Do JC Online
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta quinta-feira (2) a morte de quatro pacientes infectados com a superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC).
A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) reconhece a KPC como a causa de apenas um destes óbitos: “É importante ressaltar que desses cinco óbitos, apenas um foi comprovadamente provocado pela KPC. Sobre os outros três, não há como definir se a morte foi causada pela bactéria, pois, apesar de infectados, eles já apresentavam um quadro de saúde bastante agravado por outros tipos de infecções. Já o quinto paciente, estava colonizado pela bactéria (não apresentou infecção), por isso, podemos afirma que o óbito não tem relação com a KPC”, declarou o gerente-geral Jaime Brito.
Com estas, sobe para 5 o número de mortes de pessoas diagnosticadas com a superbactéria. Também foram confirmados mais 8 casos em hospitais pernambucanos, totalizando 35 ocorrências.
O quadro da superbactéria em Pernambuco é o seguinte: 26 pacientes continuam internados, quatro receberam alta e cinco faleceram. Os casos estão distribuídos em 18 hospitais do Estado, 24 doentes estão em atendimento em hospitais privados e 11 em unidades públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário