quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Realizado no Rio terceiro casamento gay do País



Ao som de La Vie en Rose, sucesso da cantora Edith Piaf, foi realizado hoje em um cartório do Rio de Janeiro o primeiro casamento homossexual envolvendo um militar brasileiro. João Batista da Silva, de 39 anos, cabo reformado da Marinha, casou-se com Cláudio Nascimento Silva, de 40 anos, que ocupa uma superintendência da secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.


O casamento foi o terceiro entre homossexuais no Brasil. Os dois primeiros foram em são Paulo e em Brasília. Em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável como um direito dos homossexuais. Até então, casais homossexuais só podiam firmar contratos de união estável. João Batista e Cláudio fizeram isso em setembro de 2010. A oficialização do casamento concede mais direitos às partes, como, por exemplol, em relação à herança.

'É uma vitória pessoal nossa, mas também um marco para a cidadania', afirmou João Batista, que desde maio tenta oficializar sua união com Cláudio perante a Marinha. 'Quero colocá-lo como meu dependente, mas pediram 90 dias para dar resposta e até agora não se manifestaram', contou. 'É uma vitória do Estado e uma mudança na história', afirmou o juiz de paz Leandro Rodrigues, a quem coube declarar os dois oficialmente casados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário