quinta-feira, 3 de março de 2011

Feto de nove semanas ‘testemunha’ em tribunal americano

No estado do Ohio estão proibidos todos os abortos desde que se detecte a batida do coração do feto
*
Um grupo cristão pró-vida norte-americano levou uma mulher grávida para um tribunal do estado de Ohio para que o feto de nove semanas servisse de ‘testemunha’ numa campanha anti-aborto.

O ‘testemunho’ consistiu na projecção de imagens de ultrassom ao útero da futura mãe, para se visualizar e escutar a batida do coração do feto.



A acção levou à comparação de uma ecografia de uma mãe com 15 semanas de gravidez e outra de nove semanas, sendo que, de acordo com o ‘Dayton Daily News’, o primeiro caso permitiu revelar com clareza a batida cardíaca do futuro bebé. No entanto, houve dificuldade em obter o mesmo resultado com o feto de nove semanas.


Esta iniciativa surge em resposta a uma medida anunciada pelo estado republicado de Ohio: estão proibidos todos os abortos desde que se detecte a batida do coração do feto, que pode começar a ser provada logo ao fim de 18 dias de gestação.


A medida está a dividir opiniões, havendo quem defenda que “cada caso é um caso” e avançar com uma gravidez ou não “é uma decisão pessoal da mulher”.

Samu nega negligência no socorro que resultou em morte em Joinville

Coordenação do serviço de emergência diz que não houve omissão no atendimento

O Samu disse na última quinta-feira que não houve omissão de socorro na morte de Claudionei de Souza Paula, 39 anos, no posto de saúde do Morro do Meio, em Joinville. O fato ocorreu na segunda-feira de manhã. Parentes da vítima acusam o órgão de negligência e demora no atendimento.


Segundo o coordenador mesorregional do Samu Norte e Nordeste, Maurício Benetton, o procedimento foi correto. Ele ouviu as gravações do chamado e diz que a orientação de levar o paciente para o posto de saúde foi a mais adequada.

— A viatura levaria de 25 a 30 minutos. O posto fica a cerca de 500 metros da casa onde ocorreu o incidente. Neste caso, seria mais rápido ir até a unidade —, diz o coordenador.

Ele conta que o primeiro chamado foi registrado às 8h21.

— Informava que o homem tinha desmaiado, estava respirando e passava por uma crise nervosa. Em nenhum momento se falou em parada cardiorrespiratória —, diz.

Segundo Benetton, o segundo chamado ocorreu às 8h45 e foi feito pelo posto de saúde.
 
— Chegamos lá em 30 minutos e não havia mais nada o que fazer.


O coordenador lembra que a UTI móvel estava atendendo uma outra ocorrência na hora do chamado.

Para Maria Simone Pam, médica que atendeu Claudionei, o tempo de espera até o atendimento foi determinante para a morte.

— Desde o desmaio até chegar ao posto passaram quase 40 minutos e ele já chegou com parada cardiorrespiratória.

A médica diz que foram feitos todos os procedimentos possíveis.

— Mas um posto de saúde não está preparado para casos desta complexidade.

No posto, a médica fez massagem cardíaca e usou um respirador manual. A UTI Móvel do Samu está equipada com desfibrilador e equipamentos eletrônicos para monitorar a respiração e os batimentos cardíacos

Para atender Joinville, segundo o Samu, o órgão tem uma UTI Móvel e quatro unidades básicas. Na equipe, há 24 médicos, seis enfermeiros, 31 técnicos de enfermagem e 31 condutores. A estrutura atende às recomendações do Ministério da Saúde.




AN.COM.BR







28 mil veículos seguirão para as praias paranaenses nesta sexta-feira

Fluxo deve ser intenso entre as 16h e 23h, quando o tráfego deve ser até cinco vezes maior que o registrado em dias normais

A BR-277 terá movimento quase cinco vezes maior do que o normal nesta sexta-feira (4), quando terá início a descida em massa para o Litoral do Paraná por causa do carnaval. A concessionária Ecovia estima que 28 mil veículo devem descer a Serra do Mar nesta sexta. O tráfego normal é de 6 mil veículos diariamente em cada sentido da rodovia.


O fluxo irá aumentar no período da tarde, a partir das 16 horas, e ficará alto até as 23 horas, segundo a previsão da concessionária. Nesse período pode haver picos de até 2,3 mil veículos por hora seguindo para as praias. Em dias normais, o tráfego é de 500 carros por hora.

Entre sexta-feira (4) e quarta-feira (9) serão 210 mil veículos trafegando nos dois sentidos da BR-277 e das PRs 508 (Alexandra-Matinhos) e 407 (Pontal do Paraná).


O movimento em direção ao Litoral no sábado será ainda maior do que na sexta-feira. O previsto é que 39,2 mil veículos trafeguem no sentido Curitiba-Paranaguá. A faixa de horário com maior fluxo será entre 7 e 21 horas. Pode haver picos de até 2,7 mil carros por hora.

O tráfego de descida será menor no domingo (6), quando 17,1 mil carros por hora devem seguir para as praias, principalmente entre 8 hora e meio-dia.

A segunda-feira de carnaval (7) terá movimento alto nos dois sentidos da 277. Serão 16 mil veículos retornando para Curitiba e 11 mil descendo a Serra do Mar. O movimento de volta irá se concentrar entre 16 e 21 horas.

Retorno

A partir da terça-feira (8) haverá movimento intenso de veículos deixando as praias. Aproximadamente 35 mil veículos devem subir a serra na terça. A concessionária estima que poderá haver picos de até 3,1 mil carros por hora, entre 10 e 21 horas.

Com relação à Quarta-feira de Cinzas (9), serão 31 mil veículos trafegando no sentido Paranaguá-Curitiba. O fluxo será intenso entre 10 e 20 horas, com picos de até 2,6 mil carros por hora.

Haverá inversão de tráfego na PR-407 (rodovia que leva a Pontal do Paraná), na manhã de quarta-feira, entre 8 horas e 12h30, para facilitar o retorno. A rodovia ficará em mão única dos balneários para a 277. Fora do período de inversão, pode haver trânsito lento na PR-407.

A PR-508 (Alexandra-Matinhas) deverá ser utilizada pelo motorista que quiser seguir para os balneários durante a inversão.

BR-376

A BR-376 também terá movimento intenso no feriado de carnaval. Os períodos mais movimentados no sentido Paraná-Santa Catarina serão o fim da tarde e noite de sexta-feira (4) e a manhã de sábado (5). Com relação ao retorno, o tráfego deve se concentrar na terça-feira (8) e na manhã da Quarta-Feira de Cinzas (9).

Nesses períodos a movimentação deve variar entre 3 mil e 3,5 mil veículos por hora, podendo chegar até a picos de 4 mil carros por hora.

Serviço

Acompanhe a cobertura da Gazeta do Povo das estradas que levam às praias e as imagens das câmeras da concessionária Ecovia no site www.gazetadopovo.com.br/verao/estradas

Porto de Salvador receberá mais de 23 mil turistas no Carnaval

*
Mais de 23 mil turistas chegarão de navios no Porto de Salvador, para curtir os últimos dias do Carnaval na capital baiana. Entre os três dias serão nove transatlânticos, sendo que na terça estarão atracados, simultaneamente, sete navios, ocupando a capacidade total do porto, que tem sete berços com profundidade variando de 8 a 15 metros. Em 2010, foram seis navios atracados no Porto de Salvador, com cerca de 20 mil foliões. Cabe destacar também a presença dos tripulantes que, nas suas folgas, aproveitam a estadia em Salvador.


“A Codeba – Companhia das Docas do Estado da Bahia já providenciou, com o apoio dos órgãos públicos competentes, toda a infraestrutura de serviços dentro e fora do porto, que vão desde a segurança, limpeza, transportes, disciplina do trânsito e ambulantes”, disse o diretor presidente da Codeba, José Muniz Rebouças. “Nosso objetivo é atender aos turistas que aqui chegam com a qualidade que um grande destino turístico requer”, acrescentou. Dentre os órgãos envolvidos estão a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), a Prefeitura de Salvador, a Deltur, o 16ª. Batalhão da Política Militar, Limpurb, Transalvador, GTaxi, Polícia Federal, Samu e o Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), que administra o Terminal de Passageiros do Porto.

Com a chegada dos turistas em Salvador só na terça-feira de Carnaval serão injetados mais de dez milhões de reais na economia baiana, destacou José Rebouças. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Salvador é a cidade que mais lucra com cruzeiros de Carnaval.




"Só sobrou o porta-malas", diz motorista de carro que pegou fogo na Capital

Chamas tomaram conta do veículo. Motorista saiu ileso.
Foto:Letícia Costa, AGRBS
*
Derli Adroaldo da Silva não sofreu nenhum ferimento


Um incêndio chamou a atenção de quem transitava pelas avenidas Ipiranga e João Pessoa, por volta das 18h35 desta quinta-feira. Um automóvel pegou fogo no cruzamento destas avenidas. O motorista, Derli Adroaldo da Silva, foi surpreendido pelas chamas, mas conseguiu sair do veículo sem nenhum ferimento sequer. Já o carro não teve a mesma sorte:

— Só sobrou o porta-malas. O fogo tomou conta de tudo — disse



O acontecido foi em Porto Alegre

Mulher que confessou morte de Lavínia é "fria e dissimulada", diz delegado

Luciene, que é mãe de três meninas de dois, quatro e sete anos, confessou na última quarta-feira (2) à polícia ter sufocado Lavínia
*
Horas após crime, suspeita chorou muito ao negar morte de criança

A mulher que confessou ter assassinado a menina Lavínia, de seis anos, se revelou uma pessoa fria e "muito dissimulada" nas duas vezes em que prestou depoimento à polícia, segundo afirmou nesta quinta-feira (3) o delegado substituto da delegacia de Campos Elíseos (60ª DP), Luciano Zahar.


Horas após ter asfixiado Lavínia até a morte em um quarto de hotel no centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Luciene Reis, de 24 anos, chorou ao negar que jamais teria coragem de sequestrar uma criança.

Apontada como principal suspeita desde o sumiço da menina, ela foi chamada a depor pela primeira vez na própria segunda-feira (28), dia em que a menina desapareceu enquanto dormia na casa dos pais.

Luciene, que é mãe de três meninas de dois, quatro e sete anos, confessou na última quarta-feira (2) à polícia ter sufocado Lavínia por cerca de oito minutos com um travesseiro. Como a criança ainda se mexia, Luciene a enforcou com um cadarço de tênis para se certificar de que estava morta.

À polícia, ela contou que antes de seguir para o hotel ainda passou em sua casa, onde vestiu Lavínia com roupas de uma de suas três filhas. Luciene tinha um relacionamento amoroso com o pai da menina havia um ano, segundo a polícia.

O que aconteceu nas horas que antecederam a morte da criança ainda é um mistério para a polícia, que quer descobrir como Luciene conseguiu entrar na casa da família e levar a menina sem levantar suspeitas. Os pais viviam com a única filha em um terreno onde moram outras 12 pessoas no bairro do Divino, em Caxias.

A hipótese de que alguém possa ter facilitado a entrada de Luciene está sendo investigada pela polícia, que pretende ouvir a mãe da menina, Andréia Azeredo, e o pai, Rony dos Santos. O avô também será ouvido novamente.

A polícia chegou a cogitar a participação direta do pai ou da mãe da menina. A primeira versão da história, contada pela mãe, seria a de que o pai de Lavínia havia chegado à sua casa às 3h e, quando acordou às 5h45 para trabalhar, verificou que a janela e a porta do quarto estavam abertas e a menina não estava mais na cama.

A intenção é confrontar a versão dada por Luciene com o depoimento dos familiares. Vizinhos também serão chamados para depor.

O delegado Zahar, que ouviu Luciene no dia do desaparecimento e depois na quarta-feira, falou sobre a dificuldade em obter a confissão do assassinato, que só aconteceu após quase quatro horas de depoimento. Imagens conseguidas em um ônibus mostraram Luciene em companhia da criança, argumento usado pela polícia para que Luciene confessasse.

- Foi difícil, pois a cada hora ela enveredava por um caminho diferente.

Ele afirma que o caso deve ser tratado como homicídio, já que a extorsão de R$ 2.000 do pai de Lavínia "só foi relatada depois pelo Rony".

- A intenção sempre foi matar a criança. Logo que ela teve contato inicial, levou para o hotel e executou.

Luciene foi transferida para a carceragem da Polinter em Magé, na Baixada Fluminense, na noite de quarta-feira sob forte esquema de segurança e debaixo de pedradas, vaias e gritos de "assassina".

Cerca de 300 pessoas foram ao enterro da menina na manhã desta quinta-feira (3) no Cemitério do Corte 8, em Caxias.

Muito abalado, o pai de Lavínia passou mal e precisou ser amparado por amigos e familiares ao chegar ao velório.

Desaparecimento

A menina desapareceu de casa, em Caxias, na manhã de segunda-feira. Luciene já era apontada como principal suspeita. De acordo com Santos, ela teria feito ameaças.

A polícia chegou a cogitar a participação direta do pai ou da mãe, Andréia Azeredo. A primeira versão da história, contada pela mãe, seria a de que Santos havia chegado a sua casa às 3h e, quando acordou às 5h45 para trabalhar, verificou que a janela e a porta do quarto estavam abertas e a menina não estava mais na cama.

De acordo com a mãe, um móvel foi arrastado para perto da janela do quarto da criança e teria auxiliado na invasão da casa.




DO R7

Condições sub-humanas: CNJ recomenda fechamento imediato do Presídio do Roger

Presídio do Roger ( foto: rep. internet)
*
Reformas das cadeias, rede de saneamento básico precária e fechamento imediato do presídio do Roger em João Pessoa. Essas foram algumas das irregularidades detectadas pela equipe de magistrados que realizou durante três meses o Mutirão Carcerário do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Corregedoria Geral e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O resultado está sendo divulgado na tarde desta quinta-feira (3), no TJ.

Segundo informações do repórter Allyson Arruda, do Jornal Correio da Paraíba, a recomendação para o fechamento da penitenciária foi devido as condições subhumanas em que os presos estão vivendo e as instalações precárias detectadas pela equipe.

Os juizes disseram durante apresentação do relatório, que os mesmos problemas detectados em 2009 durante um mutirão, não tiveram melhorias conforme foram solicitadas pelos magistrados.

Governo diz em nota que sanará problemas; veja nota na íntegra:

O secretário de Administração Penitenciária José Alves Formiga participou na tarde desta quinta-feira (3) da apresentação do relatório do mutirão carcerário realizado no período de 12 de janeiro a 25 de fevereiro em todos os presídios e cadeias públicas da Paraíba.

Após a apresentação feita pelo juiz Paulo Augusto de Oliveira Irion, representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o secretário disse que o Governo do Estado já está tomando as providências para minimizar os problemas mais urgentes, entre eles a alimentação e a separação de presos que convivem no mesmo estabelecimento prisional com detentas, dentre outros.

José Alves Formiga disse também que já havia determinado minucioso levantamento da situação dos presídios e cadeias. Ele acrescentou que em relação a infraestrutura a Secretaria está realizando estudos para atender as determinações do Conselho Nacional de Justiça.

A preocupação mais urgente do Estado, acrescentou o secretário, é oferecer tratamento humanitário aos detentos e, para isso, é necessário também a participação da sociedade.

Durante o mutirão carcerário do Tribunal de Justiça da Paraíba foram analisados 7.100 processos, concedendo 885 direitos, com 116 extinção de pena; 335 progressão de regime; 155 concessão de livramento condicional e ainda 143 indultos.





Hyldo Pereira

Elke Maravilha não participará mais do 1º Bal Masqué de Petrolina

Foto: Reprodução TV Globo
*
Amanhã, sexta-feira (4), Petrolina realiza o 1º Bal Masqué. A festa, que será realizada no clube Sociedade 21 de Setembro, contaria com a presença da artista Elke Maravilha, que não participará mais do evento por falta de voos. Pelo menos essa foi a informação repassada, em nota, pela assessoria de imprensa do evento.


A organizção assegura que está providenciando outro artista que possa substituir à altura a atriz. A festa contará ainda com show do cantor Alan Cleber, além da participação especial de uma orquestra de frevo e dos DJs Pinho e Luiza Santiê tocando músicas que marcaram grandes carnavais.

Como em todo Bal Masqué, as máscaras mais bonitas serão premiadas com valores entre quinhentos R$500 e R$200.





Jornal de GO sofre intimidação após reportagem sobre extermínio

Cerco policial a jornal provocou demissão de dois oficiais da PM.


Governador de GO diz que não vai admitir afronta à liberdade de expressão.
 
Um jornal de Goiás sofreu nesta quinta-feira (3) uma tentativa de intimidação após divulgar conversas telefônicas entre policiais militares suspeitos de integrar um grupo de extermínio.


Logo pela manhã, vários carros da Polícia Militar, com pelo menos 30 homens, passaram com sirenes ligadas em frente à sede do jornal "O Popular". O jornal publicou trechos de escutas telefônicas que integram o inquérito da Polícia Federal que investiga um grupo de extermínio acusado de mais de 30 assassinatos no estado.

O fato gerou as demissões do cargo do comandante da Rotam (Rondas OstensivasTáticas) da PM, tenente-coronel Carlos Henrique da Silva, e o comandante do pelotão que passou em frente ao jornal, tenente Alex Siqueira.


O secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, João Furtado, considerou a ação ilegal e disse que irá reformular as normas de conduta da corporação. O governador de Goiás, Marconi Perillo, disse que não vai admitir qualquer ilegalidade ou afronta à liberdade de expressão.

Na semana passada, a Operação Sexto Mandamento da PF prendeu 19 PMs suspeitos de atuarem nas execuções, entre eles o subcomandante da Polícia Militar do estado de Goiás. Entre as vítimas, de acordo com a PF, estariam crianças, adolescentes e mulheres sem qualquer envolvimento com a prática de crimes. O suposto grupo de extermínio é investigado há cerca de um ano.

A Associação Nacional de Jornais declarou que repudia atos intimidatórios e afirmou que os jornalistas nada mais fizeram do que cumprir o de dever de informar a sociedade sobre a atuação de agentes do estado que, de acordo com as evidências, vinham agindo de forma criminosa.


Comissão do governo investiga grupo de extermínio

A Secretaria de Segunça Pública de Goiás criou a Comissão Especial de Defesa dos Direitos Humanos para apurar o desaparecimento de 30 pessoas, no período de dez anos, e o envolvimento de policiais em um grupo de extermínio. O sumiço das vítimas ocorreu, segundo investigações preliminares, após abordagens de policiais militares. O cruzamento de dados das ocorrências começou após a Operação Sexto Mandamento da PF.

Segundo as investigações da PF, a organização criminosa tinha como principal atividade a prática habitual de homicídios com a simulação de que os crimes haviam sido praticados em confrontos com as vítimas. Alguns dos crimes foram praticados durante o horário de serviço e com uso de carros da Polícia Militar, de maneira clandestina e sem qualquer motivação.

Alguns dos policiais militares presos tiveram cargos na alta cúpula da hierarquia da corporação. Eles foram transferidos no último dia 17 para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande.



Rosalba Ciarlini e mais cinco governadores ameaçados de cassação

O site Congresso em Foco trás o nome de Rosalba Ciarlini (DEM) e de mais cinco governadores na mira do TSE. Na realidade, esses governadores foram acusados pelas coligações adversárias por crimes eleitorais.


Além de Rosalba, os governadores do Acre, Tiâo Viana (PT); Amazonas, Omar Aziz (PMN); de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB); do Piauí, Wilson Martins (PSB) e do Tocantins, Siqueira Campos, terão que se defender das acusações.

O caso de Rosalba Ciarlini (DEM) se baseia no uso de "Caixa 2" e é acusada pelo então candidato e ex-governador Iberê Ferreira de Souza.

Nota do Blog - Nenhum dos governadores será cassado. Duvido muito que algum dos seis tenha setença confirmada pelo TSE.



Voo da Noar sobrevoa Mossoró por 20 minutos por falta de condições de pouso no Dix-Sept Rosado

Um voo que partiu de Natal para Mossoró na noite de hoje (3), teve que retornar para seu destino de origem devido à falta estrutura para realização de pouso no Aeroporto Dix-Sept Rosado.


Segundo informações colhidas pelo blog, o avião da empresa Noar ficou sobrevoando por cerca de 20 minutos os céus de Mossoró. O problema seria a falta de luzes de balizamento da pista do aeroporto de Mossoró, que foram destruídas por vândalos.

Um avião do Governo do Estado que iria pousar em Mossoró, também teve que voltar para seu destino de origem, por falta de condições e de segurança do aeroporto. Alguns políticos e autoridades estiveram indignados no saguão de embarque.




Do blog de Ismael Souza

Prefeita de Upanema poderá perder cargo

A prefeita de Upanema Maria Stella Freire da Costa pode até perder a função pública por deixar de cumprir requisições do Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró. Essa é uma das possíveis consequências da ação de improbidade administrativa ajuizada pelo MPF. Na ação, a atual prefeita é acusada de não prestar informações sobre irregularidades na execução do Programa Saúde da Família no município, apesar de ter recebido dois ofícios do MPF requisitando tais dados.


O primeiro ofício foi enviado em março de 2009, mas não obteve resposta. O pedido foi reiterado em julho de 2010, acompanhado do seguinte alerta: “a falta injustificada e o retardamento indevido do cumprimento das requisições do Ministério Público implicarão responsabilidades de quem lhes der causa”. Mesmo diante de uma segunda requisição, a prefeita não enviou qualquer resposta.

O procurador da República Fernando Rocha de Andrade, que assina a ação, destaca que “a recusa de informações por parte da prefeita de Upanema tem impossibilitado a regular apuração de irregularidades na utilização de verbas federais repassadas àquela cidade, para o programa Saúde da Família”.



Panorama Político

Pesquisa aponta que 78% dos natalenses desaprovam gestão da prefeita Micarla

Segundo matéria publicada no Jornal de Hoje, edição desta quinta-feira (03), a administração da prefeita Micarla de Sousa (PV) é desaprovada pó 77,9% dos natalenses. O resultado faz parte da nova pesquisa do instituto Seta, realizada entre os dias 26 e 27 de fevereiro.


Apenas 22,1% da população avalia como positiva a gestão da pevista, conforme o mesmo levantamento. De acordo com a pesquisa, 43% dos natalenses consideram a gestão verde como péssima; 32,1% a considerem ruim; e 17,1% classificam como regular. Apenas 7% dos entrevistados optaram pelo bom e 0,8% ótimo.