quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Escândalo na Política de Baraúna/RN

Carlos Eduardo em Felipe Camarão: “O reconhecimento desta comunidade me faz seguir em frente”

                                 Alex Regis
Ao lado da esposa, Carlos Eduardo caminhou em Felipe Camarão
*
Nesta quarta-feira (15), o candidato da coligação Coragem Pra Mudar (PDT/PCdoB/PRP), Carlos Eduardo liderou uma caminhada pelo bairro de Felipe Camarão, em mobilização que se estendeu além do previsto, em função da boa receptividade ao ex-prefeito da capital. Tentando se eleger governador, Carlos Eduardo admitiu que o reconhecimento popular ao seu trabalho é o que mais o gratifica na vida pública. "Todas essas obras ajudaram a melhorar a qualidade de vida no bairro de Felipe Camarão. Por isso é que hoje recebo esse reconhecimento da comunidade, e os muitos incentivos para seguirmos em frente no projeto de implementar o Programa de Governo que temos agora para todo o Rio Grande do Norte", destacou o candidato a governador.


As muitas manifestações de apoio recebidas pelo candidato fizeram com que ele estendesse sua visita ao bairro. Com isso, a caminhada que normalmente duraria duas horas ultrapassou às três horas. Outros representantes da coligação Coragem Pra Mudar também participaram da movimentação, entre eles os candidatos a deputado federal Maurisom (PRP) e Divanilton Pereira (PCdoB), e o candidato a deputado estadual George Câmara (PCdoB). Aliado político de Carlos Eduardo, o vereador Raniere Barbosa (PRB) também esteve presente em Felipe Camarão.

Vice de Iberê, Vagner Araújo volta a criticar a forma como Rosalba vem fazendo campanha e compara a época de Collor

A onda "Rosa" da democrata Rosalba Ciarlini vem sendo comparada a campanha "colorida" feita na década de 90 pelo ex-prefeito Fernando Collor, hoje senador da República. A comparação foi feita pelo vice-candidato Vagner Araújo (PSB), que postou alguns vídeos em seu Blog pessoal. "Nós já tivemos provas que campanhas feitas na base da onda colorida, rosa, verdeada, floreada, enfeitada... Sempre dar errado. O que se busca hoje é eleger pessoas que tenham posições claras e definidas e que não tenham a coragem de enganar o eleitor já na própria eleição", disse.


Companheiro de chapa do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), Vagner Araújo elogiou a forma como o presidente Lula da Silva (PT) entrou na campanha do Rio Grande do Norte com "firmeza" e deixando claro que seu candidato é Iberê. "Em um oportunismo vexatório, ela tenta se agarrar a um projeto político do qual não faz parte, nem fez parte no passado e nem fará no futuro que é o projeto de sucesso, liderado pelo presidente Lula", alfinetou Vagner, em relação aos adversários.



Do Blog de  Marcos Dantas

Promotoria Eleitoral de Caicó apura possível abuso de poder político pela Polícia Militar em Caicó

A Promotoria Eleitoral de Caicó apura denúncia do suposto abuso do poder político por parte da Polícia Militar.


É que nesta quinta-feira(16) o Comando da PM de Caicó convocou uma reunião com os policiais da cidade e da região do Seridó.

Reunião aconteceu no Centro Pastoral Dom Vagner, que foi alugado para o encontro.

À frente da reunião estavam o coronel Marcondes Pinheiro, ex-comandante da PM no Estado, e o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Taveira, que é candidato a deputado estadual. Taveira também é coronel da PM.

A princípio a reunião seria para coronel Marcondes e o vereador Taveira apresentarem aos policiais revólveres da marca Glock, para quem quisesse adquirir a arma.

Até aí não havia nenhum crime eleitoral, embora não seja comum policiais militares se reunirem para receberem propostas para a aquisição de armas de fogo, já que cabe ao Governo comprar os armamentos e destiná-los à PM.

Mas eis que o coronel Marcondes enveredou pela seara da política e apresentou Taveira como seu candidato a deputado estadual.

Não ficou somente aí.

Marcondes exibiu um vídeo com as imagens do governador e candidato à reeleição pelo PSB, Iberê Ferreira(PSB), e da ex-governadora e candidata ao Senado, Wilma de Faria(PSB).

Marcondes pediu abertamente votos aos policiais para Iberê e para Wilma e disse que se eles quisessem o atraso votassem nos outros candidatos, mas do contrário ajudassem à reeleger o governador e eleger a ex-governadora para o Senado.

Avisado do encontro, a Promotoria Eleitoral entrou em ação e passou a investigar o possível abuso do poder político praticado pelo coronel Marcondes e pelo Comando da PM de Caicó, que foi quem convocou a reunião com os policiais a pedido do ex-comandante da Polícia Militar do Estado.

A Promotoria Eleitoral já ouviu algumas pessoas que participaram da reunião e a administração do Centro Pastoral Dom Vagner, que foi quem alugou o local para o encontro.

Nesta sexta-feira(17), a Promotoria irá ouvir o comandante da PM de Caicó, tenente coronel Cipriano.

Após ouvir o coronel Cipriano, o Ministério Público de Caicó irá encaminhar o relatório ao procurador regional eleitoral, Ronaldo Sérgio Chaves.

A denúncia à Promotoria Eleitoral foi feita pelo Comitê 9840, seccional de Caicó.



Do blog de Oliveira Wanderley

Roberto Germano irá realizar a "Passeata do Troco, para não errar de novo"‏

Roberto Germano, Aváro Dias e Henrique Alves
*
O candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Roberto Germano irá realizar mais uma grande passeata no próximo domingo (18), em Caicó.


A passeata denominada "Passeata do Troco, para não errar de novo", sairá às 19 horas, da Praça do Entrocamento, no bairro Barra Nova, pecorreará ruas da cidade, encerrando com um grande comício, na Avenida Seridó.

O candidato a governador Carlos Eduardo (PDT), o candidato vice-governador Álvaro Dias (PDT) e o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), também estarão presentes para fazer mais uma grande festa, ao lado do povo, pelas ruas de Caicó.

Felipe Maia: oposição é fundamental para a democracia do país‏

*
*
Em reunião no atelier Dorian Gray, em Natal, nesta quarta-feira (15), o deputado federal Felipe Maia mostrou sua preocupação com a democracia do Brasil. Em recentes declarações, o presidente da República mostrou sua pretensão de impedir o crescimento do Democratas e PSDB, principais partidos de oposição ao atual governo.


“A ausência de uma oposição no país me preocupa enquanto cidadão. É um importante instrumento da democracia, que fiscaliza e pondera o governo. Nós sempre fomos responsáveis e fizemos oposição em favor do povo, atuando como a voz da população brasileira”, afirmou o parlamentar.

Diversos professores compareceram ao encontro e aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 317/08, de autoria do deputado, de instituir o ensino em tempo integral em todas as escolas públicas do país. Felipe Maia ressaltou que o custo para a implantação da jornada integral é elevado, mas alegou que o retorno social compensa o gasto. “Os países mais desenvolvidos do mundo são o que mais apresentam ensino de qualidade e não é por coincidência. É investindo na educação do nosso povo que vamos encontrar o caminho do crescimento do país”, explicou.

A redução da carga tributária foi outra defesa feita pelo parlamentar durante a reunião. Segundo Felipe Maia, os impostos pagos pelo trabalhador brasileiro estão entre os mais altos do mundo. “Hoje pagamos 37% de tributos aos cofres públicos. É um valor muito alto principalmente porque não temos serviços básicos de qualidade. Ninguém aguenta pagar essa quantidade de impostos e não ter saúde, educação e segurança de qualidade”, enfatizou.

Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito de Macaíba, Aurí Simplício, a ex-secretária de Saúde dos municípios de Natal e Macaíba, Ana Tânia Sampaio, Odiléia Mesquita, ex-prefeita de Macaíba, e Arthur Vagner, organizador do evento.

Redinha

No início da tarde desta quarta-feira, o deputado ainda caminhou pela comunidade África, no bairro da Redinha, na Zona Norte de Natal.

Fábio Faria vai a Montanhas, Nova Cruz e Lagoa Salgada nesta quinta

                                     Fotos: Dinarte Mariz
*

*
Nesta quinta-feira (16), o deputado federal Fábio Faria visita três municípios da região Agreste: será a vez de Montanhas, Nova Cruz e Lagoa Salgada receberem o candidato à reeleição pelo PMN para movimentações ao lado de apoios e lideranças.


Ontem (15), Fábio também esteve no Agreste, acompanhando a senadora Rosalba Ciarlini, seu vice, deputado Robinson Faria, o senador José Agripino e candidatos da coligação “Força da União” na caravana que passou por Espírito Santo, Várzea, São José do Campestre, Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras.

Antes da movimentação no interior, Fábio Faria caminha pelas ruas do bairro de Igapó, Zona Norte de Natal, pela manhã.







George Soares e João Maia vão juntos ao Seridó‏

*
*
George Soares e João Maia vão juntos ao Seridó


O candidato a deputado estadual George Soares ao lado do deputado federal João Maia, visitaram nesta quarta - feira (15) a cidade de Cerro Corá, e foram recebidos por Chiquinho da Fetarn e sua esposa, a ex-vice-prefeita Ana Maria, e demais lideranças na entrada da cidade, e em carreata percorrerram diversas ruas.

George Soares e João Maia ainda visitaram a rádio Liberdade FM, onde o deputado federal concedeu entrevista a radialista Graça Santos, falando sobre vários assuntos, entre eles, o pré-sal, o desenvolvimento da Serra de Santana e política. O candidato a deputado estadual George Soares, agradeceu a hospitalidade do povo de Cerro Cora e reafirmou sua admiração pelo trabalho do deputado, líder de seu partido no RN, João Maia.

Roberto Germano realizou caminhada e comícios relâmpagos na cidade de Timbaúba dos Batistas‏

O ex-prefeito de Caicó Roberto Germano que é candidato a deputado estadual pelo PCdoB, realizou, na tarde de hoje (15), caminhada e comícios relâmpagos na cidade de Timbaúba dos Batistas.


Roberto Germano foi acompanhado pelos vereadores Chilon Batista (PMDB) e Salviano Galeguinho (PCdoB), que apóiam a sua candidatura no município. O candidato visitou as residências e conversou com a população, que lhe recebeu muito bem.

Em suas palavras Roberto Germano assumiu o compromisso de que quando for eleito deputado estadual irá instalar uma extensão do seu gabinete na cidade de Caicó, para atender a população das cidades do Seridó.

“Quando eu me eleger deputado estadual eu irei implantar uma extensão do nosso gabinete na cidade de Caicó, para atender a população de Caicó e de todas as cidades do Seridó, porque às vezes a pessoas precisam falar com o deputado para resolver um problema ou levar uma reivindicação e tem que se deslocar até Natal para poder conversar com ele, com o gabinete sendo instalado na cidade de Caicó ficará mais fácil para as pessoas encontrarem o deputado”. Falou Roberto Germano.

O presidente do PMDB de Caicó, vereador Lobão também participou da mobilização.

Cai ministra da Casa Civil Erenice Guerra

Erenice Guerra não é mais a ministra-chefe da Casa Civil. A sucessora da candidata do PT, Dilma Rousseff, não resistiu às denúncias de tráfico de influência e lobby envolvendo seu filho, Israel Guerra e pediu demissão nesta quinta-feira, 16. A decisão da agora ex-ministra foi divulgada à tarde através de um comunicado oficial à imprensa lido pelo porta-voz da Presidência. Assume o cargo interinamente o secretário-executivo da pasta Carlos Eduardo Esteves Lima. Especula-se que Lula anuncie nos próximos dias Miriam Belchior, subchefe de Avaliação e Monitoramento, como nova ministra.


O empresário Rubnei Quicoli afirmou ao Estado nesta quinta-feira que a Casa Civil é palco de lobby e que a empresa do filho da ministra Erenice Guerra cobrou 5% da EDRB do Brasil Ltda. para conseguir um financiamento de R$ 9 bilhões junto ao BNDES. 'Foi a maior patifaria o que fizeram. Fizeram terrorismo', disse. A própria ministra, segundo ele, participou de uma reunião no ano passado. O empresário enviou os documentos ao Estado.

Segundo Quicoli, em meio às negociações com os intermediários em Brasília, foi pedido ainda o valor de R$ 5 milhões para ajudar na campanha da presidencial de Dilma Rousseff (PT). 'Eu disse que não podia por tudo junto numa mala. E que precisava de nota fiscal de uma empresa como prestadora de serviço', afirmou. O pedido de dinheiro para a campanha, de acordo com Quicoli, foi feito pelo ex-diretor de Operações dos Correios Marco Antonio de Oliveira.

A intermediação do filho de Erenice nesse episódio foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira. O empresário Rubnei Quicoli contou ao Estado que a EDRB do Brasil Ltda buscava um empréstimo junto ao BNDES para viabilizar um projeto de energia solar que estava parado desde 2002. Consultor da EDRB, Quicoli disse que a Casa Civil deu a orientação para procurarem a Capital Assessoria, empresa em nome de Saulo Guerra, filho de Erenice, mas que é comandada por outro filho da ministra, Israel. Foi feita então a minuta de um contrato, no valor de R$ 240 mil, mais o percentual de 5% sobre os R$ 9 bilhões.

De acordo com o empresário, a própria Erenice participou de uma reunião na Casa Civil com os representantes da EDRB em novembro do ano passado. A reunião, segundo ele, foi agendada por Vinicius Castro, ex-assessor da Casa Civil e cuja mãe é sócia da Capital Assessoria. Vinicius pediu demissão no início da semana.

Segundo Rubnei Quicoli, as negociações com a empresa de Israel Guerra foram desfeitas em março sem que o empréstimo do BNDES tivesse sido concedido. Na edição desta semana, a revista Veja mostrou que a Capital Assessoria atuou também no ramo de transporte de carga aérea.