quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sandra e Betinho perdem mais de 10% dos votos em 4 anos

Os primos, deputados federais e adversários Sandra Rosado (PSB) e Betinho Rosado (DEM) têm desempenho inversamente proporcional ao crescimento do eleitorado de Mossoró nas últimas eleições.

Os números são frios e incontestáveis.
Como o Blog postou um pouco abaixo, nesta tarde de quarta (11), os dois parlamentares mossoroenses tem sua cidade como principal base de votos. Contudo, ela já não responde na dimensão de respaldo de votação, de uma eleição para outra.
Em 2002, por exemplo, Betinho empalmou 28.702 (27,4%) dos votos válidos de Mossoró, obtendo sua segunda eleição à Câmara Federal. Já Sandra ficou um pouco atrás, com 27.779 (26,5%), de um total de 104.827 votos válidos, em eleitorado de 135.516 eleitores inscritos.
Perdas

Sandra e Betinho somaram, àquele ano, portanto há oito anos, 53,09% dos votos válidos de Mossoró. Já em 2006, quatro anos depois, o total de ambos chegou a 43,02%.
Fazendo uma conta simples, sem rodeios, é fácil se identificar que os candidatos "da terra" tiveram subnutrição de 10,07% do capital eleitoral de Mossoró de uma eleição para outra. É uma avalanche aterradora para o clâ Rosado do A e do B.
Qualquer dúvida ainda sobre essa linha de raciocínio é só puxarmos mais alguns dados acessórios.
Em 2006, Betinho Rosado não se reelegeu. Voltou à Brasília por morte do titular Nélio Dias (PP).
Sandra reelegeu-se graças à votação superlativa de outros candidatos de sua coligação, como João Maia (PR) e Fábio Faria (PMN), acima dos 193 mil votos cada um.
O pleito de 2010 é decisivo para estancar essa sangria ou consagrá-los com mais quatro anos de mandato.

Marcadores: Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário