terça-feira, 17 de agosto de 2010

Reitor Josivan Barbosa recepciona novos

O reitor da Ufesra Josivan se pronunciando
*

O segundo semestre letivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido teve início na manhã desta segunda-feira, 16, no campus de Mossoró. A recepção aos novos estudantes foi feita pelo reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, no Auditório Amâncio Ramalho, no prédio central. Antes, os “calouros” assistiram à apresentação do Grupo Teatral de Química, da UERN, e o vídeo institucional sobre a Universidade Federal do Semi-Árido.


A UFERSA inicia o semestre 2010.2 recebendo 960 novos estudantes, sendo 660 no campus de Mossoró, 200 na UFERSA Angicos e 100 na UFERSA Caraúbas. As aulas na UFERSA Mossoró estão começando com o funcionamento de 10 novas salas de aulas de 20 novos laboratórios.

Ao desejar as boas vindas aos estudantes, o reitor Josivan Barbosa, afirmou que eles estão ingressando numa universidade que completou 5 anos no último dia primeiro de agosto, reafirmando o compromisso de lutar pela melhoria dos cursos. Além das melhorias físicas que estão ocorrendo dentro do Campus da UFERSA Mossoró, o reitor ressaltou ainda a contratação de novos profissionais.

“Criamos novos cursos com a responsabilidade de disponibilizar infraestrutura para adequada para o funcionamento”, revelou, adiantando que só no mês passado, a Universidade nomeou 56 novos professores, sendo 70% deles, com o título de Doutor. “Dentro de uma instituição de ensino superior a titularidade dos seus docentes reflete diretamente na produção de conhecimento”, justificou o professor Josivan Barbosa, apontando a aprovação de importantes projetos de pesquisas da UFERSA junto a instituições como a CAPES, Embrapa, FINEP, entre outros.
Para o reitor Josivan Barbosa, as quase duas mil vagas oferecidas anualmente pela Universidade Federal do Semi-Árido ainda são poucas quando comparada à necessidade da região. “Os jovens e as prefeituras não estão despertando para essa realidade”, segundo o reitor, a maioria dos municípios da região, devido às deficiências existentes no ensino fundamental e médio, o jovem não consegue a vaga na universidade, citando como exemplo, o município de Macau que registra uma média de um estudante por semestre na UFERSA. “Toda essa estrutura está sendo construída pra vocês”, afirmou o reitor.

Durante a conversar com os novos estudantes, Josivan Barbosa, também anunciou a ampliação no número de bolsas de apoio ao estudante que chega a marca das 750. “Queremos manter o aluno na universidade destinando as bolsas para os alunos mais veneráveis economicamente”, explicou.

O reitor anunciou ainda a construção do Centro de Convivência num investimento de R$ 700 mil e a construção de mais seis laboratórios de informática. Outra boa notícia dada pelo reitor foi o funcionamento do restaurante universitário a partir desta segunda-feira, 16 de agosto.

CALOUROS – Para os novos estudantes que estão ingressando na universidade as notícias anunciadas no primeiro dia de aula foram animadoras. Na solenidade de recepção dos novatos, os estudantes puderam conhecer um pouco da história da instituição que há cinco anos ganhou o status de Universidade com a transformação da antiga ESAM para UFERSA. É o caso da assuense, Angélica Luiza de Sales Souza, que veio para Mossoró estudar Ciência e Tecnologia. “Espero ter um bom rendimento para uma qualificação profissional”, afirmou.

O estudante de Biotecnologia, Eduardo Vidal Limeira, veio de Porteiras, no estado do Ceará, cursar universidade na UFERSA. “Espero mudar minha vida com a minha realização profissional”, disse. Já o estudante Gustavo Calegari Teodoro, veio da região sudeste para estudar na Universidade do Semi-Árido. “Sou de Andradas, no sul de Minas, e vim em busca de uma boa graduação com vistas a formação profissional e o meu ingresso no mercado de trabalho”, afirmou o estudante de 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário