terça-feira, 26 de outubro de 2010

Problema do trânsito na Avenida Francisco Mota‏ (MOSSORÓ)

Reitor persiste na luta para resolução do problema do trânsito na Avenida Francisco Mota
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A burocracia e a falta de compromisso por parte dos representantes dos órgãos de trânsito têm dificultado a resolução do problema do tráfego de veículos na Avenida Francisco Mota, principal acesso ao campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Há mais de três anos, o Reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, encabeçou essa luta, mas até o presente momento nenhuma providência concreta para resolução do problema foi tomada.


O primeiro comunicado oficial sobre o trânsito na BR-110 tem data de 30 de outubro de 2008, quando o Reitor Josivan Barbosa, solicitou providências emergenciais ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Departamento Estadual de Trânsito e a Câmara Municipal de Mossoró. Os ofícios encaminhados pelo gestor da Universidade Federal do Semi-Árido comunicavam o problema e solicitavam providências emergenciais acerca do intenso movimento de pessoas e veículos nos arredores da Universidade.

A solicitação que foi recebida pelos gestores do trânsito, José Narcélio Marques de Souza, superintendente do DNIT; Cortez Teodorico de Carvalho Bezerra, diretor do Detran, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Claudionor dos Santos, não surtiram nenhum efeito. Na semana seguinte, a prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado Nogueira, também foi comunicada por meio de ofício sobre a solicitação feita pela Universidade aos órgãos de trânsito.

Diante da falta de providências e preocupado com a segurança da comunidade acadêmica, o reitor Josivan Barbosa tomou a iniciativa de retomar o tema com uma discussão pública, envolvendo os representantes dos diversos segmentos relacionados com o problema caótico na Avenida Francisco Mota. A reunião aconteceu no Gabinete da Reitoria, no dia 13 de abril de 2009, com a presença de representantes do DNIT, Gerência de Trânsito de Mossoró - GETRAN, UERN e IFRN.

Na ocasião, foram discutidas possibilidades de soluções para amenizar o problema, mas que não chegaram a ser concretizadas. A viabilidade de uma via lateral, a instalação de botoeira no semáforo para o controle manual e a transferência do ponto de ônibus foram as principais sugestões. As recomendações tiradas nessa reunião foram encaminhadas para providências à prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado Nogueira, por meio de ofício com data de 15 de abril de 2009.

No mês seguinte, no dia 14 de maio de 2009, a vereadora Claudia Regina, do DEM, expôs o problema num discurso no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Além do pronunciamento da vereadora, o Reitor Josivan Barbosa recebeu o apoio da comunidade ufersiana sobre a importância dessa luta, embora nada de concreto tenha sido realizado pelos órgãos competentes.

Passado dois anos sem que nada tenha sido realizado, em maio desse ano, o professor Josivan Barbosa volta a convocar os representantes das entidades envolvidas para tratar da questão. Na segunda reunião, realizada no dia 10 de maio, foram colocadas novas sugestões para amenizar o problema. A implantação de lombadas eletrônicas, construção de passarelas e vias alternativas e a melhoria da sinalização foram as principais.

Após as discussões ficou claro que a solução definitiva para o problema do trânsito na Avenida Francisco Mota passa pelas três instâncias do governo: Prefeitura de Mossoró, o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, com o resgate do projeto de duplicação da BR-110. A duplicação da avenida é uma solução em longo prazo. Como medida imediata, a solução sugerida seria a colocação de lombadas eletrônicas e a melhoria da iluminação pública. O projeto de duplicação da BR-110 inclui também a construção de um anel viário com viaduto na rótula que dá acesso a UERN. Para viabilização é necessário recursos na ordem de R$ 24 milhões.

Com as sugestões apresentadas, o Reitor solicitou audiência com a prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado Nogueira; com o superintendente do DNIT, Fernando Rocha Silveira e com o governador do estado, Iberê Ferreira de Sousa para mostrar a necessidade da duplicação da BR-110, incluindo também a construção do anel viário com um viaduto na rótula que dá acesso a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Na Audiência com a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, realizada no último dia 8 de julho, não houve avanço. Segundo o Reitor, Josivan Barbosa, a prefeita demonstrou não ter o interesse na municipalização da avenida, alegando, na ocasião, falta de apoio político por parte da bancada federal do Rio Grande do Norte, para a liberação recursos para a duplicação da Avenida Francisco Mota. A prefeita informou ainda que o projeto elaborado pela administração municipal se encontrava no DNIT para análise.

Na audiência no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT, ocorrida no dia 22 de julho, o superintendente, Fernando Rocha, garantiu priorizar a análise do projeto de duplicação da BR-110. O projeto é da Prefeitura de Mossoró, tendo sido elaborado por uma empresa de Recife, a Tecnoplan. Há três anos o projeto se encontra em análise no DNIT. Na ocasião, o superintendente se comprometeu em enviar uma equipe técnica a Mossoró para analisar as sugestões apresentadas pela comissão, referentes às medidas emergências para amenizar o problema do trânsito nas imediações da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Apesar das garantias acordadas na reunião a superintendência do DNIT não cumpriu com o prometido. No dia 16/09/2010, a pedido do reitor da UFERSA uma nova reunião é realizada na superintendência do DNIT. Na ocasião, o superintendente Fernando Rocha alegou falta de recursos para a execução das medidas emergenciais apresentadas pela comissão na reunião do dia 22 de julho. O superintende explicou ainda que o Projeto de Duplicação da BR-110, apresentado pela Prefeitura de Mossoró, precisa de alguns ajustes para ser executado. Portanto, no momento, ainda não tem a aprovação da equipe técnica do órgão federal. Então, o reitor sugeriu um encontro entre a equipe técnica do DNIT com a equipe técnica da empresa contratada pela Prefeitura de Mossoró, a Tecnoplan, para tratar da questão e acertar os ajustes que deverão ser feitos no projeto de duplicação da Avenida Francisco Mota. A reunião ficou para ser agendada no mês de novembro de 2010.

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