segunda-feira, 14 de março de 2011

Juiz federal Mário Jambo ameaça fechar presídio federal "Wilmão"

*
A paciência do juiz federal Mário Jambo com o Ministério da Justiça e o Departamento Penitenciário Federal (DEPEN) está se esgotando. Ele cobra há cerca de um ano que sejam feitas obras de reparação no presídio federal construído em Mossoró. Agora, Jambo ameaça interditar completamente o presídio e mandar todos os 33 presos que permanecem no lugar - inclusive Fernandinho Beira-Mar - embora da cidade (veja postagem logo abaixo).


Em entrevista hoje ao jornal O Globo, o juiz aponta as sérias falhas de segurança que podem proporcionar fugas dos perigosos bandidos que estão no local: o presídio é abastecido por carro-pipa (o veículo pode ser usado para fuga), a caixa d'água é revestida por manta asfáltica (material tóxico), o prédio enfrenta rachaduras em vários locais e foi usado material de baixa qualidade na construção.

Só para ter uma ideia, um relatório da Caixa aponta que dos 2.705 lotes de concretagem da obra, 806 foram considerados de resistência inferior ao estabelecido no projeto original. O relatório mostra também que o presídio foi construído sobre um aterro, o que poderá ocasionar vulnerabilidade.

O Ministério da Justiça tem prometido soluções para os problemas, mas até aqui nada de concreto foi feito. A continuar do jeito que está, o presídio federal de Mossoró corre o risco de se transformar em um elefante branco.



Fonte: Blog do Pedro Carlos




Nenhum comentário:

Postar um comentário