sábado, 5 de março de 2011

Pode frevar, folião. O Galo já deu sua bênção!

Galo, este ano, fez giros sobre a ponte


O Galo da Madrugada voltou a arrastar uma multidão pelas ruas do Recife, durante este sábado de Zé Pereira (5). Nem mesmo o calor, escondido no mormaço de um céu nublado, foi capaz de desanimar a massa humana, que pulava e pedia frevo a todo instante. Este foi o primeiro ano que o Galo da Madrugada - que entrou no Livro dos Recordes como o Maior Bloco de Rua do Mundo - teve seu percurso alterado. Em vez da apertada Rua da Concórdia, o desfile aconteceu pela Avenida Dantas Barreto. Mais espaçoso, o novo trajeto acabou beneficiando o folião que gosta de brincar com mais conforto. Pode frevar, folião. O Galo já deu sua bênção.


Desfile inaugurou novo trajeto, sem a Rua da Concórdia e incluindo a Avenida Dantas Barreto
(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

Mesmo com a reclamação de alguns brincantes, é fato que o novo trajeto melhorou e muito o desfile da agremiação. Com mais espaço, o número de brigas e confusões diminuiram. Até 15h deste sábado, nenhuma ocorrência tinha sido registrada no Tribunal do Folião, localizado no Fórum Thomaz de Aquino. Apenas algumas pessoas que foram surpreendidas cometendo pequenos furtos foram retiradas do local pela Polícia Militar.

O desfile só voltou a lembrar a Rua da Concórdia (marcada pelo aperto) no fim da Dantas Barreto, já entrando na Avenida Guararapes. Após percorrer toda a Guararapes, o folião podia se deparar com um Galo mais alto, imponente na Ponte Duarte Coelho, e com um novo recurso: este ano, ele estava girando, olhando e abençoando os foliões em todas as direções.

As fantasias foram um caso à parte no Galo. O Conde Drácula saiu do caixão, Bin Laden resolveu apreciar o Carnaval de Pernambuco, Dilma Rousseff deixou a sisudez de lado e aprendeu a frevar. E está enganado quem pensa que o ex-presidente Lula não veio para o Galo. Ele estava lá. No meio da multidão, na fantasia de vários foliões. Ah, também não faltaram homenagens a Hosni Mubarak e Muammar Kadhafi, ditadores do Oriente Médio.

No total, foram 26 trios elétricos, com o frevo predominando em todos eles. Agora, é se recuperar para brincar nos outros dias de Carnaval.



Do Jc online

Nenhum comentário:

Postar um comentário