segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Morreu esmagada ao ver procissão

Glória Silveira atingida pelos ferros de palco que ficou destruído
*
Intempérie levou populares a abrigarem-se em palco que acabou por ceder. Glória Silveira faleceu no local

Quando as equipas de socorro encontraram Glória Silveira debaixo dos escombros já nada havia a fazer. A mulher de 48 anos morreu, ao final da tarde de ontem, esmagada pelos ferros do palco nas festas de Fervença, Celorico de Basto. Ao seu lado, encontrava-se o sobrinho de 18 anos, que ficou ferido, tal como mais três pessoas que assistiam à procissão em honra de Nossa Senhora do Calvelo.
Correio da manhã/pt



A tragédia teve lugar pelas 19h00 de ontem. Alguns dos andores já estavam a entrar na igreja, quando o mau tempo se fez sentir de forma impiedosa. Vento forte, muita chuva e granizo levaram as muitas centenas de pessoas a escolherem o palco como ponto de abrigo para continuarem a assistir à procissão. Com o peso da população, e também consequência da intempérie, a estrutura acabou por ceder e instalou-se o pânico. Glória Silveira, ao que o CM apurou, estaria junto ao palco, com o sobrinho, com o marido e com o filho de 16 anos, e acabou por ser atingida pelos ferros da estrutura. A mulher, natural de Fervença, teve morte imediata.


"Foi um horror. Toda a gente começou a gritar e só se viam pessoas a correr de um lado para o outro, algumas mesmo a rebolar", contou, ao Correio da Manhã, um dos moradores daquela freguesia.


O familiar da vítima mortal também não conseguiu escapar à derrocada, mas foi socorrido e levado para o Hospital de Guimarães. Entre os restantes feridos, encontrava-se uma mulher grávida de cerca de sete meses, que foi assistida no local pelo INEM, em estado de choque, e também hospitalizada.


"Não foi por falta de socorro porque o comandante dos bombeiros estava a assistir à festa, tal como eu, mas aconteceu tudo de forma muito repentina", disse o presidente da Câmara de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário