sábado, 11 de junho de 2011

Primeiro protesto de ciclistas nus no Chile acaba com 7 pessoas detidas

Ativistas foram surpreendidos por policiais que tentaram deter o protesto.


Segundo a polícia, eles ofenderam a moral por estarem nus em via pública.
 
Em torno de 200 pessoas realizaram neste sábado (11) em Santiago o primeiro protesto "nu" de bicicleta do Chile, que exigiu mais respeito aos direitos dos ciclistas. Segundo a polícia, sete pessoas acabaram detidas durante a manifestação.


Os ciclistas iniciaram o protesto ainda com roupa no bairro residencial de Providencia. Antes de chegar à praça central Itália, onde ocorreria o final da manifestação, os ativistas foram tirando suas roupas até ficarem parcialmente nus.

Ciclista sem roupa é detido por policiais em Santiago, no Chile
(Foto: Victor Ruiz Caballero/Reuters)
*
Os manifestantes foram surpreendidos por policiais que tentaram deter o protesto, o que produziu confusões que deixaram sete pessoas detidas, entre elas um menor de idade. Segundo a polícia chilena, eles ofenderam a moral por estarem nus em via pública.


O protesto foi realizado para conscientizar a população sobre os direitos dos ciclistas de transitar com segurança nas ruas, e foi apoiada pela Associação Mundial dos Ciclistas Nus (WNBR, da sigla em inglês). O uso de bicicleta ganhou um maior número de adeptos em Santiago, diante da poluição que afeta a capital chilena, uma das mais poluídas da América Latina.

Neste sábado (11), ciclistas da Cidade do México também realizaram protesto "nu", que nesse país está em sua sexta edição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário