segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Estudantes protestam contra aumento da tarifa de ônibus

Estudantes fazem protesto contra reajuste na tarifa
*
Um grupo de estudantes realizou na tarde desta segunda-feira (3), um protesto contra o aumento da tarifa de ônibus pelas ruas de Salvador. A manifestação começou por volta das 14h, na Estação da Lapa, quando 50 estudantes interromperam o trânsito no local, mas apenas em sinal de alerta e seguiram para a Rótula do Abacaxi.


Da Rótula, os estudantes já em maior número, cerca de 250, partiram em direção à Estação Iguatemi, que deve ser palco de mais protestos. Devido ao protesto, o trânsito ficou completamente parado na região

Inconformados com o reajuste na tarifa do transporte, os estudantes exibem faixas de protesto, nariz de palhaço e gritam palavras de protesto contra o prefeito João Henrique, principal alvo do protesto. Neste momento, os manifestam estão concentrados na Estação Iguatemi. Os usuários do transporte público que estavam na estação de transbordo no momento da chegada dos manifestantes não pagaram passagem, já que graças a manifestação dos estudantes, todos entrava pela porta da frente dos ônibus. Apesar do transtorno, o movimento pacífico foi acompanhado de perto pela polícia e recebeu aplausos de muitos populares.

Da web para as ruas
O protesto que tenta reeditar a Revolta do Buzu de 2003, que parou Salvador por vários dias, mostra mais uma vez a força da internet e das redes sociais. A ideia do protesto partiu do universitário Vinicius Ribeiro, criador da comunidade Exu Tranca Ruas, no Orkut,e se tornou um sucesso de adesão também no twitter. Na tarde desta segunda-feira (3), a tag #revoltabuzu2011 é uma das mais comentadas entre os internautas soteropolitanos. Muitos manifestantes também participam de atos na internet enquanto caminham na passeata.

O grupo que tem o nome do orixá responsável por abrir e fechar os caminhos do ser humano, esteve presente em todas as manifestações contra o aumento da passagem de ônibus em 2003,2004,2005 e agora está reativado.Além do Exu Tranca Ruas, que é formado por um grupo de amigos do antigo Cefet, (atual IFBA), outros grupos e representações estudandis participam do ato. Os manifestantes prometem para está terça-feira, parar a Estação da Lapa às 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário