terça-feira, 21 de setembro de 2010

Debate presidencial vira case de sucesso na internet

Internautas também puderam enviar perguntas para o debate com presidenciáveis, que foram lidas durante o evento



 
O debate com os candidatos à Presidência da República com foco na Região Nordeste, realizado segunda-feira à noite, no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, não foi apenas um marco histórico na cobertura de eleições no País. O encontro, realizado pelo SBT Nordeste e produzido pela TV Jornal, mais do que isso, quebrou recordes de acessos à página de acompanhamento em tempo real, do JC Online, portal do SJCC, e entrou para os trending topics nacionais do Twitter (uma espécie de termômetro dos assuntos mais comentados no microblog).


Na interface criada pelo JC Online especialmente para o debate – onde o internauta pode escolher de que forma queria acompanhar a transmissão, pelo sinal de vídeo da TV Jornal, por áudio da Rádio Jornal ou pela cobertura interativa em texto e fotos do portal – foram registrados milhares de acessos. Só para ter uma ideia da aprovação dos internautas, exatamente 10.926 comentários foram enviados em mais de duas horas de transmissão por 16.229 participantes ativos. Destes, 660 foram publicados na ferramenta, que ainda possibilitou a conexão com mídias sociais como o Twitter e o Facebook.

Aliás, muito se falou sobre o debate na rede, o que mostrou a estrondosa repercussão que foi gerada através da internet. No Twitter, a tag #DebateSBTNE ficou, durante a transmissão, entre os assuntos mais comentados pelos tuiteiros no Brasil. Outra tag, "SBT Nordeste", também figurou na lista das 10 mais do microblog. Claro que a ausência da candidata do PT, Dilma Rousseff, foi um dos assuntos mais comentados entre os usuários do serviço. Durante o debate, a página ganhou um grande destaque no portal UOL, que enviou repórteres e colunistas para a cobertura in loco do evento.

BASTIDORES - Mais de 20 pessoas, profissionais de conteúdo, design e tecnologia da informação (TI), trabalharam para que o resultado final da transmissão online fosse ao ar, sem contratempos. "Um evento com dimensões nacionais como este aumentaria muito o tráfego de internautas ao portal, nada poderia fugir ao nosso controle", comentou Lucio Poncioni, gerente de Projetos do SJCC. A equipe de jornalistas, blogueiros e fotógrafos também esteve a postos, para acompanhar e publicar as informações no menor espaço de tempo. E esta foi a prova de fogo para o novo debate, agora com os candidatos ao governo do Estado, que ocorre, na próxima quinta-feira, às 21h30.



Jc Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário