriam votas emendas apresentadas ao projeto de Orçamento original, que não está mais valendo, em decorrência do Orçamento Modificativo.
Antes Layre Rosado Neto e o próprio Francisco José Júnior, partiram para disputa verbal com Claudionor, pois os mesmos queriam apartear o vereador Francisco das Rocha, que em pronunciamento citara seus nomes.
E, lamentavelmente, protagonizada por alguns vereadores.
Em mais uma sessão marcada pela baixaria, novamente o presidente da Casa, vereador Claudionor Santos foi obrigado a encerrar a plenária sem que a pauta fosse cumprida.
Com as galerias superlotadas por servidores, levados ao local pela direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) e pela bancada de oposição, a sessão foi encerrada para que se evitasse uma briga maior.
O problema foi provocado pelos vereadores Daniel Gomes e Francisco José Júnior.
Primeiro, Daniel desligou o cabo do microfone da presidência, quando Claudionor Santos fazia uso da palavra.
Em seguida, o próprio Daniel, partiu para cima de Claudionor Santos, tentando tomar e rasgar o projeto do Orçamento Modificativo e o Regimento Interno da Câmara.
Ao lado de Daniel, Francisco José Júnior também tentou tomar e rasgar os documentos, sendo impedidos pelo vereador Claudionor Santos.
Daniel Gomes e Francisco José Júnior partiram para cima de Claudionor por não concordarem com a colocação da matéria na pauta.
Os vereadores da oposição queriam votas emendas apresentadas ao projeto de Orçamento original, que não está mais valendo, em decorrência do Orçamento Modificativo.
Antes Layre Rosado Neto e o próprio Francisco José Júnior, partiram para disputa verbal com Claudionor, pois os mesmos queriam apartear o vereador Francisco das Rocha, que em pronunciamento citara seus nomes.
COVARDIA! HOMEM MATA MÃE DOS SEUS 5 FILHOS A GOLPES DE FACA NO INTERIOR PARAIBANO
Foi preso na manhã de ontem, segunda-feira (6), o pedreiro Valderir Alves Ferreira, 34 anos, natural de Cajazeiras, casado, residente nas Casas Populares, acusado de desferir vários golpes de faca peixeira em sua amante conhecida por Edilene Cecília de Abreu, 28 anos, doméstica, residente à Rua André Cunha Rolim, 103 – Pôr do Sol, nesta cidade.
A vítima foi socorrida para o HRC pelo Corpo de Bombeiros, ainda com a faca encravada no pescoço, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu ao dar entrada na sala cirúrgica. Edilene mantinha um relacionamento conturbado com o acusado com quem teve cinco filhos.
Vizinhos afirmaram que o autor do fato agredia a mesma com certa freqüência e no último final de semana cantarolava na porta da residência da mãe da vítima que ela iria morrer. O pedreiro foi encontrado na casa de uma irmã na zona rural do município após informações de populares repassadas ás guarnições que faziam diligências. Em posse dele a polícia encontrou uma motocicleta usada na fuga.
O caso será encaminhado á Delegacia da Mulher. O corpo da vítima foi conduzido para o IML de Patos. O acusado fica a disposição da justiça e responderá por homicídio doloso.
Fonte: Blogs identificados nas fotos.
Prefeitura seridoense na mira do Ministério Público
Uma fonte sigilosa mandou dizer ao blog que o Ministério Público pretende fazer nos próximos dias uma varredura completa nas contas da secretaria de saúde de uma prefeitura de um município muito próximo a Caicó. As notas frias não vão caber numa Scânia, diz a fonte, com todo exagero.
Em tempo: O Ministério Público já teria encaminhado diversas citações ao prefeito da cidade.
Em tempo: O Ministério Público já teria encaminhado diversas citações ao prefeito da cidade.
Dilma pediu mais entusiasmo do PMDB para Previdência que não é ‘muito do agrado de Garibaldi’
Na Foto a presidente eleita Dilma, e o senador Garibaldi Filho
*
A indicação do senador Garibaldi Filho, para a Previdência, envolveu uma série de manobras nos bastidores em Brasília.
O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, tentou arquitetar a seguinte estratégia: o senador Eduardo Braga assumiria a pasta da Agricultura, Wagner Rossi o Turismo e Pedro Novais a Previdência. Só que a bancada peemedebista na Câmara não aceitou.
Então, surge o nome de Garibaldi. Dilma pode aceitar o endossar a indicação, mas colocou como condição mais entusiasmo para entregar a Previdência ao PMDB. Isso seria uma resposta ao fato de Garibaldi ter declarado que o ministério “não era muito do seu agrado”.
Do Blog do Xerife
Wilma de Faria sem prestígio com Dilma Rousseff
Ex-Gov. Wilma de Faria
*
A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) – até o final de setembro, vista como grande aliada da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) – vai sendo esquecida pelos petistas. Além de perder a eleição para o Senado e ver o governador Iberê Ferreira (PSB) ser derrotado na disputa pela reeleição, Wilma agora observa um dos seus principais adversários, Garibaldi Filho, ser escolhido para a equipe da futura presidente.Garibaldi, durante as eleições deste ano, apoiou a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao Governo do Estado. O candidato a senador pelo PT Hugo Manso, 4º colocado na disputa, chegou a criticar duramente a posição do senador. Ao aceitá-lo na equipe do novo governo, a presidente eleita mostrou qual dos aliados tem mais peso para ela no Rio Grande do Norte.
DN Online
Fábio Faria embarca às pressas para ser internado no Sírio Libanês
O deputado federal Fábio Faria (PMN) embarcou às pressas para São Paulo. É aguardado para ser internado de no Hospital Sírio Libanês. Fábio sente fortes dores estomacais o que pode indicar uma infecção no abdômen ou coisa parecida.
Fábio irá se submeter ao check-up geral ainda hoje. Ele já vinha sentindo dores no estômago desde o tempo da campanha política. Foi diagnosticado problemas de gastrite.
Fábio irá se submeter ao check-up geral ainda hoje. Ele já vinha sentindo dores no estômago desde o tempo da campanha política. Foi diagnosticado problemas de gastrite.
Assinar:
Postagens (Atom)