Cruzeta sedia a terceira etapa do "Circuito de Tecnologias Adaptadas para Agricultura Familiar"
Cruzeta vai sediar a terceira etapa do VII Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar, na Estação Experimental da Emparn. O evento começa na próxima segunda-feira (16/08) e segue até a sexta-feira (20/08) com uma longa programação. Esse ano o circuito tem como tema "Gestão e Crédito – As chaves para o sucesso da Agricultura Familiar" e está sendo realizada em 15 etapas. Na terceira etapa no Centro de Profissionalização em Produção Animal, na Estação de Cruzeta, o foco é a Bovinocultura. Dos dias 16 a 18 de agosto será ministrado o curso de inseminação artificial de bovinos. Mas, o ponto alto da etapa são os Dias de Campo, nos dias 19 e 20, voltados para os agricultores familiares. A expectativa é de que em cada dia de campo, o Circuito receba 250 produtores rurais, atendendo por etapa mais de 500 agricultores. No ano passado foram 600 participantes na etapa de Cruzeta, superando as expectativas. O evento constitui uma excelente oportunidade para os agricultores conhecer técnicas para otimizar o sistema produtivo. È o momento em que pesquisadores e técnicos abordam temas de reservas estratégicas em seis estações: Planejamento e Gestão na Agricultura Familiar Crédito do Pronaf – Ferramenta para o desenvolvimento social Sistema de Produção da palma forrageira adensada e irrigada Sistema de produção de aves caipiras Manejo florestal no Seridó Potiguar e Produção de leite com alta qualidade. De uma maneira geral, as atividades dos circuitos de tecnologias promovidos pela Emparn têm como objetivo levar aos pequenos produtores da agricultura familiar conhecimentos, técnicas e esclarecimentos que contribuam para a otimização da atividade agropecuária.
Com um vasto portifólio de pesquisas, informações técnicas e tecnologias apropriadas, a equipe da Emparn utiliza o circuito para fazer uma disseminação desse conhecimento junto aos pequenos produtores, que muitas vezes ainda têm dificuldades em ter acesso a essas informações.
A exemplo dos anos anteriores, o Circuito 2010 da Emparn será executado em parceria com a EMATER-RN, vinculadas à Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), com patrocínio do Banco do Nordeste e Sebrae, e recebe apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Embrapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário